Após a largada do GP do Brasil de 1989, Senna, Bergher e Patrese dividiram a curva sequente ao retão do Jacarepaguá. Como resultado da manobra, um pedaço de carenagem atingiu o retrovisor direito da Williams de Thierry Boutsen, arrancando a peça.
No GP da Itália de 1995, em Monza, uma microcâmera se soltou do aerofólio traseiro da Ferrari de Jean Alesi (foto) e voou em direção ao seu companheiro de equipe, o austríaco Gerhard Berger. Felizmente, a peça danificou apenas o spoiler e a roda dianteira da Ferrari, sem causar ferimentos em Bergher.
“Foi assustador. Eu ia a uns 300km/h e vi aquela coisa vir contra mim. Àquela velocidade eu nem podia desviar. Fechei os olhos e esperei que não batesse no meu capacete, porque senão eu estaria morto”.
Outro acidente, de características parecidas – e pouco lembrado --, aconteceu durante o Grande Prêmio da Bélgica de 1960, realizado na antiga Spa-Francorchamps. Inclusive, essa corrida pode ser apontada como uma das mais trágicas da história da Fórmula-1.
Alan Stacey em Goodwood, em 1959
Logo nos treinos, o inglês Stirling Moss quase morreu quando eixo traseiro de sua Lotus -- inscrita pela equipe de Rob Walker -- quebrou. Seu compatriota, Mark Taylor, escapou por pouco de um grave acidente, depois que a barra de direção de seu Lotus particular quebrou em uma das curvas do circuito. Outro inglês, Chris Bristow, perdeu o controle de seu Cooper na Burneville, batendo contra um barranco. Morreu instantaneamente.
Alan Stacey com um Lotus oficial durante o GP da Holanda, em 1960
Algumas voltas depois, Alan Stacey, do time oficial da Lotus, é atingido em cheio na cabeça por um pássaro. Assim como Massa, o piloto perde os sentidos e segue acelerando em direção a um barranco à margem da pista. Infelizmente, quando o inglês foi retirado do carro, já estava morto.
Curiosos observam o carro, que pegou fogo após o acidente
Uma grande perda para o automobilismo, considerando-se a trajetória de lutas e conquistas de Stacey. Após sofrer um grave acidente de motocicleta, aos 17 anos, perdeu a parte inferior de sua perna direita. Passou a utilizar prótese e, apesar das dificuldades, começou a disputar corridas, em 1955, na Inglaterra. Chegou à F1 em 1958 e disputou um total de sete corridas.
Os relatos dos dois primeiros acidentes desse post (Jacarepaguá, 1989, e Monza, 1995) e o depoimento do Bergher foram retirados do Blog do Capelli -- que também falou sobre o assunto.
10 comentários:
sem contar a pedra que acertou Helmut Marko em 72. Esseas acidentes são raros, mas de tempos em tempos acontecem...
Isso mesmo Marcão!!! Aliás, convido a todos a lerem o post sobre o Marko, escrito ha alguns dias...
Felipão,
Chegou o momento da F1 repensar a segurança,esperamos que algo seja feito.
A propósito esse do Senna em Jacarepagua eu estava lá,foi uma corrida frustante pelo acidente,mas por outro lado Senna deu um banho de pilotagem e profissionalismo.
grande abraço
Ótima recordação do GP da Bélgica de 60! Um dos dois mortos, ao menos, era muito amigo de Jim Clark, que sempre odiou a pista por isso - o que não o impediu de ser o melhor piloto por lá enquanto correu.
será que é a hora de ter cockpits fechados, como sugere savio machado?
felipe está melhorando, mais não vai ser a última desgraça desta índole
A campanha do cockpit fechado poderia ganhar força agora, se bem q isso vai dar um rebú dakeles.
Infelizmente é assim mesmo.
Sabemos, e os pilotos mais ainda. que o automobilismo de competição é perigoso.
É isto que nos fascina.
SE fosse fácil ou não contivesse riscos qualquer um, até eu, faria.
São fatalidades. Conjunção de fatores extremos que nos entristesse, claro. Mas acontecem.
fala Felipão ! blz !
Este f1 da foto, está no museu da Ferrarim onde meu irmão foi.
abraço! Fernando
Concordo com o Groo...
Se fosse fácil qualquer um seria piloto...
Caramba passou bem perto do piloto no vídeo heim...
Carlos Eduardo Szépkúthy
Cara, eu precisei ver e rever o vídeo do GP do Brasil várias vezes pra enxergar o retrovisor quebrado... tô ruim de percepção... hahaha
O fato é que, enquanto a gente achava que o Massa tinha dado azar, na verdade ele deu é sorte... mas foi assustador.
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