Sebastian Vettel liderava de forma tranquila o Grande Prêmio do Bahrein quando seu carro passou a perder rendimento.
Depois de perder posições para Fernando Alonso, Felipe Massa e Lewis Hamilton, o alemão foi rápido o suficiente, no entanto, para se defender dos ataques de seu compatriota Nico Rosberg. Fato que não passou desapercebido por Ron Dennis, o ex-chefão da McLaren.
Presente no padock do Grande Prêmio da Austrália, o inglês não acredita que a perda de rendimento do piloto da Red Bull esteja associado a um problema no motor.
Segundo o dirigente, Vettel provavelmente estaria poupando combustível. “Os tempos de volta aumentaram tão rapidamente que podemos imaginar que a unidade de controle eletrônico* mudou para o modo de economia de combustível. O problema da Red Bull pode ser o design. Talvez o tanque seja muito pequeno ou o consumo seja maior do que o esperado”.
Para Bob White, responsável pelos motores da Renault, a falha em uma das velas -como foi divulgado anteriormente pela Red Bull-, pode não ter sido um problema isolado. “As investigações para identificar a razão do problema do motor do Vettel estão em andamento. Um problema com a vela foi encontrado, mas não temos motivos para suspeitar de um defeito na peça em si”.
Depois de uma investigação, a Red Bull concluiu que o motor não foi danificado com a falha na vela de ignição. Tanto que ele será utilizado nos treinos livres desta sexta-feira. Um novo motor será instalado no carro de Vettel apenas para o treino classificatório, ou na atividade livre de sábado.
Afinal, a regra da Fórmula 1 permite o uso de apenas oito motores durante a temporada. Se alguma equipe usar o nono, será punida.
Por conta disso, a Renault já foi autorizada a realizar alterações em seus motores com o objetivo de aumentar a confiabilidade e reduzir os custos com peças.
Algumas alterações sugeridas pela Renault, que ajudariam a reduzir o consumo de combustível, foram rejeitadas pela FIA por alterar o desempenho do carro.
Presente no padock do Grande Prêmio da Austrália, o inglês não acredita que a perda de rendimento do piloto da Red Bull esteja associado a um problema no motor.
Segundo o dirigente, Vettel provavelmente estaria poupando combustível. “Os tempos de volta aumentaram tão rapidamente que podemos imaginar que a unidade de controle eletrônico* mudou para o modo de economia de combustível. O problema da Red Bull pode ser o design. Talvez o tanque seja muito pequeno ou o consumo seja maior do que o esperado”.
Para Bob White, responsável pelos motores da Renault, a falha em uma das velas -como foi divulgado anteriormente pela Red Bull-, pode não ter sido um problema isolado. “As investigações para identificar a razão do problema do motor do Vettel estão em andamento. Um problema com a vela foi encontrado, mas não temos motivos para suspeitar de um defeito na peça em si”.
Depois de uma investigação, a Red Bull concluiu que o motor não foi danificado com a falha na vela de ignição. Tanto que ele será utilizado nos treinos livres desta sexta-feira. Um novo motor será instalado no carro de Vettel apenas para o treino classificatório, ou na atividade livre de sábado.
Afinal, a regra da Fórmula 1 permite o uso de apenas oito motores durante a temporada. Se alguma equipe usar o nono, será punida.
Por conta disso, a Renault já foi autorizada a realizar alterações em seus motores com o objetivo de aumentar a confiabilidade e reduzir os custos com peças.
Algumas alterações sugeridas pela Renault, que ajudariam a reduzir o consumo de combustível, foram rejeitadas pela FIA por alterar o desempenho do carro.
* ECU - centralina padronizada adotada pela FIA para impossibilitar a utilização do controle de tração, do controle de largada, além de outros auxílios eletrônicos não mais permitidos pela entidade.
5 comentários:
Dennis viajou nesta.
Poupar combustível e cair para a quarta colocação? Ridículo.
Nem as bestas da Ferrari fariam isto com o seu segundo piloto, quanto mais a Red Bull com o seu primeiro.
Ron, ele não disse que o Vettel foi boicotado. Na verdade, ele acredita que a ecu do carro entendeu que o carro não tinha gasolina pra chegar ao final.
Também não acredito nessa história.
Isso sem contar que o motor Renault é o mais econômico e esse pessoal da Red Bull jamais faria um tanque menor que o necessário.
abraço
Marcelonso
Esta teoria do Ron Dennis acho que está redondamente enganada.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
acho que não, os comentarista da globo que estavam lá mesmo falaram que o carro fazia muito barulho na reta, o problema não foi de combústivel não foi no escapamento.
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