sexta-feira, 12 de março de 2010

Bahrein, dia 1: Comentários e fotos

Confira a opinião dos pilotos neste primeiro dia de treinos no Bahrein:

1°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min55s409

"Nós melhoramos o carro ao longo do dia, mas ele não se saiu bem no início na nova pista, com menor pressão aerodinâmica e com muita areia, como estava pela manhã. Então, tivemos alguns problemas com o equilíbrio, mas trabalhamos juntos nisso e fomos muito melhores à tarde. Existem áreas nas quais ainda podemos melhorar, mas fizemos uma boa comparação com os diferentes compostos de pneus nos long runs".

2°. Lewis Hamilton, 1min55s854

"Nossos carros pareceram muito pesados com uma grande quantidade de combustível, mas nas curvas de alta velocidade ele parece bastante balanceado. No geral, o dia de hoje não foi ruim. Nós ainda não entendemos muito bem onde estão todas as equipes porque todos estavam correndo com quantidades diferentes de combustível. Como resultado, as posições na tabela de tempos não refletem exatamente o ritmo de cada um."

3°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min55s903

"Nós trabalhamos muito bem à tarde depois de ter alguns problemas de acerto pela manhã. O carro foi muito melhor na segunda sessão, apesar de eu ainda estar um pouco enferrujado em voltas rápidas e precise voltar para a rotina. Nas séries longas, o carro se comportou bem, e uma vez que você entra no ritmo, é natural. Estou feliz com nosso trabalho hoje e me sinto pronto para o final de semana".

4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min56s076

"As curvas seis e sete são especialmente difíceis porque você tenta frear o mais tarde possível e, se você faz isso, o carro encosta no muro e você não consegue saber exatamente onde está. Penso que fizemos um bom trabalho hoje. Podemos ficar felizes com a performance do carro, apesar de sabermos que ainda há áreas em que precisamos melhorar. Sabemos onde carro está e onde queremos que esteja", disse o atual campeão da F-1.

5°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min56s459

"Infelizmente não conseguimos fazer muitos trechos hoje. A pista ainda estava verde pela manhã, então todos estavam apenas verificando seus carros. “Mark [Webber] também acabou não podendo fazer toda a sessão, por isso não foi o ideal. Gostaria de ter tido mais tempo na pista, mas não é Natal e não dão as coisas de graça para nós. Nós temos muito trabalho pela frente, mas sabemos onde precisamos melhorar, então vamos trabalhar nisso".

6°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min56s501

"Ainda é muito difícil de formar uma imagem da ordem de forças no momento, mas estou satisfeito que tivemos um bom dia hoje e consegui cumprir tudo o que planejamos. A ambição permanece a mesma: ter a certeza de que chegaremos ao Q3 e terminaremos a corrida com pontos".

7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min56s555

"É verdade que tivemos um pouco de dificuldade devido à pista suja e ao calor, mas conseguimos fazer nosso trabalho e estou bastante contente. Sobre a classificação, veremos amanhã. É impossível dizer alguma coisa agora. Trabalhamos diferente dos nossos adversários. É normal em um dia como hoje haver problemas".

8°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min56s583

"Nossa meta é colocar os dois carros no Q3, e acho que agora temos uma base muito boa do VJM03, que também dispõe de boa pressão aerodinâmica, se compararmos ao modelo do ano passado. Podemos estar entre os dez primeiros com este carro. Eu e Tonio estamos trabalhando bem juntos”, enfatizou Sutil. “Se conseguirmos estar no top 10 agora e ainda pontuar bem, teremos a certeza no fim do dia de que podemos fazer a temporada de forma consistente. Eu diria que é um começo promissor, certamente".

9°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min56s750

"Foi uma grande sensação deixar os boxes pela manhã, mas tínhamos um programa atarefado pela frente, então fui direto ao trabalho. Tivemos pequenos problemas, mas vamos trabalhar duro durante a noite para melhorar o carro."

10°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min56s766

"Sexta-feira um pouco diferente da usual para mim, pois foi a primeira vez com a minha nova equipe. Estamos concentrados principalmente na comparação dos dois tipos de pneus para estarmos o melhor preparados para a corrida no domingo. Obviamente, com temperaturas tão altas, a degradação do pneu é mais rápida, especialmente na traseira. Pelo que pude ver, as indicações que temos dos testes foram confirmados, com quatro equipes que você poderia descrever como favoritas, embora possamos ter ainda algumas surpresas, como a Force Índia, por exemplo. A nova pista não é ruim: é divertida, mesmo tendo muitas ondulações que eu não tinha visto quando a inspecionei de bicicleta. "

11°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min57s041

"As condições de hoje foram totalmente diferentes dos testes de inverno, com altas temperaturas. Foi algo novo para todos e teve um grande efeito nos pneus. Fizemos umas saídas de pista para observar a degradação dos pneus, além de acertarmos o carro".

12°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min57s194

“No geral, conseguimos um dia positivo durante todo o tempo. Aprendemos muito sobre o carro em condições de clima quente, coisa que não pudemos fazer no frio dos testes de inverno. Eu acredito que estamos em um bom caminho para amanhã. Certamente podemos melhorar o nosso tempo de volta única, mas o ritmo de corrida parece bom. Um começo de fim de semana positivo”.

13°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min57s255

"Não foi um dia muito bom e não conseguimos milhagem suficiente. Nós perdemos um pouco de tempo à tarde. Eu tive um problema na caixa de câmbio, por isso a equipe preferiu fazer uma parada por precaução e encerrou o meu segundo treino mais cedo. Agora vamos focar no treino classificatório de amanhã. Nós ainda aprendemos alguma coisa hoje, pois Sebastian [Vettel] avaliou os pneus. Já podemos ver que vai ser um ano muito competitivo, com boas lutas na pista”.

14°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min57s255

"Bem, não foi fácil. Nós tentamos fazer o carro ter um melhor desempenho durante o dia, mas nós com certeza precisamos melhorar o máximo possível os ajustes para amanhã. A aderência de uma forma geral está muito baixa na pista, e o novo trecho do circuito é muito ondulado. Especialmente uma ondulação antes da curva sete, que eu achei perigosa, porque os carros estão raspando muito lá. O calor não é o maior problema".

15°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min57s352

"Depois de nós termos perdido algum tempo da sessão por causa de um pneu furado, nós conseguimos completar nosso programa de treinamento na parte da tarde. Nós agora temos que nos dedicar novamente aos ajustes. Eu tenho a impressão de que as ondulações no trecho novo da pista são um pouco difíceis para nós, mas nós vamos trabalhar nisso. Eu não tenho nada a reclamar do calor, já que eu prefiro isso ao inverno da Europa".

16°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min57s452

"Tenho uma curiosidade muito grande de saber onde estaremos, acho que devemos ficar contente com um top 10. Acho que é viável. Não sei se é possível, mas para começo de temporada, é uma boa situação.Estou guiando com um pouco mais de gasolina, em uma situação que não foi encorajadora comparada com a pole position para amanhã, mas o que a gente queria, a gente conseguiu. Em termos de rendimento, o carro é melhor quando fica abaixo de 100kg. O começo da prova deve ser difícil para a gente. O carro estava bem difícil de guiar, saía muito de traseira. Temos muito trabalho para fazer"

17°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min57s722“Foi um bom dia em que nós completamos todas as voltas que pudemos, tentando muitas coisas diferentes. Acredito que nós melhoramos durante o dia, mas é difícil saber onde você está com essa enorme diferença de combustível. A pista estava muito verde nesta manhã, mas começou a melhorar à tarde.”

18°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min58s399

"Estou feliz por ter passado muito tempo pilotando nesta pista em nosso simulador, já que não fiz voltas cronometradas nesta tarde por causa de um problema com o carro. As mudanças na pista foram como eu esperava. Há uma grande ondulação na curva 6 e não há pontos de ultrapassagem na nova seção. Mas as mudanças tornaram o circuito mais longo e interessante de pilotar. Você precisa ser competitivo no setor 2 para fazer uma boa marca, o que significa que precisa chegar a um compromisso entre a alta pressão aerodinâmica para a parte lenta e menos pressão para ser mais veloz nos setores 1 e 2. Felizmente, temos os dados de Jaime para analisar e começar de uma posição melhor amanhã. Perder a maior parte dos testes de sexta-feira, porém, não facilita sua vida. Porém, temos de aceitar e nos concentrar em amanhã".

21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 2min02s037

"Hoje não foi o início de final de semana que esperávamos. Sabíamos que seria difícil, mas tivemos diversos problemas técnicos que me impediram de ter um tempo na pista hoje. Olhando pelo lado positivo, se conseguirmos superar nossos problemas, qualquer lugar estará bom porque com a quantidade de treinos que tive, posso ver que o carro não é ruim. Espero que consigamos fazer um trabalho melhor amanhã"

22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 2min02s188

“Apesar de um dia difícil, nós fizemos uma boa sessão nesta tarde. Tudo é novo para mim. Eu não fui capaz de marcar tempo pela manhã, então o período da tarde foi fundamental para meu desempenho e nos ajudou como equipe a iniciar este fim de semana. A equipe realizou um ótimo trabalho no carro, e tudo parece bem até agora. Só precisamos agora focar no desempenho do carro, o que claramente não tem sido possível no momento".

23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 2min06s968

"Eu imagino que melhorar 5s não seja uma marca difícil de atingir, porque a gente está com um acerto sem trabalho nenhum. O carro não está certo ainda, temos alguns problemas com a resposta do acelerador, o motor não está trabalhando em potência máxima. Imagino que a gente tenha uma performance muito melhor amanhã e que talvez a gente comece a atrapalhar menos na pista (risos)."

24°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), sem tempo

“Não conseguimos fazer a embreagem e a caixa de câmbio funcionar. Quando acreditávamos estar tudo certo, algo dava errado e tínhamos de recomeçar o trabalho. É algum tipo de problema eletrônico ou hidráulico. Eu não acredito que seja mecânico. Não é uma situação ideal, mas nós tivemos mais sorte no carro do Bruno [Senna] que pelo menos saiu da garagem, tentou e fez muito hoje".


Obs: Até a publicação desse post, a Lotus não havia se manifestado!

Um comentário:

Anônimo disse...

I just added your blog site to my blogroll, I pray you would give some thought to doing the same.