domingo, 4 de abril de 2010

Malásia, Corrida - Comentários e Fotos

Confira a opinião dos pilotos após o GP da Malásia:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes
"No começo foi muito difícil. Eu fui para o lado externo da curva e não era a melhor posição para estar. Então perdi posições e fiquei preso atrás de Fernando (Alonso), que eu não pude ultrapassar. A opção de pneus foi difícil nas primeiras voltas porque eu estava com pouca aderência. Eu não podia ultrapassar e perdi muito tempo, então decidi trocar os pneus e voltar com pista livre para andar rápido. Depois, foi difícil segurar carros que eram até dois segundos mais rápidos que o meu. Felipe (Massa) eventualmente conseguiria a ultrapassagem. Fernando (Alonso) tentou algumas vezes, mas consegui me defender bem e, mais tarde, seu carro simplesmente parou. Eu não sei o que aconteceu a ele, mas nós tivemos uma boa luta. Mas é bom conquistar alguns pontos novamente".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes
"Eu tive um ótimo início, conseguindo passar vários carros na primeira volta. Consegui passar boa parte da corrida com meu primeiro jogo de pneus e quase foi possível passar Sebastian Vettel após sua parada. Depois da minha parada, eu tentei o meu melhor para passar Adrian Sutil, mas ele foi muito inteligente usando o lado limpo da pista. Ele fez uma fantástica corrida, na verdade. Para quem foi o 20º colocado no grid, chegar em sexto foi um resultado brilhante. Não dava para pedir mais. No fim das contas, estou feliz com a minha corrida. A equipe realmente mereceu o resultado e agora estamos mais próximos no campeonato de construtores".

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas
"Foi uma pena que eu não tenha conseguido terminar a corrida, mas infelizmente uma porca na roda traseira esquerda estava solta. De repente, o carro ficou muito instável e eu mal conseguia dirigir. Inicialmente eu pensei que era alguma coisa com a suspensão, mas ao parar e olhar o carro ficou evidente que o problema era uma porca. É algo bastante incomum e nos testes nunca tivemos problemas com isso. Mas, no fim, isso é corrida. Não faz sentido ficar com raiva por isso, é algo que precisamos aceitar como parte do jogo e seguir adiante. Ao menos Nico (Rosberg) conseguiu nosso primeiro pódio da temporada e eu estou feliz por ele e pelo time".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas
"Foi um fantástico resutado hoje para nosso time conseguir o primeiro pódio da temporada. Eu quero agradecer a todo o time por todo o trabalho duro que tivemos neste fim de semana e durante o inverno. Este resultado é o início de uma recompensa de diversas coisas. É ótimo sentir a sensação do pódio novamente e ter muito apoio dos fãs aqui na Malásia. Meu início não foi tão bem hoje e, quando estava em terceiro, sabia que seria difícil acompanhar o ritmo dos líderes. Eu sofri um pouco com as opções no começo da corrida, o que permitiu a Robert Kubica permanecer próximo. Mas, assim que troquei meus pneus, eu me senti confortável com o carro e pronto para guiá-lo para o terceiro lugar. Foi um ótimo fim para um fim de semana de muito trabalho".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing
"Que dia! Consegui um bom início ao passar Nico (Rosberg). Depois eu estava apto a passar Mark (Webber). Na curva um, eu tinha uma vantagem, então eu a aproveitei e fiz a ultrapassagem. Nós estamos aqui para lutar, mas você deve sempre manter o respeito e acho que nós respeitamos um ao outro. Se Mark estivesse em minha posição, estou certo de que ele faria o mesmo. Depois disso, o desafio era distanciar de nossos adversários. Eu podia ver que Mark e eu tínhamos o mesmo desempenho. Ele estava um pouco mais rápido no início, mas eu estava tentando preservar meus pneus. A segunda perna foi extremamente longa e é muito quente aqui - eu não parei de suar. Isto é muito físico e em alguns momentos eu estava esperando por chuva apenas para refrescar. Ontem foi extremamente difícil com as condições, mas hoje ficou muito seco. Nós temos um carro magnífico e a chave mais uma vez foram os pneus. É um resultado ótimo para nós após duas corridas em que não terminamos onde gostaríamos. Agradeço ao time e sigo relaxado para o restante da temporada, que é longa. Estou muito feliz pela dobradinha que fizemos".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing
"Hoje em dia, sabemos que a primeira parte da corrida é crucial. Na primeira curva, eu não sabia onde Nico (Rosberg) estava, então eu freei tarde. Tanto Sebastian (Vettel) quanto eu estávamos no limite para fazer a primeira curva. Eu tive uma saída melhor na curva dois e a briga continuou na curva quatro. Nós tivemos uma conversa com Christian (Horner, chefe de equipe) no início da corrida e ele disse: "Meninos, se comportem". Então nos comportamos. O espírito e a química em nossa equipe é algo muito forte. Você vê que hoje foi uma boa luta entre Sebastian e eu. Isto poderia ter ocorrido de outra maneira, mas ele mereceu a vitória. Uma dobradinha para nosso time é sensacional. Os carros correram muito bem e foi bom voltar a estar onde queríamos, após duas corridas em que isso não aconteceu. Nós tivemos um ótimo fim de semana".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro
"Considerando tudo, fizemos um bom trabalho nestas três primeiras corridas, como prova o fato de estarmos liderando ambos os campeonatos. Entretanto, ainda faltam 16 etapas, e sabemos que há muito espaço para melhoria em termos de performance e confiabilidade do carro. Tendo em vista nossa posição de largada, o sétimo lugar provavelmente é o melhor que poderíamos esperar. Tentamos adiar ao máximo a troca de pneus, também porque sempre choveu à tarde nos últimos dias, e se tivesse acontecido hoje, teríamos conseguido explorar qualquer oportunidade. Infelizmente, a chuva não veio. Os pneus macios estavam mais rápidos, mas no início, a pista provavelmente não tinha borracha suficiente para que eles funcionassem da melhor maneira possível, então nossa estratégia foi correta. O duelo com Button foi bastante complicado: nas retas, ele sempre conseguia se distanciar, mas quando cometeu um erro na última curva, pude me aproximar o suficiente para ultrapassar na freiada da curva 1. A corrida de hoje prova a necessidade de lutar em todas as voltas do campeonato: temos muito trabalho a fazer, portanto precisamos nos manter focados e não diminuir nosso esforço.

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro
"Foi um fim de semana muito difícil. Cometemos um grande erro na classificação de ontem, e hoje na corrida, tive de abandonar com um problema no motor. Minha prova foi complicada desde a largada: descobri que tinha um problema na caixa de câmbio e tive de pilotar sem embreagem praticamente o tempo todo. Tentando olhar o lado positivo, pelo menos a falha do motor só me custou dois pontos. Poderia ter sido muito pior se eu estivesse na liderança. Vendo o que ocorreu nos dias anteriores, fazia sentido esperar chuva, então alongamos ao máximo o primeiro stint, mas infelizmente, não aconteceu. Hoje, demos um pequeno presente à Red Bull: se tivéssemos nos classificado normalmente, certamente teríamos dificultado a vida deles. Não estou preocupado com a quebra do motor, pois nossos engenheiros têm experiência e capacidade suficiente para resolver esta situação. Considerando tudo o que ocorreu, podemos ficar orgulhosos do que fizemos na corrida e olhar com confiança para o próximo GP, que tentaremos vencer".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams
"Eu não sei o que aconteceu na largada, ainda vou ver com o time. Depois da largada fui para a última posição. Tentamos uma estratégia diferente para brigarmos pelos pontos, mas nosso carro não estava competitivo. Nós perdemos uma boa oportunidade hoje".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams
"Conseguimos um ponto hoje, talvez porque nosso carro era mais confiável. Mas isto é corrida. Foi uma corrida difícil porque nós apenas não conseguimos pegar o ritmo. Eu queria que estivessemos melhores, mas nós temos que trabalhar ainda para alcançar as demais equipes".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team
"Foi outra corrida proveitosa e o carro esteve consistente, com bom ritmo durante toda a tarde. O início da corrida foi muito importante porque eu consegui ficar a frente de Nico Hulkenberg na curva um, e depois consegui uma boa saída na curva dois, o que me ajudou a superar Adrian Sutil. Depois disso, tentei abrir uma boa distância para os carros atrás de mim, mas não foi possível chegar em Nico Rosberg. O quarto lugar é um bom resultado e nos dá pontos importantes".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team
"A primeira metade da corrida foi ótima e divertida. Eu aproveitei a luta com os carros próximos a mim, especialmente a batalha com Lewis Hamilton. Depois, no meio da corrida, o carro apenas parou e eu pensei que era algum problema com a caixa de câmbio. Estou decepcionado com o abandono, mas agora eu tenho mais experiência e aprendi muito sobre lidar com os pneus, o que vai me ajudar para a próxima corrida".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team
"A corrida foi emocionante e o quinto lugar no final foi um ótimo resultado. Esperava por uma boa prova, já que ficamos perto nas duas últimas, mas a falta de sorte nos impediu de pontuar. No geral, foi um desempenho bom da equipe. Tinha Lewis próximo no final, mas sabia que se eu não errasse, não teria problemas, então apenas tentei me concentrar. Estava forçando, é claro, mas tinha tudo sob controle".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team
"Fiz uma boa largada, de décimo estava em sétimo e tinha um bom ritmo, embora estivesse preso atrás de Hulkenberg. Tive problemas para ultrapassar, mesmo estando mais rápido, mas estávamos otimistas. Infelizmente, tive um problema com o acelerador na volta 12. Não entendemos exatamente o que foi, mas perdemos tração e foi o fim. É decepcionante para mim, mas estou satisfeito com o fato de Adrian ter marcado muitos pontos, que nos ajudam no campeonato de construtores".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso
"Esta corrida não foi tão boa para mim. Após uma boa largada, minha asa dianteira ficou danificada na primeira volta, quando me toquei com Kobayashi. Com isso, perdi aderência e o carro saiu muito de frente. Acabei fazendo a maior parte da corrida com a asa danificada, mas quando trocamos, consegui fazer bons tempos, porém era tarde demais. De qualquer maneira, a estratégia de uma parada não estava prevista para mim, já que fiz dois stints com pneus opcionais. No geral, estas duas corridas em uma semana não foram boas para mim, mas podemos ficar otimistas para Xangai, já que todo o pacote, o carro e a equipe parecem ter dado um passo à frente este fim de semana. E parabéns ao Jaime por seus primeiros pontos na Fórmula 1".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso
"Estou muito feliz por ter pontuado hoje, e tenho de admitir que não esperava conseguir isso tão cedo na temporada. Um grande agradecimento a todos na equipe, que trabalharam duro para conseguir este resultado. Passo a passo, tenho melhorado meu desempenho, mas este fim de semana foi muito duro porque eu não conhecia a pista. Gostei desta corrida, principalmente as disputas que tive com os outros. Acho que aprendi um pouco sobre a arte de brigar com Michael no fim de semana passado em Melbourne. No final, fiquei um pouco preocupado com a durabilidade dos pneus, já que estava com os macios, mas eles não se desgastaram. É muito satisfatório e me sinto mais confiante para as próximas etapas".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing
"Fizemos uma boa largada, mas fui tocado por Glock na segunda volta, o que me fez rodar, e a partir daí minha corrida ficou comprometida. Apesar disso, terminei a prova e mostramos que nosso foco na confiabilidade tem dado resultados".

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing
"Foi uma corrida muito positiva para nós, apesar dos problemas. Minha largada não foi fantástica e caí imediatamente para trás. Depois disso, entrei no ritmo, mas comecei a ter alguns problemas. Tentei passar di Grassi, mas toquei na asa dianteira dele e danifiquei meu pneu traseiro esquerdo, então tive de ir para os boxes. Mesmo com os problemas, o carro estava competitivo e me senti muito confortável. Comparado às outras novas equipes, a nossa está muito competitiva, então não vou deixar esta corrida me chatear".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team
"Estou incrivelmente feliz por ter terminado minha segunda corrida hoje, após nossa estréia difícil no Bahrain. Tentei ficar longe dos problemas e parei na volta 17. Na 45, tive um bom momento, passando a Lotus de Trulli. Terminar foi muito difícil hoje, mas estou feliz por ter conseguido".

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team
"Está todo mundo contente, porque não deixa de ser um feito para uma equipe que não fez a pré-temporada e começou o campeonato com tantos problemas. Mas como todos, quero ir para frente. Não podemos nos contentar apenas em terminar as provas. Estava muito ruim nas freadas. Como não tinha o mesmo ritmo, ainda precisei ficar atento o tempo todo para facilitar as ultrapassagens. Precisamos trabalhar bastante nessa área. Mas espero que tenhamos pelo menos algumas coisas novas daqui a duas semanas na China. Quero aproveitar este pequeno espaço de tempo até a corrida em Xangai para retomar as atividades físicas e treinar um pouco de kart".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team
"Claro que é decepcionante não ter competido nesta corrida. Você se prepara para este GP o ano inteiro por causa do desgaste físico, e quer participar dele. A falha foi incomum, inesperada e uma falta de sorte".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team
"O abandono foi uma surpresa para mim. Perdi potência repentinamente após a curva 1. É muita falta de sorte. Hoje eu estava em uma boa posição para brigar por pontos, apesar de ter perdido duas posições na largada, Rubens Barrichello ficou parado na minha frente quando as luzes se apagaram. É uma pena eu ter abandonado a prova de hoje, mas agora temos de nos concentrar na próxima, na China, e fazer melhor".

#24 Timo Glock - Virgin Racing
"Tive uma boa largada e as primeiras voltas foram muito divertidas, com muitas disputas acontecendo. Fiquei atrás de Jarno, e em geral, estava mais rápido do que ele. Tentei ultrapassar, mas travei as rodas traseiras e infelizmente nos tocamos. Foi um erro meu. Mas é ótimo que Lucas tenha terminado a corrida, e na frente da Lotus, o que é bom para a equipe. Espero que na próxima prova os dois carros possam terminar".

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing
"Foi bastante cansativa. Física e mentalmente. Mas foi uma corrida boa. Consegui ganhar cinco posições na primeira volta e o carro estava muito bom. No início da corrida, o ritmo estava muito bom e continuamos andando forte na segunda metade da prova, apesar de ter perdido um pedaço da asa dianteira no toque com Heikki. Estávamos bem à frente das outras equipes novas, e pudemos administrar no final para que nada atrapalhasse nosso resultado hoje. Foi uma longa espera e tivemos momentos difíceis nos últimos meses, mas sabemos que estamos progredindo e podemos conquistar mais. Vínhamos sofrendo com problemas mecânicos, depois hidráulicos, e demos um grande passo à frente hoje. Mostramos hoje que somos competitivos, e é uma ótima sensação saber que nossa luta começou de fato. Agora é questão de melhorar cada vez mais a confiabilidade e a performance do carro".

Nenhum comentário: