terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Entre Verdades e Mentiras

O ex-piloto italiano, Andrea de Cesaris, carrega um recorde nas suas 15 temporadas de Fórmula 1 (de 1980 até 1994): maior números de corridas sem nunca ter vencido.

Mas nem sempre foi assim. Andrea teve uma carreira recheada de bons resultados antes de ingressar na categoria máxima, motivados, é verdade, pelo dinheiro de sua família e da Marlboro. A marca de cigarros o acompanhou na Alfa Romeo e na equipe McLaren.

Em 1981, a McLaren passava por profundas mudanças, com a chegada de Ron Dennis. Os pilotos eram John Watson e de Cesaris. Enquanto o primeiro venceu uma prova na temporada e marcou 18 pontos, Andrea conseguiu apenas um, em 14 corridas disputadas.

Apenas no Grande Prêmio da Holanda, o piloto ficou de fora, por causa da seguinte batida durante os treinos:

BlogSport - Andrea de Cesaris - Holanda 1981 Durante os treinos para o Grande Prêmio da Holanda…

Muito questionado, de Cesaris falou sobre o acontecido:

Eu sei exatamente o que aconteceu. No final da reta eu coloquei meu pé sobre o pedal do freio, e num primeiro momento os freios estavam OK. Em seguida, o pedal afundou. Na minha opinião, eu não tive qualquer frenagem a partir desse instante. Mas algumas pessoas me disseram - e eu tenho fotografias que mostram a mesma coisa - que os freios traseiros estavam travados, então tenho que aceitar que os freios traseiros funcionavam. Porém, em qualquer carro de corrida, os freios traseiros correspondem por uma pequena quantidade do trabalho. E quando olhamos para os pneus da frente, eles não estavam travados, o que sugere que os freios dianteiros não estavam funcionando.

BlogSport - Andrea de Cesaris - Holanda 1981 002de Cesaris perdeu o controle da Mclaren e acertou os pneus

Eu sei que o acidente em Zandvoort não foi culpa minha. Várias pessoas disseram que eu freiei muito tarde na curva, mas se eu tivesse errado - e eu admito que às vezes cometo erros, como qualquer outra pessoa - não teria perdido o ponto de frenagem completamente. Nessa velocidade, você não escolheria ir de frente como eu fui: você iria girar o carro. Eu não culpo a minha equipe, porque eles fizeram o melhor que podiam. Só não aceito quando as pessoas dizem que a culpa foi minha. Se eles não querem acreditar, essa é a sua escolha. Mas eu estou dizendo a verdade.

Sei que algumas pessoas acreditam que eu sofro acidentes porque não sou bom o suficiente, mas sei também, que este não é o verdadeiro Andrea, não é o cara que estava dirigindo 100% na Fórmula 3 ou no ano passado. Quero me livrar desta imagem e mostrar para todas as pessoas que não sou um 'crasher'.

Blogsport - Andrea de Cesaris - Holanda 1981 004

Foram mais de vinte carros da McLaren destruídos. Desse modo, era impossível renovar o contrato do italiano, que voltou para a Alfa Romeo.

Com o passar dos anos, Andrea se tornou um piloto consistente, conseguindo bons resultados e pódios. Apesar da reviravolta, a vitória não aconteceu.

andrea83gp_sma10

*A quarta foto da sequência do acidente em Zandvoort foi postada no Blogsport recentemente.

11 comentários:

ziggy-jp disse...

E essa foto colorida da Alfa-Romeo?
Onde foi esse acidente??? Pelo carro o ano é 1983!!!

Ron Groo disse...

Com De Cesaris tudo é possivel, mas... Que senhora panca hein? Pqp.

Anônimo disse...

Concordo com o ziggy-jp!!

A tal "quarta foto do acidente" não pode ser do mesmo acidente!

Onde está, nas fotos preto-e-brancas, a inscrição 'NORDICA' nas laterais do cofre do motor?
Observe também o 'santantônio': nas fotos P&B ele é preto, ao passo que na colorida ele é prateado e tem uma extenão para a traseira do carro...
E, último detalhe (na foto colorida). Logo acima da inscrição 'NORDICA' no cofre do motor está (razoavelmente visível) escrito: Alfa Romeo Turbo...

um abraço,
Renato

Marcos Antônio Filho disse...

é...não quis ser um crasher, mas acabou sendo o mais inesquecível de todos...rs

Bruno Santos disse...

Claro que a última foto não é do acidente em 81, era apenas para representar as reviravoltas do de Cesaris, sua ida para a Alfa Romeo e o vínculo com a Marlboro.

A quarta foto da sequência (a terceira, na verdade), como escrevi, foi postada recentemente no Blogsport, no texto sobre a saída da Bridgestone escrito pelo Felipe. Deixei inclusive o link, porque é a foto mais "famosa" do acidente.

A última foto do post é da Alfa Romeo, 1983 em San Marino durante a classificação.

Valeu Groo e Marcão.

Frederico Cavalcante disse...

De Cesaris=ídolo! ehehheheheheh

Teca disse...

Quem sabe, sabe, faz acontecer... pilotar e contar história!

Grande postagem!

Beijos.

Tohmé disse...

Bruno, sempre gostei do De Cesaris. Cara simpático, doidão.

ziggy-jp disse...

Acho que os tique-nervoso o faziam perder a concentração e bater.... rs

De Gennaro Motors disse...

Bruno....realmente...acidente horrivel!

Marcelonso disse...

Brunão,


Esse De Cesaris era o verdadeiro destruidor,moer carro era com ele.


abraço