quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os 30 anos da batalha de Dijón

Há 30 anos, René Arnoux e Gilles Villneuve protagonizaram uma das maiores batalhas da história da Fórmula-1. Nem mesmo se importaram com a pista extremamente estreita, sinuosa e travada, quando colocaram seus monopostos lado-a-lado, em uma disputa frenética pela segunda colocação.

No entanto, por conta das características citadas, o circuito de Dijón-Prenois foi palco de um Grande Prêmio da França bastante monótono, com pouquíssimas ultrapassagens. Na largada, Jean-Pierre Jabouille (Renault), perde a ponta para Gilles Villeneuve (Ferrari), enquanto René Arnoux (Renault) cai da segunda para a nona colocação.

Porém, nada estava perdido para os gauleses, que sonhavam com a primeira vitória de sua escuderia na categoria. Após 47 voltas trancorridas, Jabouille ultrapassa e estabelece uma distância confortável para seu adversário da Ferrari, que sofria com os compostos desgastados.

Quando restavam três voltas para o fim, Arnoux encosta no canadense e passa a pressioná-lo. Os dois trocam por diversas vezes de posição, batendo rodas e freando no limite. Assim, Villeneuve impede a dobradinha, 24 centésimos de segundo à frente de seu concorrente.

Por isso, Jabouille não pode ser considerado o único vencedor. Afinal, o esporte havia proporcionado ao público uma das maiores batalhas de sua história, envolvendo dois pilotos que nunca seriam campeões. Entretanto, não precisariam de títulos para serem lembrados e considerados verdadeiros heróis.

9 comentários:

Marcos Antonio disse...

Essa disputa entrou pra história. Quando vi pelo o youtube pela primeira vez, eu fiquei hipnotizado, nunca esqueci dessa disputa. Acho o que mais chegou perto foram Massa e Kubica em Fuji em 2007, mas digamos que chegou perto dos pés dessa disputa.

Speeder76 disse...

É por isso que costumo dizer que o dia 1 de Julho é sempre Dia de São Gilles e São René. Por caiusa dos seus feitos, mereciam ser canonizados... LOL!

Teté M. Jorge disse...

Rapaz... um duelo e tanto...

De Gennaro Motors disse...

fala meu amigo ! blz !

Veja as fotos do Track Day no De Gennaro ! cara vc precisa ir na loja hiem !

abraço!

GP Oficina Mecânica disse...

Com toda certeza a melhor briga da F1 de todos os tempos...

Lembrando, Corrida na França, Rene Arnoux (Frances), de Renault (Francesa) Turbo muito boa de reta e Villeneuve de Ferrari V12 (se não me engano) Aspirada, muito boa de saida de curva...

Carlos Eduardo Szépkúthy

SAVIOMACHADO disse...

Esse vídeo virou Clássico. Foi fantástico. Muito bem lembrado Felipão.
Grande abraço.

Ron Groo disse...

É sempre emocionante ver este video.

O chato é que percebemos que estamos ficando velhos...

Francisco J.Pellegrino disse...

Uma das melhores batalhas da fórmula Um....merecida lembrança.

Anônimo disse...

eu só conheci esta disputa esse ano, tb vi pelo youtube. No Rfactor, cheguei a andar em uma corrida nessa pista, inclusive com a Ferrari do Gilles e com a pista com as características da época. Vcs não tem noção de o qto era dificil pilotar akeles carros. Os freios são muito deficientes, comparando com o padrão atual e a pista é estreita demais. Mas foi um show msm, bela lembrança Felipão.