sábado, 24 de janeiro de 2009

De A a Z: FNM, a equipe

Com Mário Olivetti, Amilcar Baroni, Chico Landi e Christian Heins, a "Fenemê" surgiu obtendo grandes resultados em provas de longa duração.

Também, não era para menos. O FNM JK, que levava esse nome em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek, tinha todas as características de um legítimo Alfa Romeo: -A estabilidade, o motor de quatro cilindros em linha de 2 litros e 108 cv, câmaras de combustão hemisféricas, duplo comando de válvulas no cabeçote, câmbio de 5marchas e pneus radiais.

Uma verdadeira revolução para a época.

Contando com a verba de patrocinadores como "Caracu" e as facilidades de uma estatal, a FNM importava equipamentos da Itália para "apimentar" os motores de corrida.

Coube ao engenheiro Amilcar Barone incorporar ao JK um diferencial autobloqueante, copiado de uma Ferrari pilotada por Landi, e dois carburadores Solex 35 horizontais. Assim, passaram a extrair 145 cv do motor.

Com esse respaldo, a equipe venceu, já em 1960, as Mil Milhas brasileiras, com o JK pilotado por Heins e Landi (foto acima).

Nas 24 horas de Interlagos, a equipe conquistou os três primeiros lugares, um verdadeiro feito histórico. As duplas Álvaro e Ailton Varanda, vencedores, Chico Landi e seu sobrinho Camilo Cristofáro, na segunda colocação, e os engenheiros Barone e Lissoni, em terceiro, garantiram excelente publicidade para a montadora.

Entretanto, apesar do sucesso obtido entre 1960 e 1962, a fábrica optou por retirar o apoio oficial. Muitos pilotos independentes continuaram a correr, por todo o Brasil, com JK.

Inclusive, muitos protótipos surgiram utilizando a base do carro.

Como exemplo, podemos citar o protótipo "Espingarda" (foto acima), que conquistou um segundo lugar nos Mil Kms de Brasília, pelas mãos de Carlos Bravo e Mário Olivetti. Sua história foi contada aqui, pelo Mestre Joca.

4 comentários:

Luís Augusto disse...

Grande JK! A FNM poderia ter sido bem masi expressiva no Brasil se não tivesse sido tomada pela politicagem tipicamante estatal.

Quati disse...

Nossa...

Maior cheirão de naftalina!!! hahahahaha

EXCELENTE MATÉRIA!!!

Felipão disse...

Luis: Verdade. Eles tinham até condomínio para funcionários, nos moldes do que era feito aqui em SP com a estrada de ferro.

Daniel: HUAHAHAHAUAHUA verdade...

Tá um baita mofo nesse blog...

E a coisa vai piorar... tem bastante coisa legal engatilhada...

De Gennaro Motors disse...

adoro essa alfa ! muito bonito ! cara eu ano a marca Alfa Romeo !