segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Um Mini Suv de respeito

Tudo começou com um pedido do exército britânico ao criador do Austin Mini, Alec Issigonis.

Queriam que fosse criado um jipe multifuncional, que fosse pequeno, fácil de guardar, leve e, numa situação de emergência, que pudesse ser jogado de um avião com pára-quedas.

O projeto não obteve sucesso junto aos militares e, assim, a British Motor Company decidiu vender o jipinho para a população comum, a partir de 1962.

Lançado como Moke -nome utilizado pelos australianos para apelidarem cavalos de péssima qualidade, era equipado com um motor refrigerado a água de 846 cilindradas, que chegava fácil aos 110 Km/h e, muito econômico, fazia cerca de 16 km/l.

Curiosamente, existiu ainda uma versão de oito cilindros, com dois motores. Um tradicionalmente postado na dianteira e outro na traseira.

Grande sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e Austrália, foi fabricado até 1989.

A partir dali, a Cagiva adquiriu os direitos sobre o pequeno utilitário, produzindo o modelo até 1994.

Lembrando ainda que existe um projeto "revival" desse veículo, o MINI Crossman.

Ao que tudo indica, o novo modelo será lançado no próximo Salão de Paris, marcado para outubro desse ano.


4 comentários:

Paulo Maeda ™ disse...

Que legal rever o avô do Mini. Gosto mto da história deste carro que é um marco lá na Inglaterra, uma pena não termos nenhum original aqui no Brasil. Até mais

Felipão disse...

Verdade, Paulo...

Vejo direto uns em São Paulo, com a pintura da Red Bull... carregando uma lata gigante na traseira...

Luís Augusto disse...

Bela história! Não conhecia o Moke.

Felipão disse...

Graaaaaaaande visita aqui no blog

Valeu, Luís