Inevitavelmente, o vídeo acima, de 1986, é sempre lembrado como um dos maiores momentos da história do Grande Prêmio da Hungria. Durante uma disputa pelo primeiro lugar, Ayrton Senna fecha a porta para Nelson Piquet de uma forma bastante agressiva. Na volta seguinte, o piloto da Williams mostra todo seu talento ao superar o compatriota na marra, atravessado na curva.
Ao final da prova, Piquet explicou a manobra aos jornalistas. "Teria vencido mais fácil se não fosse o freio de mão", comentou se referindo a Senna. "Ele me passou no grito e, na volta seguinte, devolvi na freada. Tomou o maior susto quando coloquei o braço pra fora e lhe mandei para aquele lugar".
No entanto, não poderia deixar de lembrar do desempenho de Fernando Alonso na travada Hungaroring, em 2006. Nas imagens abaixo, o espanhol da Renault dá um verdadeiro show de pilotagem, ultrapassando, um a um, seus adversários.
Punido por pilotagem perigosa, Alonso teve dois segundos acrescidos à sua volta mais rápida no treino classificatório de sábado. Por isso, no vídeo, o espanhol aparece em uma posição de largada tão ruim -- 15º. Nos treinos de sexta-feira, bastante irritado por ter levado uma "fechada", Alonso fez gestos com as mãos e atirou seu carro em direção ao Minardi de Doorbos.
Porém, deixou para resolver a parada na corrida. Ganhou nove posições somente na primeira volta. Depois, deu o bote em Michael Schumacher do lado externo da curva, em uma das manobras mais bonitas daquela temporada.
Com o acidente de Raikkonen, Alonso já liderava. Na parte final da corrida, só precisava administrar a vantagem e segurar Button -- que vinha pressionando em segundo. Porém, em seu último pit stop, um erro de equipe provocou seu abandono.
Alonso deixou os boxes e não conseguiu nem mesmo terminar uma volta, perdeu o controle do carro e bateu no muro de proteção. Calmo, ele explicou que foi um problema com a homocinética.
13 comentários:
eu vi ontem no globo esporte, foi muito namoral1
eu add o seu blog la nos favoritos do meu blog . blz?
Essa do Piquet foi inesquecível. Eu tinha 9 anos e vibrei com essa corrida. Lembro que ela acabou no limite de 2h.
Essa do Alonso está fácil fácil entre os dez melhores desempenhos da década. Mas a Hungria teve outros bons momentos nos primeiros anos de existências. Dos que eu me lembro agora, a corrida do Senna em 88 e a do Mansell em 89 foram incríveis.
Como eu ainda nem havia sido fabricado em 86 o GP Hungria daquele ano se resume às imagens do passa-repassa entre Senna e Piquet.
Portanto, sem dúvidas de que a melhor edição da prova que eu já vi foi a de 20 anos depois, em 2006.
O curioso é que essa corrida de 3 anos atrás foi o debut do já velhinho e desacreditado Button com a também não muito levada a sério Honda. Eis que agora o Button é favorito ao título e a ex-Honda é um dos carros do ano.
Belas voltas que o mundo dá.
aquele sobrepaso sobre schumacher foi realmente espectacular, limpo, coisa de mestre.
o cavanhaque de Alonso muito legal hein?
O pessoal reclmara da pista da Hungria, mas vai vendo quantos momentos bonitos ela ja rendeu.
Eu gosto, até escrevi sobre ela ano passado e tal...
Agora, com bigode e cavanhaque o Alonso fica parecendo francês...
Alonsô LaBundá...
Belas lembraças, Felipão! Esse deulo entre Senna e Piquet foi no ano em que eu nasci. Simplesmente lindo o pego entre os dois. Cara, não consigo gostar do GP da Hungria. Só a chuva mesmo pode trazer algo de bom para esta prova. Esse bigodinho do Alonso aí é demais!! hahahahah
Abraço!
Leandro Montianele
Apesar de ser um circuito com poucas zonas de ultrapassagem assistimos sempre a um bom espectaculo como o duelo entre o senna e o piquet, a grande recuperação do alonso, o arranque do massa no ano passado, etc...
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Muito bom o video e o pau a pau!
Final de semana de GP, heim, galera!
Beijoooooooooooooos.
Belo post Felipão.
Ele representa verdadeiramente os bons tempos (PiquetxSenna)
abs
Definitivamente aquela do Piquet e Senna foi a maior de todos os tempos. Puro braço. "Na marra" é a expressão certa. Seria bom se os carros hoje pudessem fazer a curva derrapando daquela maneira. Sensacional, Felipão!
Caro Felipão:
Grandes memórias, parabéns pela brilhante coletânea.
Postar um comentário