terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aos lançamentos

Em breve, começarão os lançamentos dos carros para a temporada 2010 da Fórmula-1. Cogitou-se, inclusive, a realização de um ato conjunto, em Valência, com o objetivo de reduzir despesas.

A Prefeitura da cidade espanhola, no entanto, recebeu uma carta da FOTA pedindo que a apresentação fosse realizada apenas em 2011.

O motivo alegado é que nem todas as escuderias estariam em condições de ter seus carros preparados para o final do mês de janeiro, como estava previsto inicialmente.

Contudo, até a crise econômica atingir a indústria automobilística, os lançamentos serviam para mostrar ao mundo o luxo e a riqueza da Fórmula-1.

No ano passado, porém, as equipes foram bastante discretas. A maioria das apresentações, inclusive, aconteceu pela internet.

Levando-se em conta a atual política “pés no chão”, separei alguns lançamentos curiosos das décadas de 70, 80 e 90 (clique para aumentar).

Começamos com o GH1 da Embassy Hill, em 1975. A história terminou em tragédia, depois que Graham Hill, seu piloto Tony Brise (dentro do carro) e alguns membros da equipe morreram em um acidente aéreo.

No ano anterior, os irmãos Fittipaldi apresentaram o FD-01 na Câmara dos Deputados, em Brasília, num evento que contou com a presença do presidente Geisel.

No mesmo ano, ninguém compareceu ao lançamento do modelo do azarado Chris Amon.

Festa bastante formal no lançamento do F101 do construtor japonês Maki.

Em compensação, as pin-ups da revista Penthouse agitaram o lançamento do Hesketh 308E e fizeram a alegria do piloto Rupert Keagan.

Como se pode notar, Andrea de Cesaris estava bastante desconfortável na apresentação do Alfa 182T, se apoiando no carro e com a mão na cintura.

Que o digam os “sonolentos” pilotos da Benetton, em 1993.

Já Senna nem apareceu.

A BMS-Itália, por sua vez, gastou um pouco mais e contratou algumas modelos.

No ano seguinte, em 1994, Nick Wirth -que está de volta à F1-, apresentou seu Simtek ao lado de David e Jack Brabham.

Sem muito glamour, a Forti-Corse mostrou seu novo modelo, em 1995, no estacionamento dos caminhões das equipes de Fórmula-1.

8 comentários:

Teté M. Jorge disse...

Caramba, Felipão!

Catou fundo no baú... muito bom!

Fico ansiosa para ver os carros novos.

Beijos.

Leandro Montianele disse...

Muito maneiro essas apresentações antigas. Essa McLaren é linda demais.

Também estou doido para que comecem logo a apresentar os carros para a temporada de 2010.

Se quiserem eu empresto minha caragem para o lançamento de qualquer equipe...rsrss

Abraço!

SAVIOMACHADO disse...

Ficou bom mesmo. Parabéns pelas fotos. Ficou ótimo!
Valeu os coments lá no SM gurizada! Fiquei muito feliz de ver vocês três juntos. Aos poucos essas parcerias vão se firmando.
Um bom ano para vocês e um abraço forte, Felipão, Bruno e Leandro!
Muito sucesso ao Blogsport em 2010!

SAVIOMACHADO

Felipe Maciel disse...

Felipão, não é o De Cesaris que está incomodado na apresentação do carro, era o carro que estava incomodado com a presença do De Cesaris
kkkkkkk

abs

Willian disse...

Boa compilação. Seria interessante se, esse ano, tivéssemos uma apresentação conjunta.

Seria um evento e tanto! Uma pena que não deu certo...

Marcos Antonio disse...

não sei quem inventou essa frescurada de apresentação pomposa, apresent ao carro na garagem e tá bom! o legal é vê-lo na pista!

F-Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F-Brasil disse...

Bem Legal essas pesquisas no passado da categoria, eu mesmo sou fascinado por F1 antiga.

Peço parceria: http://formulabrasil.blogspot.com/