"Bem amigos do Blogsport. Acompanho o blog há algum tempo e lendo um post da semana passada me veio uma dúvida: Como funciona esse buraco no bico do carro da Mclaren? Confesso que a explicação do Galvão durante a transmissão me deixou com ainda mais dúvidas. Se puderem desvendar esse mistério, ficarei agradecido"
Pedro Henrique Costa, Campo Grande
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1 - Tudo começa na entrada do ar pelo "snorkel" localizado na parte frontal do carro
2 - Na reta, o piloto pressiona a abertura no duto com o joelho a fim de permitir que o fluxo de ar vá em direção à bigorna localizada na parte traseira do carro
3 - Com a finalidade de anular a turbulência causada pelo fluxo externo, que acompanha toda a construção do carro, e reduzir o arrasto nas retas, o ar sai da barbatana e vai diretamente para o flap localizado na asa traseira
Nas curvas, o piloto pode liberar a abertura (2) para que a asa traseira produza a sua quantidade normal de “downforce”. Como a regra só proíbe "dispositivos aerodinâmicos móveis", o aparato foi considerado legal pelos comissários da entidade.
Segundo estudos da Red Bull, o modo como a McLaren interpretou o regulamento e montou sua estrutura (que envolve o snorkel, o duto, a tampa do motor e a asa traseira) daria uma vantagem de até 6 km/h em linha reta ao MP4/25.
Classificado pelos comissários da FIA como um truque “simples e brilhante”, o sistema dificilmente será copiado pelas escuderias rivais por razões de segurança e confiabilidade.
Encontrar um espaço para o duto através do “cockpit” resultaria num grande problema para as equipes, pois os monocoques são homologados depois de passarem por testes rigorosíssimos.
1 - Tudo começa na entrada do ar pelo "snorkel" localizado na parte frontal do carro
2 - Na reta, o piloto pressiona a abertura no duto com o joelho a fim de permitir que o fluxo de ar vá em direção à bigorna localizada na parte traseira do carro
3 - Com a finalidade de anular a turbulência causada pelo fluxo externo, que acompanha toda a construção do carro, e reduzir o arrasto nas retas, o ar sai da barbatana e vai diretamente para o flap localizado na asa traseira
Nas curvas, o piloto pode liberar a abertura (2) para que a asa traseira produza a sua quantidade normal de “downforce”. Como a regra só proíbe "dispositivos aerodinâmicos móveis", o aparato foi considerado legal pelos comissários da entidade.
Segundo estudos da Red Bull, o modo como a McLaren interpretou o regulamento e montou sua estrutura (que envolve o snorkel, o duto, a tampa do motor e a asa traseira) daria uma vantagem de até 6 km/h em linha reta ao MP4/25.
Classificado pelos comissários da FIA como um truque “simples e brilhante”, o sistema dificilmente será copiado pelas escuderias rivais por razões de segurança e confiabilidade.
Encontrar um espaço para o duto através do “cockpit” resultaria num grande problema para as equipes, pois os monocoques são homologados depois de passarem por testes rigorosíssimos.
4 comentários:
O negócio é legal e tal, mas dizem por ai que o piloto aciona isto tapando buracos com os joelhos e o cotovelo...
Estranho pacas...
a explicação dada pelo galvão nw ajudou muito....
existe uma outra explicação pelo que fiquei sabendo.....
Concordo com o Ron...
Muito estranho essa história de joelho...
Por que não desenvolveram uma alavanca? ou um sistema elétrico? ou algum sistema automático...
Me parece meio improvissado o joelho...
Carlos Eduardo Szépkúthy
Ficou bem explicado Felipão, parabéns! Pessoal, é o seguinte, o piloto aciona com o joelho, mas só quando está na reta, pq aí é que o ar é desviado para a asa traseira, fazendo-a ceder (stall). É óbvio que fazer isso durante as curvas e tal complicaria muito pro piloto, então quando o mecanismo não é ativado (ou seja, quando o piloto não levanta levemente o joelho, pressionando a coisa toda), o ar entra direto no cockpit, pra refrigerar. Não sei se fazer uma alavanca especial pra isso (ou automatizar, tipo que fosse ativado acima de 250km/h, sei lá) seria permitido, aí talvez passasse pra área ilegal do regulamento, além do que, assim é muito mais prático, os caras certamente estudaram exaustivamente a melhor opção, gastaram uma boa grana nisso, e não são burros.
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