sábado, 15 de agosto de 2009

De A a Z: XJ

Tudo começou quando Boesel esteve próximo de fechar com a Newman-Haas para a disputa da CART em 1987. No entanto, pouco antes do início do Campeonato, Carl Haas -- proprietário da equipe -- desistiu do negócio e o piloto, bastante habituado aos monopostos, foi obrigado a aceitar o convite de Tom Walkinshaw para integrar a equipe Jaguar no Mundial de Protótipos.

Com vitórias em Jerez, Silverstone, Brands Hatch, Nürburgring e Spa, Boesel conquistou aquele que seria o primeiro título mundial na história da Jaguar. E sozinho, já que seu parceiro Eddie Cheever, que também era piloto da Arrows na Fórmula-1, não participou de três corridas daquele Mundial de Protótipos.

O XJR-8 era propulsionado por um verdadeiro monstro, um V12 de 6.495 litros -- baseado no motor 5.3 do Jaguar XJS de rua --, capaz de levar o carro aos 380 Km/h. Posteriormente, o mesmo XJR-8 foi convertido no XJR-9, campeão com seis vitórias na temporada de 1988.

Inclusive, depois de 31 anos, a marca britânica venceu, pelas mãos de Jan Lammers, Andy Wallace e Johnnie Dunfries, as 24 Horas de Le Mans daquele ano, quebrando a hegemonia da Porsche, vencedora de sete edições seguidas.

8 comentários:

Germano disse...

TWR e Sauber eram AS equipes a serem batidas nos protótipos...

oliver disse...

Se tem uma coisa que sempre gostei nos carros britânicos foi o design.

Mas até nisto parece que se perderam.

Este jaguar ficou feio.

Funcional, mas feio.

Pior foi a bentley este ano, que além de feio não "andou" nada.

Ron Groo disse...

Acho este carro bem bonito, e por estas histórias do Boesel é que torço para que sua equipe de FIndy decole. Ele merece.

Tohmé disse...

Belo carro, andava muito e "casou" bem com o Boesel.

Teté M. Jorge disse...

Bem exótico esse exemplar da foto, Felipão!

Beijos.

Marcos Antonio disse...

belo carro,mas não é mais bonito que os porsches!

De Gennaro Motors disse...

felipão

este carro realmente é demaissssss

Unknown disse...

Carro campeão e bons tempos dos carros com identidade.