Considerado um velocista pelos especialistas, Webber sempre mostrou dificuldades em traduzir a explosão de uma volta voadora em resultados concretos durante as corridas. Para se ter uma ideia, desconsiderando o final de semana alemão, foram 129 Grandes Prêmios disputados e apenas 16 voltas na liderança.
Ainda sim, mesmo vivendo um bom momento, colocou sua corrida em risco após uma manobra mal calculada. Além de perder a primeira colocação para Barrichello, o australiano foi obrigado a cumprir um “drive-through” no 11º giro. Porém, esse percalço não diminuiu o brilho de uma grande conquista, que pode ser considerada uma consequência direta do seu amadurecimento como piloto.
Tanto que em nenhum momento demonstrou nervosismo ou afobação. Apenas esperou pelo pit-stop do concorrente brasileiro para reassumir a ponta e administrar uma corrida considerada perdida. Graças ao novo pacote aerodinâmico da Red-Bull, Webber já descontou 11 pontos para o líder do mundial, o inglês Jenson Button. Agora, são apenas 22,5 pontos de diferença, restando oito etapas para o final do mundial.
Se cuida, Button!
Algumas imagens (e informações) a mais: Nürburgring
Essa foi a décima sexta corrida realizada no “novo” Nürburgring. Porém, a pista foi palco do Grande Prêmio da Alemanha em apenas dois Campeonatos (1985 e 2009). Em outras oportunidades, foi sede do GP da Europa (1984, 1995-1996 e 1999-2007) e do GP de Luxemburgo (1997-1998).
Durante o Q2, no sábado, Nelsinho Piquet (esquerda) contrariou uma ordem de equipe. Tudo começou quando os engenheiros da Renault pediram ao brasileiro que permanecesse na pista com pneus intermediários. No entanto, ao observar que a pista secava rapidamente, pediu que reconsiderassem da decisão. Como não foi atendido, entrou nos boxes por conta própria, obrigando os mecânicos a substituir os compostos por slicks. Passou ao Q3 e ficou, pela primeira vez em 27 corridas, à frente de seu companheiro de equipe no grid de largada.
O alemão Adrian Sutil conquistou a melhor posição de largada da história da Force-India. Largando da sétima colocação, por pouco não chegou aos pontos. Na saída dos boxes, envolveu-se em uma disputa desnecessária com Raikkonen, na qual levou a pior. Perdeu parte da asa dianteira e terminou na 15ª posição. Seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella (foto), destacou-se pela combatividade. Ultrapassou Fernando Alonso, da Renault, e a dupla da BMW-Sauber. Entre idas e vindas, terminou em 11º.
Com o resultado de ontem, Mark Webber tornou-se o 102º vencedor da história. Coincidentemente, todos os australianos que venceram na F1 somam conquistas na Alemanha: Jack Brabham, em 1966, no antigo Nordschleife e Alan Jones, em 1979, em Hockenheim.
Este foi o terceiro "1-2" da história da Red-Bull na Fórmula-1. Inclusive, foi em Nürburgring que a Stewart, antecessora da equipe energética, conquistou sua única vitória na categoria, em 1999. Naquela oportunidade, Johnny Herbert venceu em prova válida pelo GP da Europa, enquanto seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, chegou em terceiro.
Pela primeira vez desde sua criação, a Brawn não chegou ao pódio. Por outro lado, o inglês Jenson Button (foto), que comemorou seu 300º ponto na Alemanha, marcou pontos em todas as corridas na atual temporada, além de ter completado todas as voltas.
Depois de marcar pontos em quatro corridas seguidas, Felipe Massa (na foto, em disputa com Vettel) conseguiu chegar ao pódio pela primeira vez nesta temporada.
O espanhol Fernando Alonso rodou durante a volta de apresentação. Contudo, não se abateu, assinalando o giro mais rápido da corrida.
11 comentários:
O Webbe é meio sem carisma, mas bom piloto. Fiquei feliz com a vitória dele e me diverti com mais um papelão do Barrichello após a corrida.
Caro Felipão:
Adorei sua foto-montgem-resumo da corrida, muito legal...
Como estou começando a me familiarizar agora com seu blog vejo que sua capacidade de montar bons posts não é exceção É REGRA...
Felipão:
1. Se o Nelsinho tivesse rodado na apresentação........xiii.
2. Já arrumei o post. Eram 100 carros e não mil.
3. Mandei um email procê.
Felipão, o Webber andou muito. Mesmo tendo que pagar punição acabou vencedor com sobras. Imagina se ele não passasse pelos boxes...
O Sutil estragou seu final de semana naquele toque com o Raikkonen, mandou muito mal.
Abraço!
Leandro Montianele
Cara, Seu blog esta cada vez melhor...
Informações precisas e interesantes... Parabéns
Quanto a corrida, Webber sempre foi mais ou menos, mas desta vez ele mereceu ganhar...
Abraços
Carlos Eduardo Szépkúthy
"todos os australianos que venceram na F1 somam conquistas na Alemanha"
vou tomar esa cábala como uma premonição. ainda não é tarde para Webber.
estamos precisando de mais variedade na F1, e a RBR tá faturando publicidade com esta briga. mesmo que a Brawn acabe com o campeonato em duas corridas, vais ter valido a pena
Não tinha em mente essa relação entre australianos e GPs da Alemanha. E cada um em um circuito dioferente!
ótimo post, como de costume.
Foi uma bonita vitória, mas eu não cantaria louros para Webber. Ele conta com a sorte de Vettel ainda errar mto, e da Brawn fazer esses papelões na corrida. O grande trunfo do Webber eh ele ser mto experiente então erra pouco e sabe andar no limite do carro, mto bom isso. Mas pra mim a vitória dele foi mais uma soma de fatores q o favoreceu.
Felipão, fiquei sem aparecer aki um tempão mas foi por um bom motivo. Estou de mudança. O Blog da Fórmula Indy (BFI) dará um tempo e agora estou com um novo projeto, o Fanático por Carro (FanCars) onde falarei mais de automóveis mas continuarei falando sobre a Indy e outras categorias. Dia 20/07 ele começará oficialmente, espero que todos dêem uma passadinha lá em www.fanaticoporcarro.com. Vlw
tranquilo, Paulo...
fala Felipão ! blz
mudou o layout ! HEHEHE
abração ! Fernando
Gosto desse novo layout e o Webber ja merecia essa vitória.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
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