terça-feira, 27 de abril de 2010

Renascimento da Cosworth

Em Zandvoort, flashs e lentes estavam voltadas para o novo projeto encabeçado por Colin Chapman em parceria com Keith Duckworth e Mikes Costin e com apoio financeiro da Ford. A fase de ouro da Lotus-Cosworth estava inaugurada e em grande estilo, com a pole de Graham Hill e vitória de Jim Clark.

Era o início do reinado da marca com sua nova criação: o motor DFV.

417-67NL-33 Duckworth, Chapman, Clark e Hill - Holanda, 1967

Um trabalho bem feito e de longa data. A parceria entre Cosworth, Lotus e Ford precisou de quase uma década para se estabelecer de forma sólida e conquistar títulos.

Infelizmente, assim como a Lotus, a Cosworth não conseguiu acompanhar o ritmo de desenvolvimento de outras marcas, principalmente com a chegada dos motores turbo comprimidos e não mais conseguiu se reerguer.

Após uma pausa de alguns anos na Fórmula 1, a marca acenou com a possibilidade de retorno como alternativa mais econômica para as equipes - após especulações de vínculo com o ex-presidente da FIA, Max Mosley, e um possível favorecimento – e após negociações, assinou o contrato para fornecer motores para quatro equipes em 2010.

O recomeço ainda é tímido. Três das quatro equipes são estreantes e sofrem com outros sérios problemas que não os motores. Já a outra, a Williams, atravessa um longo período de desordem financeira, ocasionando problemas no projeto e evolução de seus carros.

Entretanto, para um ano de reestréia, a Cosworth dá bons sinais de competitividade e confiabilidade. Falta agora, maiores investimentos e desenvolvimento para entrar outra vez na rota de títulos.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Quando abandonaram a categoria eram um fiasco.
E voltaram tão ruim quanto.
Tenho dó da Williams.

Anônimo disse...

Conta a lenda que, depois da estréia arrasadora da dupla Lotus & Ford Cosworth, Colin Chapman e o pessoal da Lotus decidiram abrir mão da exclusividade dos motores para o bem do esporte...

O curioso é que o campeão de 1967 foi o Denny Hulme correndo de Brabham-Repco (Repco era um 'tunning' de motores Oldsmobile...), a equipe, também, campeã...

Atualmente, é quase uma posição inversa a que ocupa a Cosworth...

um abraço,
Renato