segunda-feira, 15 de março de 2010

Curiosidades pós Grande Prêmio do Bahrein

Depois de uma longa e tenebrosa pré-temporada, voltamos com a nossa habitual sessão de curiosidades pós-corrida.

* Esta é a 61ª temporada da história da Fórmula-1.

* O Bahrein sediou, pela segunda vez em sua história, uma prova de abertura do Mundial.

* Fato que desanimou um pouco os fãs da categoria, acostumados a acompanhar provas mais dinâmicas no circuito de Albert Park, Austrália.

* Com o retorno de Michael Schumacher, o GP do Bahrein contou com a presença de quatro campeões mundiais. O alemão se juntou a Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Jenson Button para igular a temporada de 1999, quando, pela última vez, um quarteto de campeões (o próprio Schumacher, Damon Hill, Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen) havia participado de uma mesma corrida.

* Se o finlandês Kimi Raikkonen não tivesse deixado a categoria, seriam cinco campeões. Coisa que não acontece desde 1970, quando iniciaram a temporada os australianos Denny Hulme e Jack Brabham e os britânicos Jackie Stewart, Graham Hill e John Surtees.

* O retorno do alemão serve também para que o piloto pague uma dívida de gratidão com a Mercedes-Benz, que bancou todo o seu início de sua carreira e o liberou do contrato de titular do time no Mundial de Protótipos. Depois do acordo, ele assumiu a vaga de Bertrand Gachot na Jordan, que havia sido preso dias antes do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

* Na ocasião, Michael Schumacher iniciou sua carreira com o sétimo posto na classificação. Curiosamente, ele recomeçou sua trajetória na categoria, após três anos afastados, com o sétimo posto na sessão de classificação para o Grande Prêmio do Bahrein.

* A Mercedes, por sua vez, não conseguiu repetir o feito realizado em 1954, quando estreou na Fórmula-1 com dobradinha no GP da França. Ao final daquela temporada, a equipe alemã conquistou um total de quatro vitórias e o Mundial de Pilotos com Juan Manuel Fangio (que havia iniciado a temporada com a Maserati).

* Como fornecedora de motores, a montadora alemã foi quem registrou a maior velocidade do final de semana no Bahrein. Durante a corrida, o britânico Lewis Hamilton voou baixo e registrou o pico de 314,8 km/h.

* Depois de liderar uma corrida pela 10ª vez na carreira, o jovem Sebastian Vettel obteve o pior pico de velocidade ao alcançar os 301 km/h.

* No sábado, o alemão conquistou a sexta pole-position da carreira e igualou as marcas de Emerson Fittipaldi, Phil Hill, Alan Jones, Jean-Pierre Jabouille, Carlos Reutemann e Ralf Schumacher.

"Senna e Kobayashi, sexta, no Bahrein"

* O primeiro trabalho de boxe do ano foi realizado pela equipe HRT no carro de Bruno Senna.

* Depois, o brasileiro abandonou a corrida com apenas 17 voltas completadas. Seu companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhock, abandonou no primeiro giro.

* Para se ter uma ideia da diferença da preparação das equipes, a Ferrari já deu um total de 1796 voltas em 2010, enquanto que a HRT cumpriu uma sequência de apenas 45 voltas.

* A escuderia italiana, no entanto, foi a primeira equipe a substituir os motores de seus carros nesta temporada.

* Ao que tudo indica, Fernando Alonso e Felipe Massa tiveram problemas de superaquecimento em seus respectivos propulsores.

* Apenas para confirmar um dado citado da transmissão: o espanhol Fernando Alonso, na verdade, tornou-se o sexto piloto da história a vencer a sua primeira corrida pela equipe Ferrari. Pela ordem cronológica, a marca foi conquistada também por Luigi Musso, Giancarlo Baghetti (na ocasião de sua estreia na categoria), Mario Andretti, Nigel Mansell e Kimi Raikkonen.

* O piloto espanhol, que é claustrofóbico e tem medo de elevador, não vencia uma corrida de Fórmula-1 desde o Grande Prêmio do Japão de 2008, realizado no dia 12 de Outubro de 2008.

* Com o resultado, Alonso quebrou o jejum e ainda alcançou a restrita galeria dos 10 maiores vencedores de todos os tempos ao igualar o número de 22 vitórias de Damon Hill.

* De quebra, o Bicampeão Mundial alcançou a 14ª volta mais rápida da carreira.

* Com a segunda colocação de Felipe Massa, a Ferrari conquistou a 80ª dobradinha de sua história – a primeira desde o GP da França de 2008.

* Das novatas, a Lotus foi a única que conseguiu levar seus dois carros ao final da prova.

* Por fim, o brasileiro Rubens Barrichello igualou o recorde de longevidade do britânico Graham Hill, que corresponde a um total de 18 temporadas entre 1958 e 1975.

2 comentários:

Ron Groo disse...

O Bahrein abrindo a temporada desanima mesmo.
O corridinha chata.

Leandro Montianele disse...

Estava com saudades das "Curiosidades pós Grande Prêmio", Felipão. Sensacional, como de costume.

As corridas do Bahrein geralmente são chatas mesmo. Quero ver como será na Austrália.