Antes de se tornar bicampeão mundial de Fórmula 1, Mika Hakkinen passou momentos complicados dentro da equipe McLaren. Depois de conseguir um contrato com o time inglês, Hakkinen não pode fazer sua estréia, pois a Marlboro, patrocinadora da escudeira, impôs a vinda de Andretti da Indy. Restou para ele o posto de piloto de testes.
No campeonato de 1994 seu desempenho foi bem irregular, mas o carro também não ajudava muito. Mas o pior momento de sua carreira ainda estava por vir. Um acidente terrível quase tirou a vida de Mika no final da temporada de 1995.
O Grande Prêmio da Austrália, realizado no circuito de Adelaide, era a última corrida daquele ano. Hakkinen queria fechar bem o campeonato, por isso, entrou na pista para a classificação com pouca asa. O finlandês vinha numa volta rápida quando sua McLaren perdeu o controle, tocou numa saliência e decolou na curva Matthouse, batendo violentamente contra a barreira de proteção.
Mika Hakkinen sorfreu uma pancada forte na cabeça e seu estado de saúde era desesperador. Havia sangue em seus pulmões, fraturas na arcada dentária e na base craniana, fora a língua que estava quase decepada. Mika foi submetido a uma traqueostomia, ficando por dois dias em coma. Se não fosse a rápida intervenção médica, o piloto possivelmente teria morrido.
O finlandês da McLaren se recuperou de forma surpreendente e foi confirmado para a temporada de 1996. Mesmo com o grave acidente acontecendo em novembro, Hakkinen esteve presente nos testes de pré-temporada. Dois anos após o seu quase fim, Mika desbancou Schumacher e a Ferrari para conquistar o bicampeonato mundial. Foi a vitória de um piloto saído do coma.
Segue abaixo o vídeo do acidente de Mika Hakkinen em Adelaide.
11 comentários:
Apesar de sua superação, nunca consegui ver nele um verdadeiro campeão. Sei lá porque....
Interessante...
E pensar que o Häkkinen queria continuar na Lotus... parece que foi o Keke Rosberg (seu manager) que insistiu que ele aceitasse ser o piloto de testes (ou reserva) na McLaren em 1993!
Em 1996 e 1997 Häkkinen mostrava bons desempenhos mas... faltava alguma coisa... reflexo do acidente? provável...
Depois de vencer no último GP de 1997 - com o Jacques Villeneuve abrindo a porta - parece que o gatilho foi acionado e nos dois anos seguintes só deu Häkkinen-McLaren...
Ao contrário do Tohmé ai em cima, eu gostava da performance do finlandês, achava-o um bom piloto... muito bom!
Bela foto do finlândes voando em 1993!
abraço,
Renato
Em 1993 o Hakkinen seria piloto titular da McLaren ao lado do Senna, mas como a Marllboro impôs a vinda do Andretti, sobrou o posto de terceiro piloto. De qualquer forma foi uma boa para o finlandês.
Eu também sempre gostei dele. Sua temporada de 1998 foi ótima, bem superior ao Schumacher. Pra mim, Hakkinen foi muito melhor que Raikkonen quando o assunto é piloto finlandês.
Abraços!
Hakkinen pra mim foi o unico piloto que venceu mesmo, de verdade o Schumacher. Até por conta desta história de superação dele.
O resto é resto. Ganhou pelo carro ou por o alemão estar em fim de carreira.
felipão ! linda imagem cara!
Parabens Leandro...pelo post
abraço, Fernando Gennaro
Sempre admirei ele... esta história é surpreendente demais... Poucos pilotos depois de um acidente grave voltam a acelerar e render como antes... (vide Kubica)
A foto é sensácional... E tambem o capacete dele, feito pelo Sid Mosca é um dos mais bonitos que já vi....
Ótimo post, parabéns!
Carlos Eduardo Szépkúthy
realmente Mika é um pilotaço, teve grandes momentos e junto ocm o Hill, foi o que fez mais frente ao Schummy.
Torci muito pro mika fazer o Schumacher se dar mal...rs
Leandro,
Mika foi um piloto que realmente surpreendeu,no inicio duvidamos de sua capacidade,mas com o passar do tempo mostrou que tinha talento.
abraço
Concordo com o Groo, Hakkinen foi o único a realmente superar Schumacher.
Valeu galera!!
Abraços!
Iaew Felipão qnto tempo hein......
Concordo que o Hakkinen foi o unico piloto a fazer frente de Schummi.....
Os dois tiveram momentos Senna e Prost...belas memorias....
Merecida os 2 titulos....
Caramba, me lembro desse acidente... aliás, o biênio 1994/95 foi um tanto quanto aterrorizante pra F-1, hein...
Eu sempre respeitei demais o Mika, justamente em função da superação que ele teve após esse acidente. O cara é um guerreiro e sempre foi boa gente, sempre otimista e ainda gosta de tomar uns porres vez ou outra. Não é gênio, mas é guerreiro, e isso o torna um grande campeão.
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