Saiu hoje o regulamento técnico e esportivo da Fórmula-1 para o ano que vem. E as maiores alterações ocorreram no formato da classificação, em função do aumento da quantidade de carros no grid -- de 20 para 26.
O treino ainda será dividido em três partes, como acontece atualmente. Porém, nos primeiros 20 minutos, o Q1 passa a eliminar os oito concorrentes mais lentos, ao invés dos cinco atuais. Assim como nos 15 minutos seguintes, onde mais oito pilotos serão degolados no Q2.
Nos 10 minutos finais, os 10 melhores da classificação vão disputar a pole no Q3 com pouquíssimo combustível, já que o reabastecimento será proibido durante as corridas.
O treino ainda será dividido em três partes, como acontece atualmente. Porém, nos primeiros 20 minutos, o Q1 passa a eliminar os oito concorrentes mais lentos, ao invés dos cinco atuais. Assim como nos 15 minutos seguintes, onde mais oito pilotos serão degolados no Q2.
Nos 10 minutos finais, os 10 melhores da classificação vão disputar a pole no Q3 com pouquíssimo combustível, já que o reabastecimento será proibido durante as corridas.
Por fim, a FIA optou pela manutenção do sistema de pontuação, o KERS (como opcional) e a manta térmica dos pneus nas regras da categoria.
11 comentários:
eh, acabou o reabastecimento, mais os mecánicos da Renault vão continuar trocando os pneus de Alonso.
então, ainda vamos a ter trapalhadas no pitstop, jeje
hahauahuahuahauuaha
Sei lá.... sem abastecimento fica tão estranho...
Carlos Eduardo Szépkúthy
Vai ser bem interessante ver como as equipes vão trabalhar a questão da troca de pneus. As janelas de pit-stops agora serão bem diferentes para cada equipe, pois tudo vai depender de o quanto eles salvam ou não os pneus do desgaste.
Ano que vem promete!
A FIA agiu cheia de sensatez, e olha que não foi por falta de gente maluca dando pitaco ruim. Bernie e a Fota só sugeriram bobagem ultimamente e o Mosley deu de ombros. Fez bem.
Eu gostei, com o fim do reabastecimento cai um pouco a importancia da estratégia. Volta ser mais importante ser o mais rápido e não o melhor planejado.
só pra tirar uma dúvida (besta) minha: então agora os carros fazem o Q3 com o qto quiser e no dia da corrida todos largam com tanque cheio? Se for assim, eh igual a Indy e o melhor jeito que existe pra se largar, todo mundo igual e com msm peso.
Parecem boas medidas, mas as desse ano também pareciam boas, então o jeito é esperar. Pelo menos o mais rápido larga na pole agora e nada de depender de estratégia.
Seria possível não trocar os pneus durante a corrida? Sai todo mundo de pneu duro e tanque cheio e não param no pit...funcionaria?
eu acho que daria sim... não sei se seria possível com os compostos atuais... mas acho que sim, Bruno...
Larga todo mundo com o mesmo peso e que vença o mais rápido, né mesmo?
E adeus estratégias nas pistas...
Beijos.
isso mesmo, Teca...
Bjos!!!
Postar um comentário