terça-feira, 25 de agosto de 2009

A primeira

70 Lotus 72C Cosworth - E.Fittipaldi - Watkins Glen

O austríaco Jochen Rindt morreu durante o GP da Itália de 1970 e, por conta disso, seu parceiro na Lotus, o inglês John Miles, resolveu abandonar a Fórmula-1.

Então, o novato Emerson Fittipaldi, que havia realizado apenas quatro corridas na categoria, subiu de terceiro para primeiro piloto na equipe.

Na corrida seguinte, o brasileiro conquistou o terceiro lugar no grid do GP dos Estados Unidos e ficou posicionado atrás de Jack Ickx, que disputava o título com Rindt.

Na largada, o belga da Ferrari patinou e atrapalhou o brasileiro, que perdeu posições e caiu para a oitavo. No entanto, sem perder a calma, Emerson manteve o ritmo e apenas esperou pelas quebras dos adversários para subir na classificação.

Na 82ª volta, o então líder Jackie Stewart teve poblemas no motor de seu Tyrrell e acabou cedendo a primeira colocação para Pedro Rodriguez.

O mexicano da BRM, por sua vez, foi obrigado a realizar um reabastecimento a oito voltas do fim, permitindo, assim, que Fittipaldi assumisse a liderança da prova.

Quando apontou na reta de chegada de Watkins Glen, o brasileiro viu Colin Chapman pronto para atirar o boné ao alto, um gesto tradicional a cada vitória de Jim Clark, Jochen Rindt e Graham Hill.

Emerson, além de vencer o primeiro Grande Prêmio para o Brasil, assegurou o título mundial "post-mortem" ao austríaco. E sem realizar nenhuma ultrapassagem.

11 comentários:

Daniel Médici disse...

Sem realizar nenhuma ultrapassagem... nem por isso alguém desmerece a vitória dele.

A opinião pública é meio contraditória de vez em quando.

Willian disse...

Concordo com o Daniel. Imagine se fosse o Rubinho (como foi agora em Valência...).

Unknown disse...

lembra aquela fábula grega do mendigo que troca de lugar com o rei de esparta? de um momento para outro o emmo fica na frente do circo. precisa-se de muito temple para se manter inteiro numa dessas situações

Speeder76 disse...

“Quando cruzei a linha, vi Colin Chapman a pular de alegria e a atirar o seu chapéu ao ar. Tinha-o visto a fazer por Jim Clark, Graham Hill e ao Jochen Rindt, e dizia para mim próprio: ’Está a fazê-lo por mim. Ganhei a corrida. Ganhei o Grande Prémio dos Estados Unidos e é inacreditável’”.


Já agora, o terceiro classificado foi o sueco Rine Wissel, que substituiu John Miles na Lotus. foram dois estreantes a brilharem a bordo de um carro que se iria tornar mítico. Afinal, durou seis temporadas...

O Emerson contou depois que quando voltaram para nova Iorque, com a mala cheia dos 50 mil dólares do prémio da vitória em Watkins Glen, o porteiro reconheceu-o, e receosos que roubassem, ele e a Maria Helena fecharam-se no quarto e colocaram uma cómoda na porta, para que assim não o assaltassem durante a noite...

Rei Morto, rei posto: o mundo conhecia um piloto que iria ser um dos maiores da década que aí vinha…

Felipão disse...

Boa, Speeder...

No circuito mesmo o clima já não era muito bom. O pessoal tinha a mania de queimar carros no estacionamento, brigar, beber...

Uma verdadeira anarquia...

Marcos Antonio disse...

grande vitória e realmente ela caiu no colo do Emmo!

Bebemos da mesma fonte pois fiz um post com relato do emerson sobre sua primeira vitória na F1...

Tohmé disse...

A vida nos suprpeende de vez em quando.
Dizem que o "bonde" passa uma vez na vida e você tem que estar preparado.

Esse foi o "bonde" do Emerson.

GP Oficina Mecânica disse...

É Emerson era assim mesmo... bem diferente de Senna, ficava na dele... de vez em quando quando o cara da frente bobeava ele passava...
Andava mais com estratégia do que com braço...
E nem por isso deixou de ser genial!

Carlos Eduardo Szépkúthy

Bruno disse...

Um grande desempenho de Emerson. Além disso, o brasileiro tem todos os méritos, por conseguir a primeira vitória brasileira.

Será que ele já tinha corrido antes em Watkins Glen?

Unknown disse...

Eu acompanhei as corridas de F1 em SP e o interessante era acompanhar o Emerson e observar que ele passava nas curvas sempre no mesmo lugar em todas as voltas.Grande Rato!

Anônimo disse...

excelente tenho um kit do carro a venda veja;