segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Rosier vence em Le-Mans com carro de Fórmula-1

Blogsport-Brasil, Junho de 1950

Rosier desfila com dois mecânicos após a vitória

As corridas são realmente surpreendentes. E limite é uma palavra que não existe no dicionário de pilotos como Louis Rosier, que resolveu colocar à prova sua resistência durante as 24 Horas de Le-Mans desse ano.

Inscrito com um Talbot Lago T26 de Fórmula-1, o francês optou por uma tática suicida e conduziu o carro por quase 20 Horas ininterruptas.

De volta aos boxes, percebeu que seu filho e parceiro Jean-Louis não conseguia um bom ritmo de prova. Tanto que, em apenas duas voltas, a diferença para o segundo colocado caiu vertiginosamente.

Temendo o pior, o experiente piloto sinalizou para que Jean-Louis retornasse aos boxes e, sem qualquer sinal de cansaço, voltou à pista para vencer, com duas voltas de vantagem, a dupla formada por Meyrat e Mairesse em outro Talbot Lago.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não me lembro em qual post eu havia dito, que a combinação 'Louis Rosier + Talbot Lago' era muito boa. E que a equipe oficial da Talbot (Automobiles Talbot Darracq) perdeu uma grande oportunidade de fechar um contrato com Rosier, para o campeonato de F1.

Essa Façanha (assim mesmo com "F" maiúsculo!) de Louis Rosier nas 24 horas de Le Mans é marcante... vários pilotos que também disputam a F1 participaram da prova. O argentino Fangio, por exemplo, estava inscrito em dois times: de Ferrari, com Luigi Chinetti e "Heldé" e de Simca Gordini, em parceria com outro argentino José Froilan Gonzalez. Ambos tumes abandonaram... O grande Raymond "Coeur de Lion" Sommer também estava lá, de Ferrari em dupla com Serafini, e também abandonou...

Rosier deve estar bem empolgado. No dia 18 de junho, percorreu mais 490 km, em mais de 2 horas e 45 minutos e chegou em terceiro no GP da Bélgica. Seis dias depois, 24 de junho inicia as 24 horas de Le Mans... quase que com o mesmo carro (na Bélgica era um Talbot Lago T26-DA e em Le Mans Talbot Lago T25-GS)...

Minha "memória" - http://www.formula2.net/1950.htm - me disse que a diferança foi de apenas 1 volta para o segundo colocado... mas pouco importa esse detalhe, o feito de Rosier é notável...

um abraço,
Renato

Anônimo disse...

ops!!

onde está "Talbot Lago T25-GS", leia-se Talbot Lago T26-GS...

um abraço,
Renato

Ron Groo disse...

Putz... Eu nunca soube disto.. Que maravilha!