Andrea De Cesaris na Espanha.
Michael Schumacher fazendo sua estréia na F1.
John Watson testando o novo carro.
Ao rever uma antiga edição da inglesa F1 Racing, deparei-me com belíssimas fotos do Jordan 191, que promoveu a estréia de Michael Schumacher na F1.
O carro era equipado com um motor de estirpe clássica na F1, o Ford HB V8, que garantia uma boa relação custo benefício. Além disso, por ser mais compacto, possibilitou a montagem de uma traseira mais estreita, resultando em um desenho bastante eficiente.
Com as dicas de John Watson, que posteriormente testou o novo carro, Gary Anderson coordenou o projeto diante de muitas incertezas. Naquele período, Eddie Jordan ainda corria atrás de verba para garantir seu time na F1.
Para se ter uma idéia da inexperiência e do baixo orçamento, a equipe nem mesmo possuía uma tenda para fixar os equipamentos no muro dos boxes. Fizeram uma na base do improviso, na noite anterior aos primeiros treinos.
A estréia de Schumacher foi bancada por seu próprio empresário, Willi Weber, com o apoio da Tic Tac, Dekra e Shoei. Como tudo havia acontecido de última hora (basta lembrar da prisão de Bertrand Gachot), nem mesmo haviam reservado quartos em Spa. Acabaram dormindo em um abrigo de estudantes.
Mas, tudo bem, tratava-se de sua estréia na F1.
O carro era equipado com um motor de estirpe clássica na F1, o Ford HB V8, que garantia uma boa relação custo benefício. Além disso, por ser mais compacto, possibilitou a montagem de uma traseira mais estreita, resultando em um desenho bastante eficiente.
Com as dicas de John Watson, que posteriormente testou o novo carro, Gary Anderson coordenou o projeto diante de muitas incertezas. Naquele período, Eddie Jordan ainda corria atrás de verba para garantir seu time na F1.
Para se ter uma idéia da inexperiência e do baixo orçamento, a equipe nem mesmo possuía uma tenda para fixar os equipamentos no muro dos boxes. Fizeram uma na base do improviso, na noite anterior aos primeiros treinos.
A estréia de Schumacher foi bancada por seu próprio empresário, Willi Weber, com o apoio da Tic Tac, Dekra e Shoei. Como tudo havia acontecido de última hora (basta lembrar da prisão de Bertrand Gachot), nem mesmo haviam reservado quartos em Spa. Acabaram dormindo em um abrigo de estudantes.
Mas, tudo bem, tratava-se de sua estréia na F1.
Após classificar-se em sétimo, Schumacher, já na primeira volta, era quinto colocado. Entretanto, ficou pelo caminho, com problemas na embreagem.
Para idealizar seu time na F1, Eddie Jordan vendeu o maior espaço da carenagem para a Seven-Up, bem abaixo do preço. Tudo para criar uma imagem na F1. Assim, o verde da empresa de refrigerantes atraiu outros patrocinadores de mesma cor. Foi o caso da Fuji-Film e British Petroleum.
Para idealizar seu time na F1, Eddie Jordan vendeu o maior espaço da carenagem para a Seven-Up, bem abaixo do preço. Tudo para criar uma imagem na F1. Assim, o verde da empresa de refrigerantes atraiu outros patrocinadores de mesma cor. Foi o caso da Fuji-Film e British Petroleum.
Em minha opinião, trata-se de um dos dez modelos mais bonitos que já vi em ação na F1. E na sua opinião? Quais são os mais bonitos?
19 comentários:
Fiz um post sobre o Jordan 191, mas o seu post esta mais completo, eu tenho essa Revista Racing com essa materia......
o 191 é um dos carros mais bonitos da F1...parabens....
é verdade... esse Jordan é muito bonito... mas tem o de 1997 q tinha a cobra q eu tbm acho legal.
Fora esses claro, q a Lotus 98T, Benetton de 93(cabeçalho do blog)... mas vc me pegou, nunca pensei numa lista, tp assim os melhores...
Eu adoro esse carro e o De Cesaris só quebrou o carro uma vez!rsrsrsA jordan foi uma equipe muito legal,espero que um dia volte...
Que é isso, Kakazu. Esse meu post está bastante simples. Bondade sua.
Marcão... Acho meio improvável que isso aconteça. Mas, quem sabe com essas reduções de custo. Mas sempre me pareceu que o Jordan se contentou em vender o time por uma bala. QUer mesmo é curtir a grana...
Speed.King.Thrasher, a Benetton de 1993 é a B193. A Jordan era o modelo 197. Então, são trê votos para a 192, 1 para a 197 e mais 1 para a Lotus 98T e outro para a Benetton 193...
Quando vi esse carro pela primeira vez, pelos idos de 1991, apaixonei-me imediatamente por ele. Como a Lotus andava "pela hora da morte", a Jordan parecia uma optima substituta.
Já escrevi alguns posts sobre o carro, mas lembro-me de um, feito pelo Pandini, acerca da manobra de publicidade que conseguiu no sentido de "angariar" a 7Up, baixando bastante o preço do espaço. Resultado final: 7 milhões de dólares de prejuízo, mas levou adiante os seus intentos!
Quando conheces a formula do sucesso, não interessa o material, desde que funcione.
P.S: Manda essas imagens para o Ringel, do blog Velocidade Máxima, ele haveria de gostar!
Essa Jordan ganhou o apelido de Batmovel por causa das ceranagens...
Belíssimas lembranças, Speeder e Luís. Ahhh, Speeder, como eu não tenho o endereço dele, fala pra ele dar uma passada aí para conferir esse post. Os fãs geralmente agregam muito conhecimento aos comentários... Abraços
Realmente essa Jordan é muito bonita. Limpo de aerodinâmica e a pintura verde caiu muito bem
Olá Felipão ! blz
E ai ! foi em Interlagos?
Abraços !
Felipão, concordo que este é um dos carros mais bonitos da F1. Não é um Jordan que existe aqui no brasil, que foi do Rubinho, abandonado em um galpão?
Vi uma matéria no Limite com o Flavio Gomes.
Pois é, Tohmé. Até mesmo a pintura é limpa, apesar da quantidade razoável de patrocinadores.
Aliás, se vocês notarem, tem várias diferenças em relação aos carros. Rolava patrocinio da Phillips também, mais o logo da Marlboro no macacão, esse por conta do De Cesaris.
Fernando, acabei não indo. Chegou um pessoal do Paraná (parente da minha namorada) e do Canadá (esses meus). Aí tive de fazer um pouco de sala. Queria muito ter ido...
Gustavo, aquele Jordan já é um modelo um pouco mais recente. Não lembro bem da reportagem, mas cravo que seja o modelo de 93 ou 94. Triste saber que estava abandonado, ainda mais sabendo que era do Nelson Piquet, um cara ligado ao automobilismo...
É um carro bem clean, e tem uma curvaturas bem características...
Felipão, desculpe usar este espaço, mas será que nesta segunda você poderia gravar conosco da Rádio? Pode responder lá no blog mesmo.
Abs
Por volta das 21h...
As linhas desse Jordan 191 e a pintura, em dois tons de verde, deixaram esse carro um dos mais bonitos da F1.
Também coloco na minha lista de mais bonitos em termos de aerodinâmica e pintura o Fittipaldi F6, o do lançamento, a Lotus 78 e a 79 preta e dourada.
Um abraço!
Maravlilha...
Valeu Ararê...
O carro é bonitíssimo. Pena que incompetente do Gachot não soube aproveitar....
Peraí, pena não.
Graças a Deus que esse cara foi preso em Londres! rs. Deu espaço pra um certo alemão queixudo do qual sou fã!
grandes classicos mesmo !!!
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