sábado, 27 de março de 2010

Austrália, dia 2 - Comentários e Fotos

Confira a opinião dos pilotos após a classificação para o GP da Austrália:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes

"Após uma ótima performance ontem, durante a manhã de hoje o carro não se comportou como o esperado. Porém, a tarde, no treino qualificatório, eu estava orgulhoso do carro, com exceção do Q3. Não senti o carro tão bom quanto nas duas primeiras sessões. Eu não estava com o mesmo acerto de antes e isso me custou alguns décimos de segundo. Ainda não chegamos ao acerto ideal, mas estamos evoluindo e nos aproximando do que estivemos no Bahrain. Estou feliz com a performance da equipe durante este fim de semana".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes

"Foi uma surpresa não conseguir a classificação para o Q3. Eu senti que estava tirando do carro o máximo possível, mas não conseguia pegar a aderência necessária dos pneus. Em minha primeira volta no Q2, eu fui atrapalhado pelo tráfego e não consegui fazer um tempo rápido. Quando peguei a pista limpa, tive dificuldades no último setor da pista e não entendi a razão para isto. Então eu não tive um bom dia, mas fiquei feliz por ver Button fazer um bom trabalho. Talvez nós dois possamos fazer uma ótima corrida amanhã".

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas

"Nós tivemos uma classificação razoável hoje, embora eu tenha sido atrapalhado pelo tráfego, especialmente na minha última volta rápida. Algumas mudanças que fizemos no carro após o treino da manhã não funcionaramente perfeitamente bem. Mas, no geral, eu acho que a situação está boa e nossa performance é provavelmente o máximo que podemos tirar do carro neste momento. De qualquer maneira, ainda temos alguns trunfos para a corrida de amanhã e eu vou largar no lado limpo da pista. Como todos sabemos, muita coisa pode mudar durante uma corrida".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas

"Havíamos progredido durante os testes, mas não fizemos o melhor trabalho na classificação, portanto foi frustrante. Eu cometi dois erros durante a minha melhor volta e isso acabou me custando quatro décimos de segundo. Podíamos tirar mais do carro hoje, então é frustrante quando você não consegue isso. Não é normal para mim cometer tantos erros na classificação, mas o sexto lugar ainda é uma boa posição. Provavelmente estaremos mais fortes na corrida e qualquer coisa pode acontecer amanhã".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing

"Foi um grande resultado para a equipe. É o GP caseiro do Mark, mas ele fez a pole na Alemanha, então creio que foi um troco. Mas a corrida é longa, creio que demos um passo adiante com o carro na classificação. Na última sessão esperávamos chuva, por isso aguardamos um pouco no começo. A minha primeira volta no Q3 foi a mais veloz e fui bem até as três últimas curvas. Estava no limite na Curva 14, mas perdi um pouco na curva final em direção à reta principal. A volta foi muito boa até aquele trecho, e o resultado fala por si. Estou ansioso para amanhã".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing

"Claro que eu preferia estar na pole, mas o segundo lugar é um bom resultado e é ótimo termos uma dobradinha. Seria bom estar uma posição adiante, mas o Sebastian trabalhou bem. A briga foi boa, com cerca de 800 centésimos nos separando no final. Não fiquei muito preocupado com o tempo, pois era igual para todos. Creio que amanhã será mais agradável, eu prefiro uma corrida no seco".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro

"Não foi a classificação que eu esperava. Quando a temperatura caiu, eu sempre tive problemas para encontrar o melhor acerto para os pneus. Enquanto ontem de manhã, por exemplo, com a temperatura mais quente, a situação foi muito melhor. Com a temperatura de hoje eu estava sem aderência, mas ainda consegui um resultado satisfatório. Não é o ideal para quem busca a vitória, mas eu ainda vou tentar levar para a casa alguns pontos importantes. A corrida é muito difícil e qualquer coisa pode acontecer aqui".

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro


"Eu estou orgulhoso com a classificação que fizemos. Você sempre quer estar na pole, mas o terceiro lugar ainda é um bom resultado. Nós sabíamos que a RBR estaria muito rápida, mas estamos próximos deles e podemos contar com uma boa corrida. Nossa meta é terminar, não cometer erros e talvez conseguir estar no pódio. Claro que eu quero brigar pela vitória, mas talvez não valha a pena colocar em risco alguns pontos importantes".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams

"A classificação foi muito boa para mim e eu estou feliz com a maneira que as coisas aconteceram. Tivemos dificuldades no Q1, mas consegui uma volta muito boa no Q2. Eu estava feliz com a minha volta no Q3, mas poderia ser um pouco melhor se não perdesse algum tempo com o tráfego. Eu acho que amanhã podemos conseguir um resultado melhor do que conseguimos no Bahrain. Estar em oitavo é um bom resultado, mas eu sei que todos na equipe querem algo maior. Estou certo que vamos conseguir isso, mas por enquanto é o limite do carro".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams

"Estou desapontado com a classificação e esperava mais. A meta era estar entre os dez primeiros, mas eu não consegui encaixar uma boa volta e o resultado é esse. Foi apenas a minha primeira classificação aqui (em Melbourne), não é um circuito fácil para aprender. Saindo da posição 15 vai ser difícil chegar nos pontos amanhã, mas você nunca sabe o que pode acontecer se o tempo mudar".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team

"Eu acho que consegui o máximo possível na classificação hoje. Acredito que tive mais trabalho porque o carro não estava fácil de dirigir devido ao clima frio. Para a corrida de amanhã o clima pode ter um papel importante, mas eu não me importo se vai estar seco ou molhado. Talvez possamos brigar por alguns bons pontos".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team

"Fiquei desapontado por não conseguir passar da Q1 porque o carro esteve bem durante todo o fim de semana. A classificação é uma nova experiência para mim e eu ainda estou aprendendo. É difícil pegar uma volta limpa, sem tráfego, e eu não conseguir agregar meus melhores tempos nos três setores da pista na minha última tentativa. Pelos tempos de cada setor, eu poderia ter passado para o Q2, por isso estou desapontado. Não vai ser fácil iniciar a corrida tão longe das primeiras posições e é difícil reverter, mas eu vou tentar conseguir o melhor resultado possível".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team

"Não é decepcionante largar em décimo, mas também não é totalmente satisfatório, já que eu poderia ter ido melhor. Fomos para a Q3, o que é outro grande esforço da equipe, e tiramos o máximo possível das sessões anteriores. Fiz duas tentativas na Q3 e nenhuma particularmente ótima, já que os pneus macios não alcançaram a temperatura ideal. Nosso ritmo durante o fim de semana está bom, então temos uma plataforma forte para começar, mas vamos ver o que acontece no domingo. Neste momento, não quero fazer previsões".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team

"Muito decepcionante hoje. Havia muito tráfego, estava impossível. Em todas as voltas, tive algum problema, particularmente com a Williams de (Nico) Hulkenberg e a Sauber de (Pedro) de la Rosa, que aparentemente não conseguiam usar seus retrovisores. Em todas as sessões e todas as minhas tentativas, sofri para terminar bem a volta. É uma pena, já que acho que havia ritmo para ficar entre os dez primeiros. Acho que precisamos encontrar uma solução para isso, já que há muitos carros e muitas velocidades diferentes. Se continuar assim, não sei como vai ser em Monte Carlo, que é ainda mais estreito".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso

"Estou feliz com o desempenho de hoje, já que acho que não poderia ter feito muito mais, e não consegui melhorar com meu segundo jogo de pneus. Estou feliz com o 12º lugar, já que 11º estava muito longe das minhas possibilidades, fiquei cerca de cinco décimos de (Lewis) Hamilton. Espero que tenhamos uma boa estratégia amanhã, porque se tivermos, posso terminar nos pontos".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso

"Acho que meu desempenho foi bom, principalmente com os pneus duros. Talvez se eu tivesse extraído mais dos macios, pudesse melhorar uma ou duas posições. Mas pela pista não ser muito longa, os tempos estão muito próximos. Estou muito feliz com o que fiz hoje, já que estou me aproximando do desempenho do meu companheiro de equipe, o que é um dos meus objetivos. Porém, ainda há muito espaço para melhorar".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing

"Tive um problema com o assento, o que dificultou a pilotagem, fiquei balançando no carro, então foi uma classificação difícil. Estou satisfeito pela equipe, já que ambos os carros estão à frente das equipes novas, e estamos tendo um bom desempenho. É bom ver que temos uma grande diferença para as outras equipes novas nesta pista, estamos satisfeitos com isso. Estamos confiantes para amanhã e vamos fazer nosso melhor para tentar terminar a prova novamente".

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing

"Foi um bom treino esta tarde. Tirei uma boa volta do carro e dos pneus, e em geral, o carro está muito melhor do que no Bahrain. Progredimos no acerto, e como equipe, estamos dando passos à frente. Nosso objetivo para amanhã é ficar à frente das outras equipes novas, além de terminar a corrida com ambos os carros. Estou muito feliz com a Lotus, e sinto que tenho a chance de mostrar o que posso fazer".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team

"Fui um dos primeiros a ir para a pista com o jogo de pneus macios. Queria completar a Q1 e consegui. Estou muito satisfeito com este resultado para nosso segundo GP. Não estamos muito longe dos líderes. Não cometi nenhum erro significativo. É uma ótima maneira de começar minha carreira na F1".

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team

"A idéia era andar com 120 quilos de gasolina e pneus macios para simular as condições de corrida, mas não foi possível. Como desempenho, até que foi bom. Se compararmos com a abertura do campeonato no Bahrain há duas semanas, já tiramos mais um pouco da desvantagem até mesmo para o mais rápido da sessão. O carro parece mais confiável. Na verdade, estamos sentindo falta de pelo menos três dias de testes. Os problemas que temos enfrentado são típicos de um carro novo e que seriam naturalmente resolvidos nesses treinos".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team

"Ainda estamos um passo atrás da Q3, mas muito mais próximos do que no Bahrain. Vamos continuar trabalhando duro e melhorando o carro para o futuro, e amanhã vamos lutar por pontos. Isso é o que eu quero, terminar uma boa corrida e pontuar. Forcei muito na classificação e basicamente estou feliz com minha volta mais rápida. No tráfego, foi muito difícil conseguir uma volta limpa, principalmente na Q1, com muitos carros em velocidades diferentes. Tentei meu melhor para sair do caminho de todos, mas não funcionou muito bem, apesar de ter sido informado pelo pit lane sobre quais carros estavam perto de mim".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team

"Eu esperava terminar um pouco mais à frente, porque a velocidade no terceiro treino livre foi encorajadora. Forcei muito e quase perdi o controle do carro, mas não fomos para a Q3. Mesmo assim, melhoramos comparado ao Bahrain. Apesar das posições serem as mesmas, a diferença está menor. Estou confiante para a corrida".

#24 Timo Glock - Virgin Racing

"Tivemos uma manhã difícil, então tudo o que eu podia fazer era tentar tirar o máximo do carro na classificação. Fomos com mais combustível do que gostaríamos por causa de um problema, caso contrário acho que poderia ter brigado mais com a Lotus. De qualquer forma, vamos fazer o possível visando nos preparar para amanhã e ver o que acontece na corrida".

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing

"O treino livre foi bom para mim, o carro estava muito bom. Senti algumas melhorias. Não consegui maximizar o desempenho na classificação, já que cometi um erro na minha volta rápida. Estou ansioso pela corrida, já que o carro está se comportando bem com tanque cheio".


***

Pessoal, por motivo de viagem, esta sessão não será atualizada após o Grande Prêmio da Austrália. Ao longo da semana, as imagens e as declarações mais interessantes serão publicadas no quadro "Fotos do Dia". Nossa parte de curiosidades, no entanto, será publicada apenas na quinta-feira.

Até a volta!

2 comentários:

Ron Groo disse...

Petrov gosta de uma grama heim?
Também, na Russia não tem, é frio o ano inteiro...

Teté M. Jorge disse...

Interessante... dessa vez eu "sentia" que seria do Hamilton... e não foi! Vettel de novo!

Felipão, essa postagem está um luxo!

Beijos saudosos. Um beijo pros outros meninos também...