Inaugurada em 1921, AVUS (Automobil Verkehrs und Übungs-Straße ) era constituída por duas longas retas de 9km, ligadas por duas curvas inclinadas.
A Curva Norte, mais conhecida como “Muro da Morte”, tinha 43 graus de inclinação e sua superfície era formada por tijolos vermelhos.
Com isso, foi contruída uma nova Curva Sul, no formato de cotovelo.
Tony Brooks, liderando o pelotão na foto acima, venceu com Ferrari.
Naquele mesmo ano, Jean Behra, um dos maiores nomes do automobilismo francês, faleceu pilotando um Porsche RSK em uma prova de turismo realizada em AVUS.
Após bater no muro da Curva Norte, Behra teve seu corpo arremessado contra um mastro de bandeira que ficava nas imediações.
Naturalmente, a pista sofreu inúmeras mutilações, medindo apenas 2,639 km quando foi desativada em 1999.
Durante esse período, a pista foi palco de categorias menores e do DTM alemão.
Hoje, pouco sobrou.
As duas retas fazem parte de uma rodovia e a torre de controle transformou-se em um hotel (primeira foto do post).
A Curva Norte, mais conhecida como “Muro da Morte”, tinha 43 graus de inclinação e sua superfície era formada por tijolos vermelhos.
Naquele tempo, os carros chegavam a atingir os 380 km/h nas retas e 200 km/h na Curva Norte.
Para se ter uma idéia da velocidade, o alemão Bernd Rosemeyer, em 1937, atingiu uma média de 285 km/h, durante classificação para uma corrida.
No último GP de F1 realizado em AVUS, em 1959, foi utilizado um traçado menor, com apenas 8km de extensão.
Tudo porque, metade da pista foi desativada depois da II Guerra Mundial, por localizar-se do outro lado do muro de Berlim.
Para se ter uma idéia da velocidade, o alemão Bernd Rosemeyer, em 1937, atingiu uma média de 285 km/h, durante classificação para uma corrida.
No último GP de F1 realizado em AVUS, em 1959, foi utilizado um traçado menor, com apenas 8km de extensão.
Tudo porque, metade da pista foi desativada depois da II Guerra Mundial, por localizar-se do outro lado do muro de Berlim.
Com isso, foi contruída uma nova Curva Sul, no formato de cotovelo.
Tony Brooks, liderando o pelotão na foto acima, venceu com Ferrari.
Naquele mesmo ano, Jean Behra, um dos maiores nomes do automobilismo francês, faleceu pilotando um Porsche RSK em uma prova de turismo realizada em AVUS.
Após bater no muro da Curva Norte, Behra teve seu corpo arremessado contra um mastro de bandeira que ficava nas imediações.
Naturalmente, a pista sofreu inúmeras mutilações, medindo apenas 2,639 km quando foi desativada em 1999.
Durante esse período, a pista foi palco de categorias menores e do DTM alemão.
Hoje, pouco sobrou.
As duas retas fazem parte de uma rodovia e a torre de controle transformou-se em um hotel (primeira foto do post).
Em 1991, a Audi resolveu homenagear a pista, lançando o Avus Quattro, um superesportivo conceitual em alumínio.
Equipado com um motor W12 de 6 litros e 60 válvulas, o modelo registrava 340 km/h de velocidade final.
12 comentários:
Foi decepcionante ver o que restou da Avus quando estive em Berlim. Uma pena.
Vc tem fotos, Luís???
Deve ter sido uma sensação incrível, estar perto da torre de comando...
Onde posso encontrar mais fotos da pista?
valeu !
De Gennaro...
Infelizmente, existem poucos registros atuais da pista...
Para as fotos antigas, aconselho as pastas de imagens existente no Fove, pedindo para o oliver
Mura é para os fracos!
hehehehhe
Ai Felipão, algumas fotos que postaei lá no Fove agora.
http://www.bestlap.com.br/velocidade/viewtopic.php?p=258390#258390
Abraços
coisa linda...
é triste ver como TUDO por fim, acaba assim, vira literalmente poreira e reutilisa-se o que sobra da maneira mais conveniente possivel...
ano que estarei passando por lá, tirarei fotos e se possivel "pilotarei" por lá no que sobrou...
lembro dessa pista no DTM
hoje em dia só sobrou uma dessas curvas.
Valeu pelos comentários, pessoal...
Rianov, excelente...
Inclusive vou postá-las aqui, no quadro "Algumas imagens a mais"...
Abração....
essa curva norte foi demais! e na chuva? os tijolos deviam de ser o diabo na chuva
uma pena, os arquitetos de circuitos atuais não tem um ideal no design de trazados. não sonham.
essa curva norte foi demais! e na chuva? os tijolos deviam de ser o diabo na chuva
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