quarta-feira, 3 de março de 2010

Festa italiana - Farina é campeão da F1

Blogsport-Brasil, Setembro de 1950

Uma prova emocionante. O italiano Giuseppe Farina chegou à última etapa da Fórmula-1 na terceira colocação, mas conquistou, neste final de semana, o primeiro título do Mundial de Pilotos ao vencer o Grande Prêmio da Itália, no circuito de Monza.

Farina

Seu companheiro de equipe e principal candidato ao título, o argentino Juan Manuel Fangio, se complicou com uma dupla quebra de equipamento e acabou abrindo caminho para o título do rival.

O argentino chegou à Itália com dois pontos de vantagem para Fagioli e quatro em relação a Farina.

Porém, após o resultado em Monza, o italiano pulou para 30 pontos, contra 27 do vice-campeão Fangio e 24 de Fagioli, que teve de descartar os pontos do terceiro lugar na prova em razão do regulamento (apenas os quatro melhores resultados de cada piloto são válidos para efeito de classificação).

Farina pulou para a liderança logo no início da prova, e só perdeu a posição após a primeira rodada de pit-stops.

Ultrapassado por Farina antes da primeira curva do circuito, Alberto Ascari conseguiu retomar a posição ainda na primeira volta ao superar Juan Manuel Fangio.

As primeiras posições permaneceram inalteradas até a 20ª volta, quando Ascari e Fangio foram obrigados a parar com problemas mecânicos.

Os dois acabaram se utilizando de um recurso previsto em regulamento e voltaram à pista com os carros de seus companheiros de equipe: Dorino Serafini, no caso da Ferrari, e Piero Tarufi, no da Alfa Romeo.

Mas aquele não era o dia do argentino, que, ao tentar uma corrida de recuperação, acaba abandonando e dando adeus ao sonho do título.

Depois de quase três horas de prova, Farina vence a prova e se sagra campeão. A seguir vieram Alberto Ascari, que recuperou a segunda colocação no último terço da corrida e dividiu os pontos com Dorino Serafini, e Luigi Fagioli cujo esforço lhe valeu o recorde de quatro pontuações consecutivas.

Fecharam a zona de pontuação os franceses Louis Rosier e Philippe Etancelin, da Talbot Lago.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que vença o melhor!

Esse sempre é o melhor resultado, o mais "justo"! Resta saber se Giuseppe Farina foi realmente o melhor no campeonato, ou na temporada. Para isso, existem algumas possibilidades para que a questão seja analisada.

O 'Mundial' foi um campeonato curto. Talvez fosse melhor que mais provas compusessem o campeonato. Houve a regra dos descartes, mas esta afetou muito pouco o resultado final - inverteu a posição entre o vice e o terceito colocados, apenas,

Os três primeiros colocados estiveram presentes em todos os GPs - exceto a '500 Milhas' - e ainda por cima com o mesmo carro e a mesma equipe!

Na única prova em que um deles se utilizou da pilotagem compartilhada
- Fangio, neste GP da Itália -, o resultado não se alterou. Fangio já havia abandonado com problemas de câmbio e ao passar para o carro de Taruffi, andou apenas mais 9 voltas e abandonou novamente a prova.

A Alfa Romeo fez, também, um Mundial fantástico! Manteve o mesmo time durante todo ele e usando o mesmo modelo, o '158'. Liderou o 'Mundial' do começo ao fim. Além dos 3 primeiros colocados ao final do campeonato, teve o melhor carro.

Bom, acho que podemos dizer que Giuseppe Farina foi o melhor... Venceu dois fortes companheiros de equipe: um 'novato', Fangio, e o outro um 'veterano', Fagioli (que aliás, fez um belíssimo Mundial, muita constância!).

Por outro lado..

Se a análise se estender por toda a temporada, incluindo aí todos os 21 eventos (essa contagem pode variar um pouco), o resultado será um pouco - não muito - diferente. Para uns poucos exemplos: Peter Whitehead surpreendeu nesta temporada de 1950, Louis Rosier foi outro que mostrou bom serviço e a Scuderia Ferrari, neste finalzinho de ano, mostra que está crescendo ...

Mas o momento é de festa para Giuseppe Farina e a Alfa Romeo...

Lembrando apenas que, para o término da temporada, faltam ainda dois GPs: Goodwood Trophy (na Grã-Bretanha), em 30 de setembro e GP de Penya Rhin (na Espanha), em 29 de outubro. O Blogsport fará a cobertura desses GPs?

A cobertura até agora tem sido fantástica!


um abraço,
Renato


PS: Percebeu que eu coloquei TEM SIDO em vez de FOI?? Bem... 1951 tá chegando....

Ron Groo disse...

Penso que ficou em boas mãos até.
Para um primeiro campeonato até que os contratempos foram mínimos.
Vamos ver qual a sequencia desta paixão.