Rosier
Bastou a ausência da Alfa-Romeo nas últimas provas para que a Talbot mostrasse suas garras - e elas parecem estar afiadas.
Nas mãos do experiente piloto Louis Rosier, o Talbot Lago T26C conquistou em Zandvoort, na Holanda, sua segunda vitória consecutiva em provas extra-campeonato.
A briga foi boa. Nem mesmo Fangio e Farina, correndo de Maserati - uma das grandes decepções da temporada -, conseguiram evitar a boa sequência do construtor francês.
Se no Mundial a Alfa-Romeo ainda dá as cartas, atualmente a Talbot se comporta como uma verdadeira fera ferida.
Nas mãos do experiente piloto Louis Rosier, o Talbot Lago T26C conquistou em Zandvoort, na Holanda, sua segunda vitória consecutiva em provas extra-campeonato.
A briga foi boa. Nem mesmo Fangio e Farina, correndo de Maserati - uma das grandes decepções da temporada -, conseguiram evitar a boa sequência do construtor francês.
Se no Mundial a Alfa-Romeo ainda dá as cartas, atualmente a Talbot se comporta como uma verdadeira fera ferida.
2 comentários:
Depois desse resultado de Louis Rosier, e no aguardo do desfecho do 1o Mundial de F1 na Itália, resolvi fazer uma comparação entre a 'Temporada de 1950 de F1' e o 'Mundial de F1' recém-instituído (com ou sem hífen?) pela FIA.
Considerei a pontuação atual: 8-6-4-3-2 pontos para os 5 primeiros colocados mais o ponto extra pela melhor volta. Não descartei qualquer resultado. Para a análise dos construtores usei os mesmos critérios, computando apenas o resultado do melhor carro de cada marca. E desconsiderei se o carro era de equipe oficial ou privada.
(Fica uma sugestão para a FIA: um campeonato de construtores!)
Ao todo são 21 eventos, mais significativos, de F1 neste ano de 1950. O GP da Holanda, que acabou de acontecer, é o 14o na minha contagem.
Vamos aos resultados:
PILOTOS
* Temporada:
1o. - Juan Manuel Fangio com 51 pontos
2o. - Giuseppe Farina e Louis Rosier empatados com 30 pontos
4o. - Luigi Fagioli com 24 pontos
5o. - Reg Parnell com 20 pontos
* Mundial:
1o. - Juan Manuel Fangio com 26 pontos
2o. - Luigi Fagioli com 24 pontos
3o. - Giuseppe Farina com 22 pontos
4o. - Louis Rosier com 10 pontos
5o. - Alberto Ascari 8 pontos
Pouca mudança!
CONSTRUTORES
* Temporada:
1o. - Alfa Romeo com 60 pontos
2o. - MASERATI com 47 pontos
3o. - Talbot Lago com 44 pontos
4o. - Ferrari com 41 pontos
5o. - ERA com 15 pontos.
* Mundial:
1o. - Alfa Romeo com 44 pontos
2o. - Talbot Lago com 13 pontos
3o. - Ferrari 12 pontos
4o. - MASERATI com 7 pontos
5o. - Simca-Gordini com 3 pontos
Surpresa!
Percebe-se que a Maserati não está tão mal assim. Seus carros são velozes - muitas poles e melhores voltas; nas mãos de bons pilotos conseguem bons resultados.
O que não está mostrado pelos dados acima é a porcentagem de pontos da 'Maserati oficial x Maseratis privados'. O problema, creio eu, é uma "atitude tímida" do time oficial da marca do tridente. Mudando essa política, os resultados virão!
um abraço,
Renato
PS: de novo, desculpem-me pelo comentário imenso!
Fantástico, Renato!!!
Postar um comentário