segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana do GP da China

O Grande Prêmio da China será disputado mais uma vez no circuito de Xangai, que está localizado em uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.

Além disso, o autódromo tem capacidade para 200.000 espectadores, 29.000 deles na grande tribuna. Proprietária do circuito, a prefeitura de Xangai não poupou meios ao investir 300 milhões de dólares para transformar terrenos pantanosos da periferia oeste da cidade num circuito, cujos organizadores afirmam que é o mais moderno da temporada da Fórmula 1.

O desenho do traçado de 5,45 quilômetros, criado pelo asséptico arquiteto alemão Hermann Tilke, remete a forma da palavra chinesa "shang", que significa "alto" e que forma o primeiro dos dois ideogramas do nome Xangai.

Com um mix de curvas lentas e rápidas, entremeadas por duas longas retas – uma delas com 1175 metros, a pista apresenta dezenas de opções de acerto para os carros, que são influenciados também pela variação climática e pela poluição do ar.

A média de velocidade gira em torno de 205km/h, e a pista é percorrida no sentido horário. Das seis provas já realizadas em Xangai, três foram disputadas com pista molhada.

Mesmo 40 km distante do centro da cidade, as péssimas condições de tráfego fazem com que esta corrida seja a de translado mais demorado entre pista e hotel, para desespero de Bernie Ecclestone.

Inicialmente, o chefão da FOM encontrou no país mais povoado do mundo uma ótima oportunidade para os patrocinadores, atraídos por um imenso mercado. No entanto, a categoria não deslanchou por lá e o número de espectadores vem diminuindo significativamente a cada ano. Tanto que este será o segundo GP da China sem um "title-sponsor".

Nas seis corridas disputadas anteriormente, tivemos seis vencedores diferentes. A Ferrari ainda é a equipe que mais venceu na China, com 3 vitórias. Renault, McLaren e Red Bull possuem uma vitória cada. Entre os motores, a Ferrari venceu 3 vezes, a Renault duas e a Mercedes uma.

Citações

Kamui Kobayashi - "Estou muito animado para correr em Xangai pela primeira vez com um Fórmula 1. Em 2008, tive um bom fim de semana lá, pela GP2 Ásia. Eu fui o segundo no grid, fiz a melhor volta e apenas perdi a vitória depois da entrada do safety-car. O circuito é muito bonito e as arquibancadas são realmente impressionantes. Na verdade, eu gosto da grande freada antes do hairpin e depois da longa reta. Sinto que as coisas serão difíceis para nós em Xangai, mas estou ansioso pelo desafio. Gosto de correr na Ásia, e como o Japão não é muito longe, costumo ver mais compatriotas lá do que na Europa".

Jenson Button - “No ano passado eles mudaram a corrida do final para o começo do ano, e o final de semana foi um pouco mais frio e molhado que quando eu estive lá. A previsão do tempo não aponta algo diferente disso para esse ano. No entanto, é uma pista que eu gosto: é um típico circuito moderno - que tem uma verdadeira mistura de curvas, mas ele consegue combinar algumas seções técnicas e precisas, com algumas curvas rápidas e longas retas. É um circuito para bons pilotos e beneficia os carros bem equilibrados".

Rubens Barrichello - "Eu ganhei a primeira corrida em Xangai, o que é algo muito especial para mim. Vou sempre lembrar dessa vitória, pois me faz pensar que posso sempre repeti-la. Ele tem uma boa combinação de curvas e longas retas no final da volta que são perfeitas para ultrapassagens. O carro exige mais força aerodinâmica do que mecânica para se encaixar uma volta rápida, mas uma mistura exata dos dois é sempre difícil de achar. Juntamente com o fato de a volta também ser muito longa e com muitas variáveis, o acerto perfeito do carro é um trabalho árduo”.

Programação:

Quinta, 15 de Abril de 2010: 23:00 a 00:30 (sexta) -1º treino livre (Sportv)
Sexta, 16 de Abril de 2010: 03:00 - 04:30 - 2º treino livre (Sportv)
Sábado, 17 de Abril de 2010: 00:00 - 01:00 - 3º treino livre (Sportv2)
Sábado, 17 de Abril de 2010: 03:00- Treino Oficial(Globo)
Domingo, 18 de Abril de 2010: 04:00- GP da China - 56 voltas (Globo)

Em 2009:

Pole position: Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - 1:36.184
Vencedor: Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - 1h 57m 43.485s (155.480 km/h)
Melhor volta: Rubens Barrichello - Brawn-Mercedes - 1:52.592

Recorde da pista: 1.32,238 (Michael Schumacher, 2004)

Classificação:

1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h56min330
2.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s970
3.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), a 44s975
4.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 1min03s704
5.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min05s102
6.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min11s866
7.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min14s476
8.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min16s439
9.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min24s309
10.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min31s750
11.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min34s156
12.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min35s834
13.º - Robert Kubica (POL/BMW), 1min46s853
14.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
16.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2 voltas
17.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6 voltas

Não terminaram a corrida:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), volta 43, abandono
Felipe Massa (BRA/Ferrari), volta 21, pane elétrica
Jarno Trulli (ITA/Toyota), volta 20, abandono

Todos os vencedores:
2004- Rubens Barrichello - Ferrari
2005- Fernando Alonso - Renault
2006- Michael Schumacher - Ferrari
2007- Kimi Raikkonen - Ferrari
2008- Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes
2009- Sebastian Vettel - Red Bull-Renault


Ilustração | Wiki

3 comentários:

Marcelonso disse...

Felipão,

O que será que o Barrichello anda tomando Gardenal?Se for a dose tá fraca!
Repetir a vitória,ah tá bom!
E o pior é que tem gente que acredita.

abraço

De Gennaro Motors disse...

Felipão

blz

Confira no De Gennaro Motors as fotos do museu da Ferrari.

Abraços

Fernando Gennaro

Anônimo disse...

Nakedbabe [url=http://community.49ersfaithful.net/_Cameron-Richardson-house/video/1387634/38694.html] nude pics[/url] fre naked pics