sexta-feira, 18 de setembro de 2009

De A a Z: Zanardi

O italiano Alessandro Zanardi é um verdadeiro exemplo de superação. Bicampeão da Cart e ex-piloto da Lotus, Jordan, Minardi, e Williams na Fórmula-1, Zanardi teve as pernas amputadas em um grave acidente no oval de Lausitzring, em 2001, na Alemanha.

Quando estava saindo dos boxes, o italiano foi atingido pelo carro de Alex Tagliani a mais de 320 km/h e, com o impacto, seu bólido acabou rachado ao meio.

Após uma semana em coma no hospital e a dolorosa recuperação, o piloto ainda precisou passar por um período de adaptação às próteses ortopédicas.

Algum tempo depois, porém, a paixão pelas pistas falou mais alto e Zanardi voltou a correr pela equipe oficial da BMW no WTCC.

E não parou por aí. Em 2006, ele participou de três dias de testes pela escuderia BMW-Sauber no Circuito Ricardo Tormo, na Espanha.

Para os ensaios, a equipe precisou modificar os controles do C24-B, adaptando o acelerador e o freio no volante do carro. Além disso, o piloto foi obrigado a colocar pés menores na prótese para caber dentro do carro.

Hoje, aos 42 anos, Zanardi trabalha duro para conquistar uma vaga na equipe italiana paraolímpica de ciclismo.

Na semana passada, o italiano terminou em 14º em uma etapa do Campeonato Mundial, a 4min45s do norte-americano Oz Sanchez, medalhista de ouro em Pequim.

"Meu objetivo sincero é estar no nível dos melhores competidores italianos, e assim esperar que meu sonho se torne realidade em 2012", disse, referindo-se à data da próxima Paraolimpíada, em Londres.

9 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Felipão, mandou muito bem neste post. O Zanardi é um grande exemplo de superação, mesmo perdendo as pernas ele nunca desanimou. Espero que o italiano consiga a vaga nas paraolimpíadas.

Abraço!

Leandro Montianele

RobertoJP disse...

Ontem mesmo eu tava vendo no YT sobre aquelas treze voltas que fez em 2003 num carro preparado especialmente para ele, mas o que eu não sabia é que, se tivesse optado por disputar a prova, ele teria sido o quinto no grid de largada!

Zanardi é mesmo O cara... excelente post, parabéns!!!

Felipão disse...

Valeu Leandro e seja bem vindo Roberto...

Teté M. Jorge disse...

Muito boa essa postagem, Felipão!

Não sabia que Zanardi estava no ciclismo...

Excelente texto!

Beijos.

Anônimo disse...

esse é um exemplo de vida. E eu não sabia dessa história do 5º tempo no grid... isso q eh um grande piloto.

Ron Groo disse...

Mandou bem Felipão.

Enquanto falava da humanidade de Sir Stirlig Moss pensava que alguns são sobre humanos. Como Zanardi que tinha tudo para se deprimir e definhar, mas escolheu viver e produzir.

Marcelonso disse...

Felipão,

Zanardi,é um guerreiro sem duvida,um verdadeiro exemplo de luta e determinação.


abraço

Bruno disse...

Grande Felipe.
Está aí um exemplo de paixão pelo esporte e pela velocidade. Zanardi não teve uma boa passagem na Fórmula 1, mesmo assim devemos tirar o chapéu para o italiano.

Unknown disse...

Mesmo assim não deixou de ser um ótimo piloto.