Blogsport-Brasil, Abril de 1950
Desde que estreou no automobilismo, na Targa Florio de 1926, a Officine Maserati nunca entrou no jogo para perder.
Não se iluda quem pensa que uma equipe com o suporte de um grande complexo industrial e o padrão de organização de Adolfo Orsi –que adquiriu a equipe dos irmãos Maserati em 1937– vá se curvar diante do favoritismo da arqui-rival Alfa.
Nesta temporada, a marca do "tridente" quer repetir os bons resultados conquistados em 1949 com o argentino Juan Manuel Fangio e o italiano Giuseppe Farina.
Para a estreia no Mundial de Fórmula-1, em Silverstone, a Maserati colocará na pista o 4CLT/48, um modelo que foi introduzido, em 1939, para rivalizar com o Alfa 158 e com os modelos da ERA na classe “voiturette”.
Como piloto, a equipe escolheu o veterano piloto monegasco Louis Chiron, que já defendeu as equipes oficiais da Bugatti, Ferrari, Mercedes e Talbot, e obteve vitórias importantes na carreira, como o Grande Prêmio da França do ano passado.
Espera-se, no entanto, que a modesta performance no Grande Prêmio de San Remo deste ano -quando Chiron e Franco Rol chegaram atrás de Alfa-Romeo, Ferrari e de sua filial argentina, a Scuderia Achille Varzi-, não tenha abalado a confiança da Maserati.
Não se iluda quem pensa que uma equipe com o suporte de um grande complexo industrial e o padrão de organização de Adolfo Orsi –que adquiriu a equipe dos irmãos Maserati em 1937– vá se curvar diante do favoritismo da arqui-rival Alfa.
Nesta temporada, a marca do "tridente" quer repetir os bons resultados conquistados em 1949 com o argentino Juan Manuel Fangio e o italiano Giuseppe Farina.
Para a estreia no Mundial de Fórmula-1, em Silverstone, a Maserati colocará na pista o 4CLT/48, um modelo que foi introduzido, em 1939, para rivalizar com o Alfa 158 e com os modelos da ERA na classe “voiturette”.
Como piloto, a equipe escolheu o veterano piloto monegasco Louis Chiron, que já defendeu as equipes oficiais da Bugatti, Ferrari, Mercedes e Talbot, e obteve vitórias importantes na carreira, como o Grande Prêmio da França do ano passado.
Espera-se, no entanto, que a modesta performance no Grande Prêmio de San Remo deste ano -quando Chiron e Franco Rol chegaram atrás de Alfa-Romeo, Ferrari e de sua filial argentina, a Scuderia Achille Varzi-, não tenha abalado a confiança da Maserati.
5 comentários:
E cresciam as expectativas. Ainda agora lendo o texto eu fico ansioso pela continuação.
Talvez o modelo 250F, que daria as vitórias mais importantes da Maserati, não tivesse sido ainda nem sonhada...
esse estilo de postagem merece um BLOG aparte. poderia ler notas assim por horas....
PS: chiron rules!
Até agora, segundo os relatos dos últimos acontecimentos, estão confirmadas para a estréia desse novo campeonato de F1:
* Alfa Romeo, equipe de fábrica com 3 pilotos (depois de um ano sabático?);
* Alta, com dois pilotos particulares (com apoio de fábrica?);
* Scuderia Ambrosiana, utilizando carros Maserati e dois pilotos "locais" (por questão de economia?);
* Maserati, equipe de fábrica, com apenas 1 (um!) piloto.
A Ferrari já anunciou que não vai!
E o que dizer de outros fabricantes que estiveram presentes em Grandes Prêmios dos últimos dois anos?
Por exemplo, Simca Gordini, Talbot, ERA, Delahaye e Delage.
Já se manifestaram?
Marcarão presença com equipes de fábrica ou, pelo menos, nas mãos de pilotos privados?
um abraço,
Renato
PS: Confesso estar um pouco desapontado com a Maserati. Esperava mais pilotos para combater a Alfa Romeo. Logo a Maserati que teve o melhor carro de 1949!
Amigos do Blogsport
Confiram no www.degennaromotors.blogpsot.com a matéria internacional a matéria que realizamos com uma Chevrolet C-10 1973.
grande Abraço, Fernando
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