Há 30 anos, René Arnoux e Gilles Villneuve protagonizaram uma das maiores batalhas da história da Fórmula-1. Nem mesmo se importaram com a pista extremamente estreita, sinuosa e travada, quando colocaram seus monopostos lado-a-lado, em uma disputa frenética pela segunda colocação.
No entanto, por conta das características citadas, o circuito de Dijón-Prenois foi palco de um Grande Prêmio da França bastante monótono, com pouquíssimas ultrapassagens. Na largada, Jean-Pierre Jabouille (Renault), perde a ponta para Gilles Villeneuve (Ferrari), enquanto René Arnoux (Renault) cai da segunda para a nona colocação.
Porém, nada estava perdido para os gauleses, que sonhavam com a primeira vitória de sua escuderia na categoria. Após 47 voltas trancorridas, Jabouille ultrapassa e estabelece uma distância confortável para seu adversário da Ferrari, que sofria com os compostos desgastados.
Quando restavam três voltas para o fim, Arnoux encosta no canadense e passa a pressioná-lo. Os dois trocam por diversas vezes de posição, batendo rodas e freando no limite. Assim, Villeneuve impede a dobradinha, 24 centésimos de segundo à frente de seu concorrente.
Por isso, Jabouille não pode ser considerado o único vencedor. Afinal, o esporte havia proporcionado ao público uma das maiores batalhas de sua história, envolvendo dois pilotos que nunca seriam campeões. Entretanto, não precisariam de títulos para serem lembrados e considerados verdadeiros heróis.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Os 30 anos da batalha de Dijón
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Essa disputa entrou pra história. Quando vi pelo o youtube pela primeira vez, eu fiquei hipnotizado, nunca esqueci dessa disputa. Acho o que mais chegou perto foram Massa e Kubica em Fuji em 2007, mas digamos que chegou perto dos pés dessa disputa.
É por isso que costumo dizer que o dia 1 de Julho é sempre Dia de São Gilles e São René. Por caiusa dos seus feitos, mereciam ser canonizados... LOL!
Rapaz... um duelo e tanto...
fala meu amigo ! blz !
Veja as fotos do Track Day no De Gennaro ! cara vc precisa ir na loja hiem !
abraço!
Com toda certeza a melhor briga da F1 de todos os tempos...
Lembrando, Corrida na França, Rene Arnoux (Frances), de Renault (Francesa) Turbo muito boa de reta e Villeneuve de Ferrari V12 (se não me engano) Aspirada, muito boa de saida de curva...
Carlos Eduardo Szépkúthy
Esse vídeo virou Clássico. Foi fantástico. Muito bem lembrado Felipão.
Grande abraço.
É sempre emocionante ver este video.
O chato é que percebemos que estamos ficando velhos...
Uma das melhores batalhas da fórmula Um....merecida lembrança.
eu só conheci esta disputa esse ano, tb vi pelo youtube. No Rfactor, cheguei a andar em uma corrida nessa pista, inclusive com a Ferrari do Gilles e com a pista com as características da época. Vcs não tem noção de o qto era dificil pilotar akeles carros. Os freios são muito deficientes, comparando com o padrão atual e a pista é estreita demais. Mas foi um show msm, bela lembrança Felipão.
Postar um comentário