Ingo Hoffmann aproxima-se da freiada para o Pinheirinho durante os treinos de qualificação para a etapa de Curitiba do Brasil GT3 Championship (15/nov/2008). Foto: Janus.
Sei que falei pouco de GT3 nesse ano.
E, para me redimir, pedi ao Janus, blogueiro e companheiro de Bestlap, que escrevesse um pouco sobre a categoria.
Felizmente, ele foi além, falando um pouco do Gallardo que ilustra o post.
Aliás, foto de sua autoria.
"A temporada de estréia da GT3 brasileira, a de 2007, começou com um domínio quase que absoluto das Lamborghini Gallardo. A tal ponto que a dupla Xandy Negrão/Andréias Mattheis, que começara a temporada com um Viper, após apenas 4 de um total de 10 corridas, optou por uma troca pelo modelo italiano. Nas últimas etapas, porém, ao constatarem a fragilidade das Lambos em climas quentes e pisos abrasivos, acabaram retornando ao Dodge, modelo com o qual se tornaram campeões. Esse desempenho "cavalo paraguaio" da Lamborghini durante a temporada acabou inclusive sendo apelidado entre as equipes da GT3 brasileira de "efeito Lamborghini".
Já na temporada de 2008, recém encerrada, o Lamborghini Gallardo perdeu um pouco de espaço para os estreantes Ford GT. Além disso, voltou a ser superada novamente pelo Viper nas colocações finais do campeonato. Mesmo assim, é ainda um dos carros mais competitivos do grid, e um dos mais bonitos também.
Com chassi e carroceria feitos de alumínio, o carro tem também algumas partes em fibra de carbono. O peso total fica 1238kg. O motor V10 de 90°, com bloco de liga leve, atinge potência de 535 cv a 7.800 rpm, com câmbio semi-automático de seis marchas sequenciais. Os números impressionam, mas dizem pouco quanto à comparação com seus concorrentes. Para isso, veja aqui um quadro comparativo entre os carros da GT3 brasileira no site oficial da categoria.
Lançado em 2004 como um concorrente para a Ferrari 360, atualmente o Lamborghini Gallardo concorre com a sua sucessora, a Ferrari F430, tanto no mercado de supercarros quanto nas pistas da GT3. Curiosamente o novo Audi R8, anunciado pela construtora alemã como sua representante na GT3 para 2009, é também construído sobre a plataforma do Gallardo.
Outra curiosidade é que, além das pistas da GT3 e das ruas e velozes "autobahns" européias, o Gallardo é também conhecido como o "carro de polícia mais rápido do mundo", sendo utilizados pela polícia rodoviária italiana, além de já terem sido temporariamente usados pela polícia inglesa".
Sei que falei pouco de GT3 nesse ano.
E, para me redimir, pedi ao Janus, blogueiro e companheiro de Bestlap, que escrevesse um pouco sobre a categoria.
Felizmente, ele foi além, falando um pouco do Gallardo que ilustra o post.
Aliás, foto de sua autoria.
"A temporada de estréia da GT3 brasileira, a de 2007, começou com um domínio quase que absoluto das Lamborghini Gallardo. A tal ponto que a dupla Xandy Negrão/Andréias Mattheis, que começara a temporada com um Viper, após apenas 4 de um total de 10 corridas, optou por uma troca pelo modelo italiano. Nas últimas etapas, porém, ao constatarem a fragilidade das Lambos em climas quentes e pisos abrasivos, acabaram retornando ao Dodge, modelo com o qual se tornaram campeões. Esse desempenho "cavalo paraguaio" da Lamborghini durante a temporada acabou inclusive sendo apelidado entre as equipes da GT3 brasileira de "efeito Lamborghini".
Já na temporada de 2008, recém encerrada, o Lamborghini Gallardo perdeu um pouco de espaço para os estreantes Ford GT. Além disso, voltou a ser superada novamente pelo Viper nas colocações finais do campeonato. Mesmo assim, é ainda um dos carros mais competitivos do grid, e um dos mais bonitos também.
Com chassi e carroceria feitos de alumínio, o carro tem também algumas partes em fibra de carbono. O peso total fica 1238kg. O motor V10 de 90°, com bloco de liga leve, atinge potência de 535 cv a 7.800 rpm, com câmbio semi-automático de seis marchas sequenciais. Os números impressionam, mas dizem pouco quanto à comparação com seus concorrentes. Para isso, veja aqui um quadro comparativo entre os carros da GT3 brasileira no site oficial da categoria.
Lançado em 2004 como um concorrente para a Ferrari 360, atualmente o Lamborghini Gallardo concorre com a sua sucessora, a Ferrari F430, tanto no mercado de supercarros quanto nas pistas da GT3. Curiosamente o novo Audi R8, anunciado pela construtora alemã como sua representante na GT3 para 2009, é também construído sobre a plataforma do Gallardo.
Outra curiosidade é que, além das pistas da GT3 e das ruas e velozes "autobahns" européias, o Gallardo é também conhecido como o "carro de polícia mais rápido do mundo", sendo utilizados pela polícia rodoviária italiana, além de já terem sido temporariamente usados pela polícia inglesa".
5 comentários:
Ótimo trabalho,e também um belo carro pena que toda vez que assisto a Gt3 o Ingo quebra e não vejo o show DO Alemão.
abs.
Por que a GT3 tem espaço tão pequeno na mídia? Será que ninguém entendeu que é esse tipo de corrida que queremos ver?
ô coisa linda!!!!
esses carangos me tiram o folego! uhauhauhauhauh
"Por que a GT3 tem espaço tão pequeno na mídia? Será que ninguém entendeu que é esse tipo de corrida que queremos ver?"
pois é, vai saber neh...
O texto do Janus é ótimo!
E o titulo resume bem: Automobilismo de VERDADE!
Parabéns ao Janus pelo texto e ao Felipe pela idéia de colocar ele no ar.
Realmente os carros da GT3 são lindos e é o tipo de automobilismo que deveria atrair muito publico pelo seu poder aspiracional.
São as super máquinas de sonho lutando pela vitória.
Porém acho que é uma categoria desequilibrada os alguns andam muito mais que os outros, caso do Ford GT
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