segunda-feira, 19 de abril de 2010

Infográfico: Passeio com Michael Schumacher

Após três anos parados e com 41 anos de idade, Michael Scumacher não tem encontrado um caminho fácil pela frente na sua readaptação à Fórmula 1. Além de ser facilmente superado por seu companheiro, Nico Rosberg, o heptacampeão já começa a receber muita pressão.

Na China, Michael foi mais uma vez superado por Rosberg, que já é vice líder do campeonato com 40 pontos de vantagem para seu companheiro, e teve um desempenho bastante questionado ao seu uma presa fácil para muitos competidores. Vamos, agora, entrar em detalhes na corrida do alemão.

Largando em nono, Michael ganhou uma posição logo na primeira volta, e na segunda acompanhou a maioria dos pilotos para a colocação dos pneus intermediários. A escolha se mostraria errada, e dois giros depois, ele foi o primeiro a retornar para os boxes e mudar para os compostos de pista seca.

Portanto, na volta cinco o alemão era apenas o décimo sétimo, mas todos a sua frente ainda fariam sua parada. Um ponto que merece ser destacado é a eficiência da Mercedes nos trabalhos de boxes. Entre as 12 equipes é a que trabalha de forma mais rápida constantemente. Tudo isso se converteu na alocação de Michael na oitava posição e após a quebra da Sauber de Pedro de la Rosa na volta 8, a subida para sétimo.

Uma volta depois, Michael não teve dificuldade para executar a ultrapassagem sobre a Lotus de Heikki Kovalainen que ainda não havia parado e assumiu o sexto lugar. Poucas voltas depois foi a vez de Jaime Alguersuari parar e deixar a quinta colocação para o alemão. Neste momento, o piloto só estava atrás dos quatro carros que continuaram com pneus slick: Nico Rosberg, Jenson Button, Robert Kubica e Vitaly Petrov.

Se a corrida apresentava uma boa perspectiva de pontos, muitos carros que vinham atrás se recuperavam. Foi o caso de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, que em duas voltas consecutivas, tomaram as posições de Schumacher, que assim, caiu para sétimo.

A chuva voltou mais uma vez, e uma nova parada foi programada. Outra vez o trabalho da Mercedes foi perfeito, colocando o carro número três em quinto novamente. Mas foi questão de tempo até a recuperação de Hamilton e companhia.

Na volta 26, a McLaren voltou a assombrar o retrovisor de Schumacher que pouco fez para segurar o ímpeto do campeão de 2008. Na carona, Adrian Sutil também aproveitou e se mandou. Na volta seguinte, vendo o rendimento abaixo do esperado, Fernando Alonso e Sebastian Vettel também ultrapassaram o alemão, que agora repousava na nona colocação.

Acompanhe as posições de Schumacher ao longo de cada volta. Os losangos com borda laranja simbolizam cada uma das quatro paradas nos boxes do piloto:

schumacherlc

Em nono na volta 38, Michael outra vez foi um dos primeiros a parar para colocar pneus intermediários novos. Novamente, o alemão ganhou uma posição nos boxes. Dessa vez foi a de Adrian Sutil.

Schumacher, então, conseguiu se manter na oitava posição por várias voltas, antes de ser superado por Vitaly Petrov e, faltando duas voltas, por Felipe Massa também.

Final de corrida e um décimo lugar amargo para o heptacampeão. Um ponto a mais no campeonato não consegue acalmar os críticos e nem dar tranquilidade para o prosseguimento da temporada. Seu caminho ainda seguirá tortuoso. Até quando?

Um comentário:

Daniel Médici disse...

Além da velocidade das trocas, também fiquei impressionad com o timing delas. Schumacher, ou Ross Brawn, se anteciparam aos concorrentes em todas as trocas (exceto, talves, a primeira, que foi desnecessária). O fato de o melhor estrategista comandar a equipe talvez tenha a ver com isso.