terça-feira, 14 de abril de 2009

Simplesmente, Audi

Como tivemos poucos comentários no texto anterior (aliás, parece que a crise mundial chegou aos comentários do blog), um texto um pouco mais enxuto, continuando com a história das quatro argolas pelo mundo.

Agora, vamos voltar um pouco mais no tempo, mais precisamente para 1909. Naquele ano, depois de um período de vacas gordas, August Horch, fundador da Horch & Cia, teve um problema político com membros da diretoria da empresa. O clima ficou tenso e Horch foi convidado a se retirar.

Sem medo, criou a August Horch Automobilwerke, que mais tarde passaria a se chamar Audi -uma livre tradução de Horch para o latim.

Assim como nos dias de hoje, a crise passou a rondar as grandes empresas na década de 20 e, visando à sobrevivência no mercado, a Audi se junta a DKW, Wanderer e, pasmem, Horch.

A sociedade foi simbolizada então pelas quatro argolas entrelaçadas e batizada oficialmente de Auto Union.

Depois da guerra, a Auto Union foi liquidada e reapareceu em 1949, sob nova administração. A partir de 1965, a Volkswagen assume o controle da empresa e, num ato para ressaltar a perseverança de August Horch, passa a ser conhecida como Audi.

Audi, DKW, Horch e Wanderer: -A união faz a força

August Horch em uma foto de 1908, a bordo de um Horch

11 comentários:

Speeder76 disse...

Não é a crise mundial. Simplesmente é o fim de semana da Páscoa. Até eu fiquei a ver navios, ora!

Teté M. Jorge disse...

O chocolate foi um rival e tanto pra você, meu lindo!

Boas histórias não serão abandonadas... estaremos sempre aqui!

Beijos e parabéns pelo belo trabalho que tem feito.

Anônimo disse...

o automobilsimo nos 30 na alemanha é uma coisa que me fascina muito, totalmente diferente da Inglaterra.
Apesar de ter o lado negro do nazismo, é um bom conteudo historico.....
E dessas marcas a Audi na area esportiva de longe sempre gostei, desde a Auto Union, o Quattro de Rali ate os prototipos de Le Mans.

Falando em comentarios, valeu ter comentado no meu, aquela rescessão de 1 mes fez mal pro meu Blog....
o pessoal tem comentado pouco esses dias..

Ron Groo disse...

Também senti a crise em meu blog. rsrsrs


mas... Quatro argolas ruleiaaaaaa!

Unknown disse...

no sabía que Horch era parte de auto union. no encuentro la primera parte de la historia de Vemag

Ingryd disse...

o blog tá no ar!!!!!!!!


Athena Grand Prix!!!!

bjoooos

Marcos Antonio disse...

é assim mesmo, todo mundo comendo chocolate no fds!

grande texto como sempre Felipão, sempre a espera do próximo!

De Gennaro Motors disse...

Felipão ! cara adoro a AUDI, acompanho muitas historias dela ! legal amigo !

De Gennaro Motors disse...

aooo Felipão ! é de volta ! rsrs
tive problemas na NET e volto apenas esses dias ! rsrs hehehe

agora de volta !

Abração !Fernando

Luís Augusto disse...

Felipão, acho importante acrescentar que a criação da Auto Union foi forçada pelo govarno alemão do Marechal Hindemburg, que estava alarmado com a quebradeira na indústria do país com o agravamento dos problemas do Tratado de Versalhes após a crise de 29. Tenho que conferir a informação, mas a única empresa que estava dando lucro na época da fusão era a DKW, principalmente por causa da produção de motos (a DKW era a maior produtora de motos do mundo). Desnecessário dizer que os executivos da Horch não ficaram nem um pouco satisfeitos ao ver o antigo desafeto August Horch de novo na diretoria da empresa.
Abraço

Felipão disse...

Grande Luis....

Por isso que eu digo, que aprendo ainda mais nos comentários dos posts... Abração...