terça-feira, 23 de março de 2010

Foto do dia: Austrália, 1994

Realizado nas ruas de Adelaide, o GP da Austrália foi palco da decisão do conturbado Mundial de Fórmula-1 de 1994, que chegava ao seu final com apenas dois postulantes ao título: o alemão Michael Schumacher, da Benetton, vencedor de oito das 14 corridas que disputara, e o inglês Damon Hill, da Williams, com cinco vitórias em 16 Grandes Prêmios.

Michael Schumacher voltou e colidiu com o rival Damon Hill

Apenas um ponto separava o alemão do vice-líder do Mundial e o clima de tensão e ansiedade extrapolou, envolvendo o público, as torcidas e os chefes de equipe.

Alheio a isso e fora da disputa pelo Campeonato, o inglês Nigel Mansell, da Williams, cravou o melhor tempo nos treinos de classificação. Michael Schumacher levou o segundo e Damon Hill - precisando terminar à frente do alemão -, ficou em terceiro.

Na corrida, o "leão" não conseguiu segurar o ímpeto dos concorrentes ao título, que o ultrapassaram e começaram a travar o combate que definiria seus futuros na categoria.

Com um ponto a mais do que o britânico Damon Hill -que ainda trabalhava para a Williams sob contrato de piloto de testes-, Schumacher se tornaria campeão da temporada caso não fosse ultrapassado durante a prova.

Na 35º volta, porém, após um suposto defeito na direção, Schumacher escapou e foi de encontro ao muro de proteção. No retorno à pista, "ziguezagueou" e colidiu com o rival.

O inglês ainda se arrasta até os boxes, mas a suspensão dianteira esquerda de sua Williams já tinha ido para o espaço.

Depois de algum tempo, Hill finalmente deixa o carro e o título de 1994 para Michael Schumacher . Os mecânicos comemoram. Schumacher continua parado atrás da grade, sem saber que Hill a esta altura já deixara o cockpit.

Até que um fiscal barbudo se aproxima e lhe dá as boas novas ao pé do ouvido.

"Eu só queria fazer a curva. De repente vi o Damon do meu lado e batemos. Meu volante não estava funcionando", revelou o jovem campeão.

A prova segue e Mansell vence pela última vez na Fórmula-1, com Gerhard Berger, da Ferrari, em segundo e o surpreendente Martin Brundle, da McLaren, em terceiro.

O resultado garantiu à Williams o Mundial de Construtores, com 118 pontos contra 103 da Benetton e 71 da Ferrari .

Depois da corrida, Damon Hill não questionou a atitude do adversário. "Não vou ser levado pela interpretação alheia do que aconteceu. Foi uma corrida fantástica, mas acabou. Eu vi uma oportunidade para ultrapassar e achei que deveria pegá-la, só não era para ser".

Perguntado sobre a possibilidade de entrar com uma manifestação oficial contra a Benetton, Sir Frank Williams, reconhecido como um grande desportista, esclareceu: "Vi o acidente uma vez. É obviamente controverso, por isso, prefiro não dizer nada. Não vejo propósito para um protesto".

Em seguida, a FIA também inocentou o alemão, que dedicou a conquista a Ayrton Senna.

2 comentários:

Leandro Montianele disse...

Será que contra o Villeneuve o volante dele também não estava funcionado?

GP Oficina Mecânica disse...

Volante não funcionava...

No mínimo estranho...

Carlos Eduardo Szépkúthy