quarta-feira, 21 de abril de 2010

Infográfico: Massa vs. Alonso

Apenas um dos duelos mais esperados nesta temporada, a aguardada mudança de Fernando Alonso para a Ferrari o colocou lado a lado de Felipe Massa. O brasileiro que retornou de um grave acidente no ano passado, mesmo sem vencer ainda, já liderou o mundial de pilotos. Alonso teve melhor sorte ao vencer logo na corrida de abertura, no Bahrein.

Na China neste último final de semana, o espanhol começou a corrida em terceiro e Massa, em sétimo. A distância parece enorme, mas as voltas rápidas entre os dois na qualificação apresentaram uma diferença de pouco mais de dois décimos de segundo. O brasileiro, aliás, assumiu um possível erro na última curva do traçado.

d10chn1396 Com muita perícia, Alonso faz corrida de recuperação

No domingo, Alonso assumiu a liderança logo na largada, ao queimá-la, e superar os dois carros da Red Bull. O próprio piloto confirmou seu erro após a corrida e a penalização veio rápido: uma passagem pelos boxes.

Antes disso, porém, ainda na segunda volta, os dois carros da Ferrari pararam para trocar os pneus. O ritmo não foi bom com os compostos intermediários, pois a pista já secava. No quinto giro, quando muitos pilotos retornavam a estratégia dos pneus slick, Alonso pagava sua punição. Uma volta depois, os dois carros pararam nos boxes.

Realocando as posições dos dois carros, Massa era décimo quinto e Fernando vinha duas posições atrás, mas fazendo voltas de meio a um segundo e meio mais rápidas que seu companheiro de equipe. A recuperação se iniciou com a quebra de Pedro de la Rosa e as ultrapassagens em cima de carros mais lentos, como os da Lotus.

A aproximação de Alonso só foi interrompida ao chegar em Rubens Barrichello. Felipe Massa fez a ultrapassagem e conseguiu abrir um pouco, enquanto o espanhol perdeu segundos preciosos atrás do brasileiro da Williams, que parou para recolocar os pneus intermediários na volta 18.

Uma volta depois, a chuva já era bem mais intensa e a Ferrari se aprontou para receber seus dois carros que estavam muito próximos na pista. Na entrada dos boxes, Alonso se aproveitou do erro de Felipe, colocou o carro de lado e fez a ultrapassagem. Como o trecho é bem estreito, o brasileiro teve que ir pela grama.

Acompanhe abaixo a evolução dos dois pilotos da Ferrari ao longo das 56 voltas da prova. A linha vermelha representa as posições de Fernando Alonso e a azul, Felipe Massa:

posiçõesevoltas

Com a manobra, Alonso ganhou na parada algo perto de sete segundos enquanto Massa ficou esperando a troca do espanhol. Por todo o histórico dos dois pilotos e da notícia que todo mundo espera publicar. muitos tentaram criar polêmica, logo desmentida pela dupla e pela Ferrari:

“Felipe e eu estamos competindo, e sabemos que o interesse da equipe é o mais importante. Sabemos como nos comportar e mostramos isso em outras ocasiões nas primeiras corridas. Definitivamente, não são os duelos na pista que vão criar problemas dentro da equipe. Sei disso por experiência." (Fernando Alonso)

"Eu já expliquei depois da corrida o que aconteceu e acho inútil fazê-lo novamente, mas obviamente há alguém que não quer entender. Se eu falei com Fernando? Claro, como falamos um com o outro todos os dias em que estamos na pista. Nós dois sabemos muito bem o que a Ferrari quer de nós, pilotos, e o que temos de fazer na pista”. (Felipe Massa)

Já estava evidente, então, que Alonso conseguia estabelecer um melhor desempenho na pista de Xangai e voltando à frente de Felipe, teve maior facilidade para continuar recuperando suas posições. Enquanto isso, além da perda de tempo nos boxes, o brasileiro voltou a perder o posto para Barrichello e teve que recomeçar a disputa.

Alonso começou a virar próximo de dois segundos mais rápido que a outra Ferrari e não demorou muito para superar Jaime Alguersuari, Mark Webber, Sebastian Vettel, Michael Schumacher, Adrian Sutil e Vitaly Petrov e ganhar, nos boxes, também a posição de Robert Kubica.

d10chn1669 Alonso abrindo caminho e Felipe tentando ultrapassar a Williams

Após sua quinta parada, a quarta efetiva, e a correta realocação dos carros na pista, Alonso só manteve o ritmo para chegar em quarto lugar, sem muito pressionar a Mercedes de Nico Rosberg.

Acompanhe a diferença entre os tempos de volta de Felipe Massa e Fernando Alonso no gráfico abaixo. Com raras exceções, Massa só foi mais rápido em voltas de entrada e saída dos boxes e quando o safety car esteve na pista:

tempoevolta

Vale lembrar que os dois pararam nas mesmas voltas para troca de pneus: 2, 6, 19 e 38.

Felipe Massa, mesmo com um ritmo pior que Alonso, teve força ainda para ultrapassar Barrichello, Jaime Alguersuari e Michael Schumacher e garantir a nona colocação, somando dois pontos apenas e despencando da liderança para o sexto lugar no mundial.

Após ótima corrida, Alonso ficou com o terceiro lugar na classificação com 11 pontos atrás do novo líder, Jenson Button.

Nenhum comentário: