quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ronnie

"Ronnie levou o seu próprio tipo de vida, de modo que eu não nunca tive um relacionamento entreito com ele, apenas como concorrente em outras equipes".

"A grande coisa sobre Ronnie é que ele foi um competidor muito combativo. Ele tentava arduamente. Ronnie ainda tinha coisas para aprender e não era um piloto completo. Ele errava algumas vezes, talvez faltasse mais calma e foco no seu objetivo. Mas isto foi algo que estava chegando em seus últimos anos."

ronnie2

"Ronnie foi bastante agressivo no bom sentido. Ele poderia fazer coisas espetaculares do mesmo tipo que Gilles Villeneuve, mas era mais sensível do que Villeneuve. Eu acho que Ronnie tinha mais cabeça do que Villeneuve, ele estava mais no controle."

Esses são pequenos trechos sobre Ronnie Peterson ditas pela campeão mundial John Surtees. Infelizmente existiu uma pequena ligação entre os dois no Grande Prêmio da Itália de 1978.

ronnie3 Acidente no Grande Prêmio da Itália de 1978

Vittorio Brambilla, um dos pilotos da equipe de Surtees na época, sofreu graves ferimentos ao ser atingido na cabeça por um pneu. Muitos acreditaram que o italiano corria risco de morte, enquanto Ronnie poderia sair ileso do acidente. O contrário aconteceu.

"Vittorio era muito atarefado nessa fase. Metade do tempo ele estava testando o novo Alfa Romeo, carro de Formula 1 de Carlo Chiti, que tinha características muito diferentes do nosso carro", completa John.

Com o afastamento de Brambilla, Surtees contratou René Arnoux, mas a falta de dinheiro provocou o encerramento das atividades da equipe. Vittorio se recuperou do acidente e fez aparições na Alfa Romeo nos dois anos seguintes, como projetou Surtees.

Ronnie Peterson entrou para a história como mais uma vítima deste esporte e a comparação com Villeneuve pode ser ainda ampliada: dois pilotos talentosos sem título mundial.

4 comentários:

Daniel Médici disse...

Não sabia dos ferimentos do Brambilla no acidente. Curiosa essa inversão de papéis: no calor dos acontecimentos, fazer prognósticos pode ser arriscado. Lição que, infelizmente, há gente na blogosfera que ainda não aprendeu.

Ron Groo disse...

E há até hoje quem culpe totalmente o Patrese pelo acidente.

Foi um gp triste em Monza.

ziggy-jp disse...

A grande culpa foi da própria pista que subitamente se estreitava antes da primeira chicane.
Uma pena que não vi ele correr, mas ainda bem que na net tem várias corridas disponíveis para download dos anos 70.

Bruno disse...

É mesmo, Ron...muitos pilotos culparam o Patrese pelo acidente...um coisa que ele teve que carregar por alguns anos, assim como Jim Clark em relação ao von Trips.

Ziggy-jp, além da pista, a organização e o atendimento médico ficaram devendo e muito no acidente.