quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sotaque argentino

Blogsport-Brasil, Maio de 1950

Mesmo quem conhece corridas de automóveis pode não saber, mas um famoso nome de equipe tem sua origem em um dos maiores pilotos de todos os tempos: Achille Varzi.

Varzi

Contemporâneo de Tazio Nuvolari e Luigi Fagiolli, esse intrépido italiano disputou 129 Grandes Prêmios, freqüentou o pódio 66 vezes, teve 31 vitórias, 26 melhores voltas e sete poles.

Sua morte, em 1948, causou comoção não só em sua pátria, mas também na Argentina, onde havia criado uma escuderia para a disputa das temporadas sul-americana e europeia.

No ano passado, o Automovil Club Argentino, com o apoio do Governo de Juan Domingo Péron, prosseguiu com o projeto de Varzi e montou uma estrutura em Galliate, na Itália, para promover as carreiras dos pilotos argentinos na Europa.

Os nomes de José Froilán González e Alfredo Pian, inclusive, já foram confirmados pela Scuderia Achille Varzi para a próxima etapa do Mundial de Fórmula-1, que será realizada em Mônaco.

4 comentários:

De Gennaro Motors disse...

belo post ! estou gostando de ver os posts sobre assuntos relacionados ao passado da F1

parabens

Fernando

PS: e o Felipão ???? sumiu ! nunca mais falou comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

oliver disse...

Pois é.

O Felipão comprou um microfone a prova d'água, mas parece que não funcionou.

Anônimo disse...

Achille Varzi x Tazio Nuvolari.

Certamente esse será conhecido como "O" grande duelo dos grandes prêmios.
Varzi ficou marcado como aquele que mais vezes perdeu nesse embate. A diferença de estilo de pilotagem entre ambos pode ser mostrada pelo fato que, em sua carreira, Nuvolari ter tido muitos acidentes com seus carros e muitos osso engessados, ao paso que Varzi teve apenas 2 acidentes em toda a carreira. Mas o segundo deles foi fatal.
Como consequência de sua morte (na pista molhada do circuito de Bremgarten, para o GP da Suiça de 1948), a FIA impôs o uso de capacetes de proteção aos pilotos, o que antes disso era opcional.

Varzi começou sua carreira correndo com Bugattis. Posteriormente passou a correr, nos campeonatos regionais (italianos) com Alfa Romeo e Maserati - Maserati que à essa época era relativamente nova nas competiçoes. Mas ele se destacou mesmo correndo pela Alfa Romeo; depois teve uma passagem não muito boa pela Auto Union.
No curto período pós-guerra em que correu, pilotava uma Alfa Romeo 158 (a mesma que está sendo usada pela Alfa Romeo neste ano).

A Scuderia Achille Varzi, de origem argentina, que disputará o GP de Mônaco, usará carros da Maserati.

Mais um grande piloto que a F1 não teve... pior para a Formula Um!


um abraço,
Renato

Felipão disse...

Fernando...

Tõ só meio atarefado, mas depois do carnaval vou ter mais tempo...