domingo, 7 de março de 2010

Guia F1 - Temporada 2010

A saída de Max Mosley da presidência da FIA, para muitos, simboliza uma nova página na rica história da Fórmula 1. Os escândalos e ameaças de cisalhamento da categoria, tão constantes em outros anos, foram deixados para trás e a temporada 2010 promete ser muito movimentada. E melhor, na pista.

Principais Alterações no Regulamento
Para a corrente temporada, alterações serão implementadas, como forma de melhorar o espetáculo e reduzir custos, ideal que ficou evidente nos últimos meses, com a saída da Honda, Toyota, BMW e venda de boa parte da Renault. Entre as principais alterações:

a) Fim do Reabastecimento: se antes as corridas eram decididas nas paradas nos boxes, a tentativa é romper com esse pensamento. Vale salientar, que as paradas para troca de pneus continuam válidas. Outro fator que pesou nesta decisão, foi o lado financeiro. Como consequência de tal medida, os carros ganharam tanques maiores e uma nova distribuição de peso.

b) Grid Cheio: o número de carros participantes para cada corrida, foi expandindo de 20 no ano passado, para, possivelmente, 26. Serão quatro novas equipes, que contarão com o retorno da Cosworth como fornecedora de motores na categoria.

c) Nova Pontuação: medalhas? Número de vitórias? Nada disso. Para esta temporada, a Fórmula 1 mantém a tradição de declarar o campeão como sendo o piloto com mais pontos acumulados, mas o novo sistema será mais amplo, premiando os dez primeiros colocados de cada Grande Prêmio. Na ordem, o primeiro computará 25 pontos, o segundo colocado, 18 e o terceiro 15. A sequência continua com 12-10-8-6-4-2-1.

d) Qualificação: o carro mais rápido largará na frente. O esquema continua como no ano passado, com a classificação para a corrida, decidida aos sábados, dividida em três baterias. Na primeira, os sete mais lentos são eliminados, assim como na segunda, e na "super pole", os 10 mais rápidos vão para a pista, mas com pouco combustível, suficiente para poucas voltas rápidas. Os pneus utilizados por estes 10 carros, serão os mesmos utilizados na largada, enquanto os outros carros poderão usar um jogo novo.

Lançamentos dos Carros
Antes dos carros irem para a pista, as equipes mostraram seus novos trabalhos, apresentaram pilotos e novos parceiros. Através de uma ordenação cronológica, segue o calendário de lançamento e mais informações:

28/01 - Ferrari - Detalhes
29/01 - McLaren - Detalhes
31/01 - Renault e Sauber - Detalhes
01/02 - Toro Rosso e Mercedes - Detalhes
01/02 - Williams - Detalhes
03/02 - Virgin - Detalhes
09/02 - Force India - Detalhes
10/02 - Red Bull - Detalhes
12/02 - Lotus - Detalhes
04/03 - Hispania - Detalhes
Sem data definida - USF1 e Stefan*

*Entenda o caso da Stefan GP e sua vontade de assumir um lugar entre as equipes para a temporada, clicando aqui.

Por Dentro das Equipes
Há uma semana para o início do mundial, a FIA divulgou a listagem dos inscritos para a disputa deste ano. Então, um pequeno passeio pelas equipes envolvidas na atual temporada, incluindo Stefan GP e USF1, não confirmadas. Um pouco do passado, presente e das expectativas para o campeonato:

Williams
Mercedes GP
Ferrari
BMW-Sauber
Toro Rosso
Lotus
Renault
Virgin-Manor
Hispania
Stefan GP

Pré-Temporada
Mantendo a regra do ano passado, os testes durante a temporada continuam bem restritos, e a melhor saída foram os treinos coletivos no mês de fevereiro, todos realizados na Espanha.

Valência (01-02 até 03-02): Primeiro dia - Segundo dia - Terceiro dia

Jerez de la Frontera (10-02 até 13-02): Primeiro dia - Segundo dia - Terceiro dia - Quarto dia

Jerez de la Frontera (17-02 até 20-02): Primeiro dia - Segundo dia - Terceiro dia - Quarto dia

Barcelona (25-02 até 28-02): Primeiro dia - Segundo dia - Terceiro dia - Quarto dia

Calendário
Este ano, serão 19 etapas, sendo que as novidades ficam por conta do possível GP da Coréia do Sul, que ainda precisará ser catalogado junto a FIA, antes de confirmar sua realização e a volta do Canadá ao calendário. Outra alteração, já tradicional, é a troca da sede do grande prêmio na Alemanha, que volta para Hockeinheim neste ano.

A lista é a seguinte, com o horário de Brasília para a largada:

14 de março - Bahrain, Sakhir - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

28 de março - Austrália, Melbourne - 3:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

04 de abril - Malásia, Sepang - 5:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

18 de abril - China, Xangai - 4:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

09 de maio - Espanha, Barcelona - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

16 de maio - Monaco, Monte Carlo - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

30 de maio - Turquia, Istambul - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

13 de junho - Canadá, Montreal - 13:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

27 de junho - Europa, Valência - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

11 de julho - Grã-Bretanha, Silverstone - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

25 de julho - Alemanha, Hockenheim - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

01 de agosto - Hungria, Hungaroring - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

29 de agosto - Bélgica, Spa - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

12 de setembro - Itália, Monza - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

26 de setembro - Cingapura, Cingapura - 9:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

10 de outubro - Japão, Suzuka - 3:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

24 de outubro - Coréia do Sul, Yeongam - 5:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

07 de novembro - Brasil, Interlagos - 14:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

14 de novembro - Abu Dhabi, Yas Marina - 11:00 - Traçado - Cobertura - Corrida

Classificação do Mundial de Pilotos
A tabela a seguir dispõe da posição final de cada piloto nos grandes prêmios, e sua consequente pontuação.

classificação

Classificação do Mundial de Construtores
Segue a classificação do campeonato de construtores, com a distinção entre o desempenho de cada piloto em sua ordem de numeração dentro da equipe.

construtores


Observação: o presente guia será constantemente atualizado.

4 comentários:

Teté M. Jorge disse...

Arrebentou, Bruno! Essa postagem está bem explicativa!
Toda informação pro início de mais uma temporada...

Beijos acelerados.

Leandro Montianele disse...

É isso aê, Bruno!!
Mandou muito bem no Guia da Temporada 2010, bem explicado e fácil de compreender.

Teca, estamos esperando sua inscrição para o Bolão. Vai ficar de fora dessa?

Valeu!

Anônimo disse...

Excelente post!
Completo!

Bom trabalho, Bruno!

um abraço,
Renato

Ronilson disse...

Perfeito Bruno!!!
Trabalho prático e gostoso de ler.

Parabéns.


Ronilson