domingo, 4 de abril de 2010

Dobradinha da Red Bull na Malásia

Numa prova bem movimentada, a Red Bull finalmente obteve sua primeira vitória na temporada. Depois dos problemas mecânicos nas duas primeiras provas, Sebastian Vettel foi absoluto e venceu o Grande Prêmio da Malásia.

Vettel bandeirada MAL

Vettel vence a primeira em 2010

Mark Webber completou a festa da RBR ao chegar na segunda colocação. Primeira dobradinha da equipe dos energéticos no ano, mostrando que muitas outras poderão vir durante o campeonato. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, fechou o pódio com a terceira posição.

Corrida

A chuva que muitos esperavam não veio e a largada foi dada com pista seca. Saindo da terceira posição, Vettel surpreendeu a todos ao largar muito bem, tomando assim o primeiro lugar de seu companheiro de equipe.

Largada MAL

O pulo de Vettel na largada

Enquanto isso, no fundo do pelotão, McLaren e Ferrari vinham tentando ganhar posições. Lewis Hamilton mais uma vez deu espetáculo ultrapassando seus adversários que vinham pela frente. Massa, Alonso e Button não conseguiam acompanhar o inglês e foram perdendo contato.

No pelotão intermediário a briga era muito boa. Destaque para Hamilton e Petrov que travaram um ótimo duelo. O inglês ganhou a posição após um erro do russo, mas o jovem piloto da Renult se recuperou e deu o troco. No fim ele acabou não resistindo a pressão do campeão mundial de 2008.

Jenson Button, que vinha atrás, foi o primeiro a parar, trocando o composto macio pelo duro e permanecendo assim até o fim. Felipe Massa, Fernado Alonso e Lewis Hamilton começaram a prova com os pneus duros, por isso foram os últimos a fazerem o pit stop. Por permancer mais tempo na pista, acabaram ganhando vantagem em relação aos demais carros.

Hamilton, Massa, Button MAL

McLaren e Ferrari abrem caminho

Na frente, Vettel e Webber não sofreram ameaças em momento algum. Rosberg, que vinha na terceira colocação, também não foi incomodado, assim como Kubica no quarto lugar.

Na parte final da prova, Button com os pneus desgastados tentava segurar Massa. Alonso, que tinha pneus novos, se aproximava dos dois com rapidez. Restou ao brasileiro tentar a ultrapassagem pra cima do piloto da McLaren. Com uma bela manobra, Felipe deixou o atual campeão para trás e assumiu o sétimo lugar

Foi a vez do bicampeão pressionar o inglês, mas sem sucesso. Na última volta, ao tentar ultrapassar, o motor da Ferrari do espanhol não aguentou. Fim de prova para Fernando Alonso.

Adrian Sutil, que realizou um ótima corrida com sua Force India, ainda teve que segurar o ímpeto de Lewis Hamilton, que vinha com mais ação logo atrás.

No fim, dobradinha mais do que merecida da Red Bull, com Sebastian Vettel em primeiro e Mark Webber em segundo. Para a alegria dos alemães, Nico Rosberg deu o primeiro pódio para a equipe Mercedes na temporada ao chegar na terceira colocação.

Webber, Newey e Vettel

Mark Webber, Adrian Newey e Sabastian Vettel na festa do pódio

Robert Kubica, da Renault, mostrou seu potencial mais uma vez, conquistando a quarta posição. Adrian Sutil levou a Force India ao quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, em sexto.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, terminou a prova no sétimo lugar e mesmo sem vencer na temporada, assumiu a liderança do campeonato. Jenson Button, da McLaren, Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, e Nico Hulkenberg, da Williams, fecharam os dez primeiros do Grande Prêmio da Malásia.

Classificação final

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s8
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s5
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s5
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 21s0
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 23s4
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s0
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 37s9
9°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s6
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s3
11°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min18s9
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
15°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 5 voltas

Abandonaram

Heikki Kövalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)

6 comentários:

Marcelonso disse...

Leandro,


Achei a corrida morna,teve disputas até um certo tempo,mas não foi aquela Brastemp.

Red Bull finalmente confirma na prática seu potencial vencedor,Vettel foi muito bem.

abraço

Net Esportes disse...

O Vettel deu azar nas duas primeiras corridas, se não der esse azar vai levar o título desse ano .... pois está mais do que claro que largar na frente (apesar de nenhum pole-position ter vencido ainda) ou fazer uma excelente largada (Vettel hoje e Alonso na primeira prova) são fundamentais para se vencer a corrida sem chuva e com apenas uma troca de penus ..... ou seja, dentro da normalidade a Red Bull se continuar largando na frente, não der azar e não tiver condições adversas não perde de jeito nenhum .....

Ridson de Araújo disse...

Corrida foi boa, foi bom para se ver que ainda existe irregularidade, quebras e ultrapassagens no vácuo.

Daniel Médici disse...

Caro Leandro,

De fato foi uma corrida que mostrou o real potencial da Red Bull, que entra de vez (como favorita?, eis a questão) na briga pelo campeonato.

Apenas uma pequena correção: Vettel enfrentou problemas mecânicos no GP do Bahrein, mas não chegou a abandonar a prova. Cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Seu único abandono até o momento foi no GP da Austrália.

Ron Groo disse...

Foi a primeira vez que vi uma corrida na Malásia, no seco, que me agradasse.

E com uma vitória incontestável do Vettel.

Com direito a um moonwalker do 1B e um motor do asturiano safado indo pro saco.

Leandro Montianele disse...

É verdade, Daniel.
Gafe da minha parte. O que o sono da manhã não faz...rsrsrs
Valeu!!