sábado, 17 de abril de 2010

China, classificação - Comentários e fotos

Scuderia Toro Rosso

Jaime Alguersuari, 12º (foto)
"Estamos nos aproximando do Q3 e eu acho que nós fizemos um bom trabalho neste fim de semana, especialmente porque é minha primeira vez nesta pista. Eu espero ter uma boa corrida amanhã, já que o carro está funcionando bem, tendo consistência e nós esperamos estar melhores do que na Malásia. Nós vamos ter que esperar e ficar atentos ao clima. Mas eu acho que tenho uma chance realista de marcar pontos amanhã, independente do dia estar seco ou molhado. Então eu prefiro que não chova".

Sebastien Buemi, 13º
"Eu não tive problemas em voltar ao carro após o que aconteceu ontem, mas com certeza o perda de tempo para ficar na pista me afetou. De todo modo, a equipe fez um bom trabalho para reconstruir o carro, então pude correr sem problemas hoje. Para ser honesto, eu estava esperando uma melhor posição no grid, mas isto é compreensível quando você não treina na sexta-feira. Para a corrida, nós fizemos um acerto que deve funcionar mesmo se a chuvar cair. A posição 13 não é tão longe dos pontos, então vamos esperar e ver o que podemos fazer".

AT&T Williams

Rubens Barrichello, 11º (foto)
"Tudo esteve ok na classificação para nós. Apenas foi uma pena que ficamos fora do Q3 no último minuto. Tudo é tão próximo neste momento e, se você pensar sobre isso, foi nossa melhor classificação em termos de nos aproximarmos dos melhores carros. Foi uma ótima volta e eu estou feliz pelo que fiz nesta tarde".

Nico Hulkenberg, 16º
"Nós tivemos momentos difíceis nas sessões de treina e a 16ª posição obviamente não era o que eu estava esperando. Minha última volta não foi perfeita porque eu cometi um erro na última curva que me custou algum tempo. Eu acho que provavelmente teremos chuva amanhã e eu estou olhando isso de forma positiva".

Vodafone McLaren Mercedes
Jenson Button, 5º (foto)
"Tive alguns problemas com o carro nas duas primeiras partes da classificação. Na Q3, no entanto, estava muito melhor, mas era um pouco tarde demais: o equilíbrio parecia diferente, e tive de me virar. Mas não foi uma volta ruim, é apenas um pouco frustrante que tenha levado tempo na classificação para chegarmos ao equilíbrio certo. Mas quinto é bom e teremos um carro competitivo na corrida amanhã. Provavelmente deve chover, então o acerto que temos talvez seja muito bom no molhado".

Lewis Hamilton, 6º
"Estou um pouco desapontado, queríamos a pole hoje, e talvez pudéssemos conseguir, não sei o que aconteceu na Q3. Os pneus estavam bons, praticamente iguais aos da Q1 e Q2, quando o carro estava ótimo, mas na Q3 o carro começou a balançar muito. Fomos os mais rápidos durante todo o fim de semana, mas sexto foi o melhor que pude fazer na Q3. Acho que tínhamos a obrigação de estarmos mais à frente no grid, mas iremos brigar para melhorar ao máximo amanhã. Estou certo de que será uma boa corrida".

BMW Sauber F1 Team
Kamui Kobayashi, 15º (foto)
"Pessoalmente, estou feliz com a volta que fiz. Não peguei tráfego, fiz o melhor que podia e consegui o que era possível. Temos áreas onde precisamos melhorar e iremos melhorar. No geral, ainda não temos aderência suficiente, a estabilidade nas freiadas não está perfeita e meu carro tende a sair de frente. Estou muito ansioso para a corrida de amanhã e com muita vontade de terminar novamente. A previsão do tempo diz que há uma boa chance de chover. Isso pode tornar a corrida emocionante. Gosto de pilotar no molhado, embora a visibilidade sempre seja um problema".

Pedro de la Rosa, 17º
"Minha primeira tentativa com os pneus macios na Q2 não foi boa, mas a última volta foi muito boa até eu cometer um erro antes da curva 14. Travei as rodas traseiras e isso me custou quase meio segundo. Terminar duas posições à frente era uma realidade, mas não mais que isso. O carro estava bem equilibrado, então não há nada a reclamar. Não usamos nosso sistema da nova asa traseira na classificação porque queremos continuar testando-o".

Virgin Racing
Timo Glock, 19º (foto)
"Foi uma boa classificação para nós, estou feliz, apesar de não ter tido uma volta limpa. No primeiro jogo de pneus, peguei tráfego com Rubens (Barrichello) fazendo uma volta de desaceleração, então isso frustrou aquela tentativa. Com uma primeira volta adequada, acredito que eu poderia ter melhorado mais na segunda, mas no geral estou satisfeito, é importante estar na frente da Lotus novamente. Tenho de admitir que na sexta-feira as coisas pareciam difíceis para nós, mas foi uma boa demonstração do que a equipe é capaz. Com os engenheiros, conseguimos melhorar bastante o carro durante a noite, os mecânicos fizeram um bom trabalho. Até agora, nosso fim de semana tem sido sem problemas, então vamos esperar e ver que possibilidades teremos amanhã".

Lucas di Grassi, 22º
"Não foi uma boa classificação para mim. O carro se comportou como esperávamos e está tendo um bom desempenho. Em relação à confiabilidade, tudo está bem. Fui muito rápido nos dois primeiros setores, mas cometi um erro que me custou três ou quatro décimos. Como resultado, perdi duas ou três posições no grid. O importante é terminar a prova de amanhã como a melhor das novas equipes novamente, então vamos ter o melhor desempenho possível e ver quais oportunidades irão aparecer para tirar vantagem".

Scuderia Ferrari Marlboro
Fernando Alonso, 3º
"Neste momento, eu diria que este resultado é reflexo de nosso potencial na classificação. As Reb Bulls estavam imbatíveis, mas isto não é uma surpresa porque eles sempre são fortes no sábado. Eu estou feliz com a maneira que as coisas aconteceram. Terceiro lugar é uma boa posição para iniciar a corrida. Nós podemos fazer mais e espero terminar no pódio. Hoje eu estava me sentindo mais confortável com os pneus duros. Estou feliz com os benefícios do novo pacote aerodinâmico. A equipe está trabalhando bem, com uma clara filosofia de que os pontos estão na corrida, não na classificação. Se chover, muito dependerá de quando os pneus precisarão ser trocados. Fazer a escolha certa e na hora certa pode render a vitória. Mas se errar você pode perder tudo. É difícil dizer o quanto somos competitivos na chuva, porque durante os testes de inverno nós nunca testamos com as pistas em condições assim e com a mesma carga de combustível. Porém, na Austrália, tudo correu bem".

Felipe Massa, 7º (foto)
"Eu estou um pouco desapontado porque eu não consegui fazer uma volta limpa no Q3 durante minha última tentativa. Infelizmente eu cometi um erro na última curva que me custou alguns décimos. Eu estava fazendo uma volta que me colocaria entre o top 5. Pode chover amanhã, então há uma chance de mudar a ordem das coisas, mas é claro que largando em sétimo vai ser difícil brigar pelas primeiras posições. Vai ser muito importante conseguir uma boa largada e ganhar algumas posições imediatamente".

Renault F1 Team
Robert Kubica, 8º
"Foi um bom treino de classificação, talvez o meu melhor neste ano em termos de pilotagem, e eu fiquei satisfeito em especial com as minhas voltas no Q3. Se ontem tivessem me falado que eu largaria em oitavo teria ficado feliz. É um bom resultado e nos coloca em uma boa posição para marcar pontos".

Vitaly Petrov, 14º (foto)
"Estou feliz com o meu desempenho, é o meu melhor resultado em uma classificação com pista seca, apesar que meu objetivo era estar no Q3, como o Robert mostrou. No geral, as coisas estão no rumo certo para mim, a minha pilotagem está evoluindo e estou ficando mais confortável com o carro".

Mercedes GP Petronas
Nico Rosberg, 4º
"O quarto lugar é uma surpresa e eu estou muito feliz com o passo a frente que demos neste fim de semana. Nós realmente conseguimos tirar o máximo do carro na classificação e eu tenho trabalhado bem com o engenheiro e a equipe para melhorar o carro e conseguir o melhor acerto. Nós não pensamos que estaríamos tão longe no grid hoje porque não estávamos bem no treino da manhã se comparado à McLaren. Mas estar no mesmo nível da Ferrari mais rápida e próximo às Red Bulls é muito satisfatório. É um bom passo para nós e estamos bem colocados para amanhã".

Michael Schumacher, 9º (foto)
"Eu estou obviamente frustrado com a minha classificação. Em alguns pontos da pista eu apenas não estava rápido o suficiente. Eu realmente não consegui encontrar o melhor acerto do carro para o fim de semana. É difícil estar otimista para amanhã com a minha posição no grid, mas eu já tive algumas boas largadas e muitas coisas acontecem nas corridas de F1. Nós podemos conseguir alguns pontos e eu vou em busca disso".

Lotus Racing
Jarno Trulli, 20º
"Isto foi uma pena porque eu acho que poderia ter sido mais rápido, mas o forte vento jogou contra e não estava fácil aqui. Tive algumas dificuldades, mas depois de ter três boas sessões de treino eu estou esperando por uma boa corrida amanhã".

Heikki Kovalainen, 21º (foto)
"Tudo estava ok hoje, mas eu não consegui uma volta perfeita. Os primeiros dois setores foram tudo bem, mas antes da reta eu não conseguia encontrar a melhor saída e acho que eu perdi cerca de três décimos ali. O vento estava dificultando as coisas hoje, principalmente quando precisávamos frear. A corrida amanhã vai ser melhor para nós".

Red Bull Racing
Sebastian Vettel, 1º (foto)
"Foi um dia duro. Não estava feliz ontem e esta manhã, já que Mark estava um pouco mais rápido do que eu. Fizemos algumas mudanças, deixando o acerto mais parecido com o do carro de Mark, mas ainda assim estava extremamente difícil. Sofri no primeiro setor, mas depois consegui um tempo rápido e acho que demos um bom passo à frente. Encontrei um traçado melhor que funcionou, lembrando de coisas do ano passado. Perdi um pouco o caminho no treino desta manhã, mas tive duas voltas muito boas na Q3. Acho que a primeira já teria sido um bom tempo, mas eu entrei muito aberto na última curva. A segunda foi melhor, foi uma volta fantástica. Conseguimos a quarta pole consecutiva para a Red Bull. Estamos provando que temos um carro muito bom, não importa qual o circuito. Estou satisfeito com hoje. Agradeço aos mecânicos, já que eles não almoçaram por causa de todas as mudanças que tivemos de fazer entre o treino livre e a classificação".

Mark Webber, 2º
"No terceiro treino, as coisas começaram a me favorecer e foi uma boa briga entre Sebastian e eu . Ele fez um bom trabalho na Q3. Estou na primeira fila, que não é uma posição ruim para largar. É um grande crédito para a equipe por termos feito a dobradinha, após fazer o mesmo em Melbourne. Isso é muito positivo. Agradeço aos mecânicos também. Estamos prontos para um GP interessante amanhã, estou ansioso".

Force India F1 Team
Adrian Sutil, 10º (foto)
"Outra classificação na Q3 para nós, acho que podemos ficar satisfeitos com isso. Novamente, décimo. Conheço muito bem essa posição das corridas na Austrália e Bahrain. O carro está se comportando bem e estamos felizes com o equilíbrio que temos. Está um pouco difícil no setor intermediário, já que não há aderência, então o carro saiu um pouco de traseira e é difícil pilotar no limite. Mas do ponto de vista da equipe, podemos ficar ansiosos para a corrida de amanhã. Acho que nossa simulação foi muito boa na sexta-feira".

Vitantonio Liuzzi, 18º
"Fomos rápidos de manhã, o carro estava reagindo bem às mudanças e parecia ter um bom ritmo. Novamente, pela terceira vez em quatro corridas, eu peguei tráfego, mais uma vez um carro da Williams e um da Hispania. Mas assim são as coisas, acontece, temos de ver o porque e trabalhar nisso. Amanhã, acho que estamos bem para a corrida, já que temos velocidade em long runs, mas quando você larga em 18º, isso dificulta bastante sua vida. Estamos todos otimistas e vamos continuar forçando independente do que acontecer".

Nenhum comentário: