
No ano passado, os pilotos reclamaram bastante da qualidade do asfalto do circuito de “Marina Bay”, cujas ondulações não são sentidas em um carro de rua.
Talvez, por isso, a organização não tenha dado a atenção que deveria ao piso do palco do primeiro Grande Prêmio noturno da história da Fórmula-1.
Lembrando que qualquer irregularidade é sentida quando se está a mais de 300 km/h em um bólido de Fórmula-1. “E aí fica perigoso, porque a gente pode perder o controle de repente”, revelou Fernando Alonso.
Além disso, partes do traçado também receberam críticas dos pilotos, como a entrada dos boxes, localizada em uma curva de alta, e a pequena chicane da curva 10, onde Mark Webber estampou o muro em um dos primeiros treinos da sexta-feira.
Na ocasião, o espanhol chegou a reclamar até mesmo da iluminação. “Quando andei a pé, achei o máximo. Mas, num carro de corrida, notei que há alguns pontos bem escuros”.
O alemão Adrian Sutil foi outro que sofreu com as ondulações da pista citadina. “Tem muitas ondulações, e chega a te a machucar. Bati meus joelhos no cockpit várias vezes”
Lewis Hamilton, campeão da Fórmula-1 em 2008, achou o traçado desgastante fisicamente. “Uma volta aqui equivale a duas em Mônaco. É preciso fazer muito esforço dentro do carro para conseguir fazer bons tempos”.
Por conta disso, houve também quem comparasse “Marina Bay” com o também “estreante” circuito de Valência. “Lá o asfalto é liso e regular” comentou David Coulthard. “Aqui, parece que estamos correndo nos paralelepípedos das ruas de Paris” finalizou exagerando.
O que mudou?
Para esse ano, a organização planejou uma nova saída do pit-lane, o que deve melhorar a ligação com a pista após a primeira curva. Já a entrada dos boxes sofreu uma pequena alteração no início da curva 22.
Em relação as ondulações, os responsáveis optaram em utilizar um novo asfalto no trecho entre as curvas 5 e 7 e o pit-lane. Uma ação, digamos, paliativa, já que nem sempre o recapeamento consegue corrigir os defeitos em determinadas áreas.
A curva 1, cortada por Fernando Alonso na primeira volta do corrida do ano passado, e a curva 5 receberam zebras. Na curva 10, as zebras foram redesenhadas, deixando a chicane um pouco mais lenta.
12 comentários:
Sou contra essa concepção de que o asfalto tem que ser sempre lisinho e não pode ter um papel de bala em cima. Se os pilotos querem isso, estão no esporte errado: deveriam jogar bilhar.
Acho que a dificuldade do clima, do asfalto e de algumas curvas (a penúltima em especial, que talvez seja modificada) é que dão cor a Marina Bay. A questão da segurança da chicane e da entrada dos pits, estasim deve ser levada a sério.
ainda bem que modificaram essa curva 10. até na Tv dava pra ver o perigossa que era. e ainda é cega para o piloto
diz que vaiu chover. vamos a ver como se sai a iluminação com chuva, kk
chuva e de noite? Ih va ter só uns cinco carros terminando a corrida...rs
eu li chuva?
Essa corrida promete. Tbm sou contra essa exigência toda dos pilotos. Os carros já são bem mais fáceis de guiar, queria ver se usassem câmbio manual...
eu li chuva? [2]
Ainda estou meio com o pé atrás em relação ao GP de Cingapura. Não é um circuito que me agrada tanto. Se chover a coisa muda, aí fica bom.
Abraço!
Leandro Montianele
Também não gosto da idéia de que o asfalto tenha que ser perfeito, cada pista tem suas caracteristicas e isto devia ser mantido e respeitado.
Quanto as melhorias de entrada e saida de boxes é normal, afinal ano passado foi a primeira, viram o que estava errado e trataram de tentar arrumar. Vamos ver este ano...
Felipão,
Não gosto dessa pista,é um desfile da carros em fila indiana.
Se a chuva realmente vier,será um problema,naquela velocidade com iluminação artificial e agua,a visibiliadade é terrivelmente ruim.
Para ter uma idéia,na pista de kart (Indaial-SC)onde corremos,já tive a oportunidade de pilotar duas vezes a noite,claro que a iluminação nem se compara,mas guardadas as devidas proporções,é muito desgastante.
Certa vez,saindo da ultima curva do miolo encontrei dois karts virados na minha direção,cheguei a pensar que estava na contra mão,só deu tempo me espremer,puxar um pouco pro lado e passar raspando,é bem ruim,porque tua visibilidade fica muito reduzida.
Agora imagina isso a 300 km/h com chuva!!!!
abraço
Deveráser um grande espetáculo1
Olha, eu concordo com o Marco. Essa será uma prova de resistência.
Chuva e noite definitivamente não combinam...
Eu só quero ver se o Grosjean bater no muro, tiver safety car e o Alonso vencer...
Chuva e a noite é a combinação perfeira para fortes emoções. Só espero que nada de mais grave possa acontecer, afinal a visibilidade dos pilotos estará bastante comprometida.
Abraços, Jessica Corais
Tem mais uma novidade: deve chover.
E se chover, é aquela chuva "de Belém do Pará", como diria o Galvão Bueno. Chuva equatorial, já que Cingapura fica pertinho da Malásia, e nós vimos o que pode chover por lá.
Mas honestamente, será uma situação nova pra F-1 caso chova. Temo pelas consequências. Ou vão deixar os carros rodando com SC na pista, ou vão dar bandeira vermelha. Imagina o reflexo das lampadas de zilhões de watts junto com o reflexo da água na pista e na viseira dos pilotos...
interlagos acontecia isso ! as faiscas!
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