domingo, 18 de abril de 2010

China, corrida - Comentários e fotos

Scuderia Ferrari Marlboro


Fernando Alonso, 4º (foto)
"Em uma corrida assim, tudo pode acontecer. Fizemos cinco pit-stops para trocar pneus, o que não é comum. No geral, acho que tomamos as decisões certas nos momentos certos. Em corridas assim, você só entende no final o que poderia ter sido o melhor a fazer. Cometi um erro sério na largada, já que meus reflexos me fizeram sair antes. Isso nunca aconteceu comigo antes e estou desapontado comigo mesmo. Felizmente, apesar da punição, consegui terminar em quarto. Em relação à ultrapassagem sobre Felipe, se ele não fosse meu companheiro de equipe, não haveria tantos comentários sobre isso, e para mim, foi uma manobra normal, não vai comprometer nosso relacionamento. Temos um grande potencial e podemos esperar ter mais corridas como a do Bahrain. O começo do campeonato foi bem, mostramos que somos competitivos em todas as pistas e temos o que é preciso para conquistar o título".

Felipe Massa, 9º
"Foi uma corrida muito complicada, e claramente não posso ficar feliz com o resultado. Claro que dois pontos é melhor do que nada, mas nas próximas etapas, temos de melhorar, e isso significa trabalhar no desenvolvimento do carro. Desde a largada, foi difícil tomar a decisão correta em termos de qual pneu usar por causa das condições do tempo. Com relação à ultrapassagem de Fernando, eu peguei um pouco de água no hairpin e quase perdi o controle do carro. Ele veio por dentro, me passou indo para o pit lane. Perdi algumas posições por causa disso, já que tive de esperar sua parada. Nas últimas voltas, sofri muito com os pneus, mas Michael (Schumacher) estava pior do que eu, e consegui passá-lo. Vimos como a situação muda rapidamente de uma corrida para a outra. Precisamos trabalhar o mais duro possível para tentar tirar o máximo do potencial à nossa disposição".

AT&T Williams
Rubens Barrichello, 12º
"A corrida não saiu como planejado. Fui chamado para os boxes para colocar pneus intermediários no início, foi uma decisão difícil e a prova se desenvolveu a partir daí. Acho que tomamos boas decisões depois disso, mas já era tarde para me recuperar".

Nico Hulkenberg, 15º (foto)
"Foi uma prova dura e obviamente não muito satisfatória para a equipe. Olhando o lado positivo, foi uma boa experiência para mim, completar toda a corrida, e experimentei todos os tipos de condições. Em particular, ajudou a ver como o carro e os pneus se comportam, e agora temos bons dados para qualquer prova que semelhante no futuro. Resultados à parte, isso não está nem perto do que queremos".

Scuderia Toro Rosso

Jaime Alguersuari, 13º colocado
Tentei marcar pontos hoje, mas no final foi impossível, já que cometi um erro ao ultrapassar uma Hispania, que estava mais lenta e recebeu a bandeira azul, mas foi de um lado para o outro. Tentei passar pela direita, mas ele veio em minha direção e tocou na minha asa, foi por isso que a perdi. Tentamos trocar para os intermediários antes de todos, mas no final tive de parar para colocar outro jogo. Fiz o que podia no que foi uma corrida maluca. Com pneus slicks, estávamos muito rápidos e consegui passar Sutil, e houve algumas boas ultrapassagens, mas estou desapontado com o resultado. Agora vamos para minha corrida em casa em Barcelona, onde espero brigar por pontos novamente.

Sebastien Buemi, não completou
Não treinar na sexta-feira foi meu primeiro problema, porque isso significa que você não se classifica tão bem, e largando atrás, o risco deste tipo de acidente é sempre maior. Não quero culpar ninguém pela batida, mas Liuzzi perdeu seu carro e bateu em mim. Foi um fim de semana difícil, e agora temos de trabalhar e ver o que podemos fazer em Barcelona. Também preciso de um pouco mais de sorte.

Vodafone McLaren Mercedes

Jenson Button, 1º (foto)
"Esta foi minha melhor vitória na Fórmula 1. Cada corrida que você vence se torna sua melhor, mas esta foi uma vitória extremamente especial em condições difíceis. E é especial, porque foi um triunfo realmente dominante de toda a equipe McLaren. Conseguimos uma dobradinha hoje. Não foi a sorte que nos colocou no topo. Tomamos as decisões certas. Meus primeiros meses com a McLaren têm sido extraordinários".

Lewis Hamilton, 2º
"Em primeiro lugar, parabéns a Jenson. Ele fez um trabalho incrível e tomou uma decisão excelente sobre os pneus em condições muito traiçoeiras hoje. Foi muito duro na largada, começou a chover e foi uma decisão difícil parar para colocar os pneus intermediários. Entrei muito tarde quando pensei ter ouvido um comentário no rádio e me joguei para os boxes quando estava na metade da última curva. Infelizmente, não foi a escolha certa. Os pneus começaram a granular quase imediatamente e precisei parar novamente, desta vez para colocar pneus para pista seca. Mas, depois disso, esfriei a cabeça e ganhei várias posições antes de começar a chover mais forte. Perto do final, meus pneus não estavam bons. Então, embora tenha passado vários carros, não consegui alcançar Jenson. Mas ambos tivemos uma tarde fantástica e acho que toda a equipe merece esta incrível dobradinha".

BMW Sauber F1 Team
Pedro de la Rosa, não completou
"Claro que estou profundamente desapontado. Tomamos todas as decisões corretas em relação aos pneus. Larguei com os slicks e consegui ficar na pista molhada. Gostei de ultrapassar, subi para quarto lugar. Quando você está em uma situação assim, quer terminar. Perdemos uma grande chance hoje. Não sei exatamente o que aconteceu. Senti que algo estava errado com o motor e então ele parou na curva 9".

Kamui Kobayashi, não completou
"É uma pena. As condições da pista estavam difíceis hoje e isso sempre traz algumas chances, mesmo que você não esteja muito à frente no grid. Tenho certeza que poderíamos marcar pontos hoje. Minha largada foi boa, mas depois de algumas curvas, o carro de Vitantonio Liuzzi veio para cima de mim e foi isso".

Renault F1 Team

Robert Kubica, 5º
"Foi uma corrida emocionante hoje, e é bom marcar mais alguns pontos. No começo da prova, fiz uma má largada e perdi algumas posições, mas tomamos a decisão correta de ficar com os slicks quando começou a chover e consegui subir até o terceiro lugar. Mas o momento crítico da minha corrida foi quando o safety car entrou, o que acabou com as minhas esperanças de pódio, porque perdi a grande diferença que havia aberto para os carros atrás de mim. Mas estou feliz por terminar em quinto, apesar de um pouco frustrado por ter perdido um pódio".

Vitaly Petrov, 7º (foto)
"Estou feliz por terminar minha primeira corrida na Fórmula 1 e marcar meus primeiros pontos. Foi uma prova difícil e não foi fácil tomar decisões corretas hoje. No início, quando começou a chover, alguns pilotos entraram para colocar os intermediários, mas decidimos ficar com os slicks, o que foi certo. Então, continuei conversando no rádio com a equipe para decidir quando deveríamos trocar para os intermediários, e novamente fizemos no momento correto. Quando troquei para meu segundo jogo de intermediários, sabia que seria importante cuidar dos pneus, mas não sabíamos se continuaria chovendo ou se a pista iria secar. Mas continuei forçando, os engenheiros me falaram que eu tinha um bom ritmo, e nas últimas voltas, fiz boas ultrapassagens, principalmente sobre Schumacher e Webber, para ganhar alguns lugares".

HRT F1 Team

Bruno Senna, 16º (foto)
“Estou feliz pela equipe, que novamente fez um ótimo trabalho, já que tivemos outra corrida com os dois carros completando. Estou muito feliz por terminar uma corrida novamente. Não tínhamos experiência em condições reais de pista molhada, e o carro estava um pouco difícil de guiar. No geral, minha viseira estava um pouco escura para essas condições. Eu me diverti pilotando em pista molhada”.

Karun Chandhok, 17º
“Estou extremamente feliz por ter terminado uma corrida novamente, depois de uma estreia difícil no Bahrein e hoje não foi fácil, graças à chuva. Por conta da necessidade de uma troca de componentes hidráulicos do carro, tive de largar dos pits. Essa mudança foi lucrativa, pois estava funcionando completamente até o final da corrida. Foi um pouco difícil, já que eu tinha pouca aderência dianteira e lutava com isso. Por causa da chuva, saí da pista por algumas vezes, mas levei o carro até o final. Foi animador para a equipe terminar a corrida com os dois carros novamente. Agradeço a eles imensamente. Foi muito difícil terminar a corrida hoje, mas estou feliz por ter feito isso”.

Mercedes GP Petronas

Nico Rosberg, 3º
É fantástico estar no pódio pela segunda vez consecutiva. Foi uma corrida movimentada e fizemos escolhas muito boas, que nos colocaram em posição de conseguir o resultado de hoje. Seguindo os conselhos de Jock (seu engenheiro) e da equipe, decidi ficar com os pneus slicks quando as primeiras gotas caíram. Eu estava pensando: por favor, pare de chover. Mas foi a decisão certa e uma boa sensação de liderar a corrida por um tempo. Quando começou a chover novamente, sofri muito com o desgaste dos pneus intermediários e Jenson (Button) conseguiu me passar. Não tínhamos ritmo com os intermediários, mas o terceiro lugar é ótimo e progredimos na direção certa este fim de semana.

Michael Schumacher, 10º
Hoje foi uma daquelas corridas que queremos esquecer, assim como todo o fim de semana na verdade. Não foi bom para mim e para a equipe. Temos de tirar outra experiência disso e aceitar que é frustrante quando não se consegue fazer os pneus funcionarem direito. Minha estratégia nesse aspecto não foi muito boa, já que nas últimas dez voltas, meus pneus estavam acabados e pareciam mais slicks do que intermediários. Fui um daqueles pilotos que colocaram o último jogo primeiro, deveríamos ter feito diferente e posicionado os pneus melhores. No geral, tive algumas boas disputas que me divertiram, mas com minha última parada ocorrendo provavelmente cedo demais, não consegui fazer nada no final. Parabenizo o Nico, que terminou no pódio e marcou muitos pontos para nós.

Force India F1 Team

Adrian Sutil, 11º
"Foi a estratégia de corrida desta vez. Em alguns momentos, foi difícil saber qual era o melhor pneu para usar, já que chovia, secava, depois voltava a chover. Largamos com pneus de pista seca e paramos para colocar os intermediários com safety car na primeira volta. Naquele momento, foi a decisão certa, já que chovia muito e foi fácil para mim ultrapassar vários carros. Então parou e trocamos para os de seco por algumas voltas, mas depois a chuva voltou. No segundo jogo de intermediários, colocamos na volta 19 e consegui brigar com o pessoal da frente, incluindo Lewis, Sebastian e Felipe por algumas voltas, mas os pneus começaram a se desgastar e tive de parar novamente. Perdi algumas posições nessa última parada, e foi isso que me fez cair para 13º. Apesar de termos chegado a um segundo de Michael (Schumacher), faltaram voltas para passar. Mas as coisas são assim, algumas vezes você vence neste tipo de corrida e outras as coisas não o favorecem".

Vitantonio Liuzzi, não completou
"Infelizmente, tive problemas para aquecer os freios na volta de apresentação por causa do tempo frio e da chuva, e quando fui fazer a curva 4 na primeira volta, a traseira travou completamente e perdi o controle do carro, escapando. Foi uma pena, já que tivemos uma boa largada e ganhei três posições na primeira curva, poderia ter sido uma corrida interessante, particularmente com as condições que tivemos. Mas foi isso, as coisas não deram certo para nós desta vez, mas vamos continuar forçando nas próximas provas".

Red Bull Racing

Sebastian Vettel, 6º
"Foi uma corrida difícil, quase toda volta tinha um carro para ultrapassar ou eu era ultrapassado. Perdi um pouco de tempo no primeiro pit-stop, mas nos recuperamos e terminamos em sexto. Largamos na pole, com uma dobradinha, mas não terminamos lá. Hoje foi muito caótico, e ter o sexto lugar pode ser importante. Obviamente, nossos principais oponentes terminaram na frente, então isso não é bom. Brigamos muito com o carro em algumas condições, estava bom quando tínhamos pista limpa, mas nosso ritmo era decente. É apenas uma questão de manter sua posição na pista".

Mark Webber, 8º
"Foi uma corrida difícil para nós. Não estávamos rápidos o suficiente, apenas isso. Houve muitas mudanças no tempo durante a prova, sei que é igual para todos, mas os carros são muito sensíveis em condições meteorológicas instáveis. Portanto, foi uma corrida interessante. Sabemos onde perdemos nessas condições difíceis e vamos melhorar isto. Eu coloquei outro jogo de pneus intermediários perto do final para tentar ganhar algumas posições. Pensei que pudesse funcionar, e funcionou, mas depois perdemos velocidade no final".

Virgin Racing

Sem foto

Lucas Di Grassi, não completou

“Obviamente essa não é a melhor forma de terminar nosso final de semana e isso é muito frustrante, porque nós tivemos dois dias muito bons nas sexta e no sábado. Vamos trabalhar muito para identificar os problemas, consertá-los e voltar à forma do desempenho que tivemos na Malásia, porque nós temos de fazer isso para continuarmos como a melhor entre as novas equipes”.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Se der faz um levantamento ai: quem não ultrapassou o alemão.
Sou fã do cara, de carteira, mas tá difícil...

Marcelonso disse...

Felipão,

A brincadeira era passar o Schumacão,hoje ele esteve irreconhecivel,o que foi aquilo.

Saiu tonto do carro de tanto virar a cabeça procurando carro nos retrovisores,o Hamilton ele ainda está procurando.

Admiro o velho alemão,continuo achando que merece um crédito,mas uma corrida dessas joga contra.

abraço

Anônimo disse...

Belo levantamento das entrevistas Felipão. Eu nao pude ver a corrida, eu nem tava aki em SP e eh bom ver pelas entrevistas que a corrida foi maluca de novo. Pelo Groo fiquei sabendo q passaram o alemão de toda forma que quisessem.

obs: tow com uma idéia pra voltar a blogosfera, um blog que não será exclusivamente de automobilismo, mais pessoal mas q vai me trazer de volta ao nosso mundo hehe. Em breve estarei de volta!

Paulo disse...

Achei muito bem feito e muito profissional