terça-feira, 4 de maio de 2010

O espetacular Lorenzo

Após o cancelamento e reagendamento da segunda prova do mundial, programado para o circuito de Motegi no Japão, a MotoGP se reuniu na Espanha, em Jerez de la Frontera para prosseguir a disputa da temporada 2010.

Após dobradinha da Yamaha no Bahrein, a equipe voltou a mostrar a sua força com a vitória do piloto local Jorge Lorenzo. O espanhol assume assim, a liderança do campeonato, seguido por seu companheiro Valentino Rossi.

Jorge Lorenzo

Após largar na primeira fila, Lorenzo sofreu com o mesmo problema da primeira corrida ao ter um início ruim e cair para quarto. Dani Pedrosa, da Honda, aproveitou para se fixar em primeiro e levar uma corrida tranquila contra um contundido Rossi, que se queixava de dores no ombro.

Lorenzo começou sua escalada ao passar Nicky Hayden da Ducati, comprovando uma inferioridade da equipe italiana nessa temporada combinado com o mau momento do campeão Casey Stoner, sofrendo com quedas frequentes nos treinamentos e no Bahrein, quando liderava.

largada Hayden, Pedrosa, Rossi e Lorenzo

Valentino Rossi não conseguia acompanhar o ritmo de Pedrosa e não ofereceu resistência aos ataques de Lorenzo, que encontrou caminho livre para continuar a perseguir a Honda de seu compatriota, fato que ocorreu faltando duas voltas para o final. Pelo traçado feito pelos dois competidores, era evidente que a Yamaha fazia um percurso bem mais suave.

Os dois espanhóis chegaram a se tocar em duas oportunidades, criando expectativa em Valentino que acompanhava tudo de camarote. As manobras só mostravam que Pedrosa estava disposto a vender caro a vitória e Lorenzo arquitetou um movimento infalível.

Na metade final do circuito, última volta, Lorenzo promoveu um drible, que terminou por desconcentrar Pedrosa, este errou a tomada de uma curva e perdeu a primeira posição.

Jorge Lorenzo seguiu para vencer e promover uma festa sem tamanho com a torcida local, com direito a descer da moto e correr em direção aos expectadores, além de pular em um lago e quebrar os protocolos, tão menos rígidos na MotoGP.

A terceira etapa do mundial será dia 23 de maio em Le Mans. Ontem, os pilotos foram todos para a pista em um dos poucos testes programados para esta temporada.

Nenhum comentário: