sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dennis anuncia saída da equipe McLaren

Hoje, durante lançamento da nova McLaren (acompanhem nos links aí ao lado), o chefão Ron Dennis anunciou sua despedida do comando da equipe.

O novo comandante será Martin Whitmarsh, que vai acumular a nova função com seu atual cargo de chefe-executivo.

Ron Dennis começou sua carreira como mecânico (com macacão laranja na foto), em 1968, com passagens pela Cooper e Brabham. Nessa função, durante o GP da Inglaterra, em 1970, por um erro de cálculo, deixou Jack Brabham sem gasolina, há poucos metros do fim. O australiano liderava a corrida, após um duelo histórico com Jochen Rindt.

Depois, montou o Project 4, sua equipe na F2, que serviu de base, mais tarde, para uma fusão com a McLaren. Com apoio da Marlboro, o time inaugurou, em 1981, a era MP4, uma das mais bem sucedidas da história da F1.

Por fim, consegue um acordo milionário com Mansour Ojjeh, que compra parte do time e resolve bancar, através da TAG, o desenvolvimento de novas tecnologias. Nessa época, Dennis e seus pares botam Teddy Mayer, antigo proprietário da equipe, para correr.

Com certeza, Ron Dennis foi um dos mais inteligentes dirigentes de toda a história do automobilismo mundial, resgatando o histórico de vitórias de um dos mais tradicionais times da F1.

12 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Acho que a Fórmula 1 perde nessa saída de Ron Dennis. Na minha opinião, ele e Frank Williams são exemplos de personagens tradicionais na categoria e que obteram grandes sucessos.

Abraços!

Leandro Montianele

Luís Augusto disse...

Acho que aquela história da espionagem foi desgastante demais para ele. De qualquer forma, merece lugar ao lado de Ken Tyrrel, Colin Chapman e Frank Williams como um grande "boss".

Felipão disse...

Eu pensei nisso também, Luis. Acho que o desgaste foi muito grande ali. Leandro, penso exatamente como vc. Uma pena quando um cara de peso como o Dennis se afasta...

De Gennaro Motors disse...

isso ai Felipão !! se vc for lá mesmo...me avise....ai nos encotramos por lá para conversar ! forte abraço amigo !

Ron Groo disse...

Ele não se afastou da Mclaren. Apenas da direção esportiva. Agora segundo ele próprio sera um burucrata que vai a todas as corridas.
Aposto que um dia irá presidir a
fia.

Felipão disse...

Pode deixar, Fernando!!! Aviso, sim!!!

Groo, valeu pela observação... Vou mudar no texto, inclusive...

Anônimo disse...

Ron Dennis, o cara que revolucionou a McLaren nos anos 80.
Pessoalmente torço muito pra q ele se canditada a presidencia da FIA......


Então, vou fazer uns post tecnicos comparando carros de anos anteriores, se possivel....o q chama atenção é q tem um fotografo na Ferrari que faz os etilo d fotos...

a F2002 tem uma traseira parecida com o F60....a F2003GA parece que foi o primeiro carro com os pendurecos no carro....

Marcos Antonio disse...

Não gosto do Ron Dennis por achá-lo ardiloso(quando arrumou o Mansour Olijeh chutou o Teddy Meyer sem dó só pra citar uma),mas ele fará falta a F1.e principalmente a McLaren, que poderá sofrer o que a Ferrari sofreu sem o Jean Todt no ano passado.

Ingryd disse...

nem me fale sobre ansiedade e expectativas...
a situacao aqui ta tao tensa q eu ja to ficando com raiivaaaa!!!
uhahauauahua
so quero voar logo,
o mais edo possivel!!!



bjoooooos

Fábio Andrade disse...

Não gosto do Dennis, mas não posso deixar de lamente sua saída. Esse cara fez da McLaren uma equipe de ponta e contou com vários dos grandes nomes do automobilismo em sua jornada. Ignorá-lo é impossível.

Aliás, preciso escreve sobre ele. Mas tô com preguiça... xD

Felipe Maciel disse...

Lá se vai um grande ícone da história deste esporte. Tenho muito respeito pelo Dennis, acho que a F-1 perde com sua saída, mas era algo ievitávl, um dia tinha que acontecer.
Sobra agora o tio Frank velho de guerra, outro grande garagista.
Mas esse não deve deixar o barco enquanto viver.

Felipão disse...

Tomara, Felipão. Vida longa ao velho Frank!!