quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

C'était un rendez-vous

"mercedes_not_ferrari.jpg", diz o nome do arquivo.

Hoje, enquanto tomava o café da manhã, minha namorada deixou na MTV. Em meio aos muitos vídeos medíocres, notei um em especial: -"Open your eyes", do "Snow Patrol".

Fiquei abismado. Como poderia? O vídeo nada mais era que a reprodução de "C'etait un rendezvous", um filme de 1976, dirigido por Claude Lelouch.

Muitos já devem ter visto. Mas, como não tenho o costume de assistir ao canal...

A história de "C'était un rendez-vous" é bastante simples.

O diretor coloca uma câmera no pára-choque de uma Ferrari 275 GTB e chama um amigo, piloto de Formula 1, para dirigir feito louco em Paris, aos 225km/h.

No trajeto, o carro passa por locais famosos de paris, furando os sinais e passando à toda pelos inocentes pedestres. Nem mesmo os pombos escapam.

Lembrando que nenhuma rua foi fechada para a filmagem, já que a prefeitura negou autorização. Então, fizeram o filme na marra, com o piloto percorrendo o trajeto em nove minutos.

Por isso, logo depois do lançamento, Claude Lelouch foi detido, onde negou a verdadeira identidade do piloto.

Posteriormente, a polícia parisiense chegou aos nomes de Jacques Laffite, Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Jean Ragnotti, Johnny Servoz-Gavin e Ronie Peterson. Todos prestaram depoimento, inclusive.

Inúmeras discussões surgiram em torno do filme. Alguns fanáticos tentam calcular a velocidade e, através do ronco, descobrir o modelo utilizado na gravação.

Alguns acreditam que o próprio Lelouch conduziu o carro, que seria, na verdade, uma Mercedes 450 SEL 6.9. Como prova, a foto que ilustra esse post, divulgada na internet há algum tempo.

15 comentários:

Luís Augusto disse...

Sensacional! Não conhecia essa história.

Rianov disse...

Legal isso Felipão!!

Dê uma olhada neste post do F1 Nostalgia.

Retrata um pouco do fato

http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/08/loucuras-humor-e-acasos-os-chevettes-e.html

Ps. Show de foto hein!!

Não conhecia.

Speeder76 disse...

Conheço bem, muito bem essa história. A do Mercedes com ronco do Ferrari, feita às 6 da manhã de um dia de Agosto, e a especulação sobre quem é que conduziu o bólido.


Falou-se também em Didier Pironi e Gilles villeneuve, mas obviamente, não acredito. Sou mais fã na hipótese Ickx/Laffite. Mas na realidade, penso que deve ser o próprio Lelouch...


A propósito, a musica é linda, e há um excerto tocado no video oficial da formula 1 de 2008, quando o o pessoal da McLaren festeja o título de Hamilton.

Marcos Antonio disse...

po que história legal!imagino a insanidade que teria sido correr alucinadamente pelas as ruas avaçando sinais e quase atropelando pedestres! loucura total, quero ver esse video!

Tohmé disse...

Felipão, parece que realmente um piloto F1 tocou a mercedes. Mas ao certo, só o maravilhoso filme (mesmo).

Fábio Andrade disse...

Putz, que história sensacional!

Imagino a adrenalina dessas figuras fazendo uma pequena "arruaça" na rua.

Unknown disse...

que historia boa! nunca vi o filme, mais vou procurar.

o fato comentado aqui por SPEEDER de a Mclaren usar a música na hora de uma vitoria, condiz muito com o titulo da foto, né?

Unknown disse...

que historia boa! nunca vi o filme, mais vou procurar.

o fato comentado aqui por SPEEDER de a Mclaren usar a música na hora de uma vitoria, condiz muito com o titulo da foto, né?

Teté M. Jorge disse...

Espetacular, Felipão!

Beijos.

Anônimo disse...

eu jah tinha ouvido falar dessa história, mas nunca vi o filme original, tb vou tentar ver.

E olha q pelo clipe do "snow patrol" dah pra ter uma idéia do que foi a aventura rsss

Mandou bem de novo Felipão

Gustavo disse...

Mais uma lenda urbana, qual será a verdade?
Ótima foto!

Janus disse...

Mais ou menos um ano e meio atrás eu lembro de ter visto esse clip em algum canal aberto. Vi por acaso também, não costumo ver muitos clips. Estava zapeando e peguei meio no começo, se não me engano. Depois de alguns segundos, pensei o mesmo que vc, Felipão, provavemente. "Pô, isso não me é estranho". Aí foi passando, fui vendo que era Paris e também reconheci, já conhecia e devo ter o filme salvo em algum lugar ainda. Nunca mais vi o clip depois, e só agora que vc tocou no assunto me lembrei disso.

Aliás, para quem conhece bem vídeo-clipes (não é o meu caso), seria legal fazer uma série com clipes relacionados a automobilismo (me ocorre agora "Faster" do Harrison, mas deve haver muitos outros).

Sobre as lendas que se formaram em torno do filme, particularmente não acredito muito em pilotos de F1 e tal, provavelmente serviu mais pra 'hypar' o filme. Não acho também que seja uma velocidade assim tão alucinante. Claro, ele furou alguns sinais e quebrou quase todas as regras de trânsito, também não digo que andava como uma velhinha que vai ao supermercado, mas ... garanto que muitos que estão lendo isso já fizeram coisa parecida ...

Por fim, a foto, interessante mesmo, nunca tinha visto. Estranho, no entanto, que tivesse vazado tanto tempo depois do mito Ferrari/piloto_F1 ter se formado

Felipão disse...

Valeu, galera. Vcs dão um verdadeiro show aqui nos comentários. Vou ver o link sim, Rianov. Pode deixar.

E o Janus deu uma idéia muito legal, de catalogar esse tipo de clip... Vou fazer uma listinha aqui...

De Gennaro Motors disse...

que legal ! não conhecia ! show !

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.