quinta-feira, 18 de março de 2010

Aerodinâmica - Lotus

Diante do período curto de tempo para conceber um carro de Fórmula-1 com o mínimo de resistência, Mike Gascoyne elaborou um projeto bastante convencional.

Até mesmo no momento de desenvolver a aerodinâmica do T127, o engenheiro optou por soluções práticas e tradicionais.

O pacote para o Grande Prêmio do Bahrein, por exemplo, incluiu um elemento adicional na asa dianteira, que foi copiado de alguns modelos mais antigos da Toyota e da BMW-Sauber.

No aerofólio traseiro, onde é permitida a adaptação de 2 elementos em uma mesma área de até 15 centímetros, Gascoyne acoplou uma nova peça, que gera o downforce necessário sem o aumento do arrasto nos setores de "alta" do circuito.

Graças ao novo pacote aerodinâmico, a Lotus conseguiu diminuir sensivelmente a diferença para a Toro-Rosso, que foi eleita por Gascoyne como o ponto de referência entre as equipes mais antigas do grid.

A meta para o Campeonato, no entanto, é superar a inglesa Virgin.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Não entendi... Ele tem como meta a Virgin, então já bateram... Afinal completaram a prova e a Virin não...

Felipão disse...

sim... mas o campeonato nao acabou ainda...

Anônimo disse...

Não entendi!!

...uma nova peça, que permite um maior arrasto nos setores de “alta” dos circuitos.

Se o arrasto é maior, a velocidade final será menor, o que será PIOR para a performance do carro.

Não seria: permitir uma maior 'downforce' sem aumento do arrasto nos setores de "alta" do circuito? Faz mais sentido!!

Nas curvas de baixa velocidade, o comportamento do conjunto das suspensões (mola, amortecedor, etc) é mais significativo que a aerodinâmica. Nas curvas de alta (quase inexistentes!) tanto as suspensões quanto a tal 'downforce' são importantes. As suspensões para que o carro faça a curva e a 'downforce' para manter as rodas em contato com a pista para que as suspensões/pneus trabalhem.

Nas retas o arrasto é prejudicial porque "segura' o carro. É o resultado da resistência do ar ao avanço do bólido! A 'downforce' é apenas a mínima necessária para manter os pneus em contato com o solo.

Acertar esse 'compromisso' entre comportamento mecânico (suspensões/pneus) e aerodinâmico é que é o 'bicho'!

um abraço,
Renato

Felipão disse...

lógico que vc não entendeu... eu simplesmente me enganei na hora da digitação.

É isso mesmo que vc colocou... já arrumei lá, Renato (que já é membro oficial deste endereço).