sábado, 16 de janeiro de 2010

Estreante de respeito

Villoresi no momento da bandeirada do primeiro GP da Grã-Bretanha da história

Blogsport-Brasil, Abril de 1950

Formada pelo Conde Giovanni Lurani Cernuschi e pelos pilotos Giovanni Lurani, Luigi Villoresi e Franco Cortese, a Scuderia Ambrosiana -cujo nome é uma homenagem ao padroeiro de Milão, Santo Ambrósio-, estreou no automobilismo como uma espécie de equipe satélite da Maserati, em 1936.

Até aqui, a parceria rendeu resultados importantes para a equipe italiana, como a vitória no primeiro Grande Prêmio da Grã-Bretanha, realizado em Silverstone, há dois anos.

Na oportunidade, o time enfrentou uma série de problemas com o transporte dos equipamentos e não chegou a tempo de disputar a classificação da prova.

Mas isso não impediu que Luigi Villoresi e Alberto Ascari realizassem uma corrida de recuperação impecável, mesmo largando das últimas posições do grid.

Numa grande demonstração de força e eficiência, a dupla italiana ultrapassou uma legião de pilotos e monopostos ingleses.

A vitória ficou com o patrão Villoresi, que comemorou a segunda dobradinha da história da equipe.

Agora, eles tentarão repetir o feito na primeira etapa do novo Campeonato de Fórmula-1, correndo com dois pilotos locais: David Murray e David Hampshire.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luigi é um bom piloto assim como foi Emilio, seu irmão mais novo, que morreu a pouco mais de 10 anos, num teste da Alfa Romeo em Monza.

E o Luigi Villoresi parece se dar bem em Silverstone. Se em 1948 ele largou do fundo do grid e venceu o GP, no ano passado (1949) ele marcou a pole position; mas um problema no seu motor o tirou da corrida.

A propósito, a Scuderia Ambrosiana estará lá, com ele ao volante, na abertura desse novo campeonato?

um abraço,
Renato

PS: tô gostando do "negócio" Felipão!

Felipão disse...

Renato...

Os ambrosianos, de inicio, juntaram os carros e montaram a equipe para minimizar as despesas. Posteriormente, passaram a ter grande ligação com os britânicos, que financiavam parte da equipe.

Até mesmo o conde fundador da equipe tinha inúmeras conexões com o país. Era mais conhecido como "Johnny", inclusive.

Por conta disso, a escuderia vai para Silverstone com dois pilotos britânicos. Dizem, nos bastidores, que tudo se trata de mera conveniência.

Até mesmo o piloto Reg Parnell, que disputou algumas corridas com a "St Ambroeus", estaria pagando parte dos gastos de viagem como parte de um acordo.

O próprio David Murray (que posteriormente fundou a escuderia escocesa), em certo momento, passou a ser um dos "patrocinadores" da equipe.

Além disso, a Scuderia Ambrosiana era administrada por um presidente e pelo Conde Lurani. O primeiro presidente, inclusive, dirigia a equipe e o time de futebol (que depois se tornaria a Internazionale de Milão. Inclusive, a logomarca da equipe era em azul e preto, como a camisa do clube).

Particularmente, sempre achei que muita gente diferente em um mesmo local pode gerar um clima instável.

Percebe-se isso quando, em 1949, a presidência passou a ser ocupada por Ovidio Capelli, que resolveu dar uma reformulada nos pilotos da equipe. Trouxe alguns amigos e acabou perdendo Ascari e Villoresi para a Ferrari.

Inclusive, teremos notícias da Rossa em breve.

Ps: Renato, fico muito contente que todos vcs pegaram o espirito da coisa, que não se trata de uma biografia, mas, sim, de uma cobertura "bloguistica".

O conteúdo das mensagens, inclusive, dá uma baita força para a gente continuar. Hj mesmo vc matou a pau no complemento, valeu!!!

Ps2: Esqueci completamente de colocar o nome dos pilotos. hahahahaha