A partir da década de 60, as montadoras passaram a utilizar as corridas para aprimorar seus produtos. Além disso, competições e vitórias ajudavam a vender carros. Assim, pensando em uma estratégia de marketing mais agressiva, a Willys convidou Christian Heins, da FNM, para chefiar seu departamento de competições.
Ainda muito jovem, "Bino" abriu novos horizontes para a fábrica e, seguramente, teria tido projeção internacional se não tivesse morrido em um acidente em Le Mans. Assim, o cargo passou para Luís Antônio Grecco, que fez história como o maior chefe de equipe da história de nosso automobilismo.
A poderosa Willys, graças aos investimentos da diretoria da fábrica, havia se transformado na "Meca" de todo piloto brasileiro. Aliás, foi essa estrutura que atraiu Bird Clemente, ex-Vemag.
No exterior, a equipe venceu, com Clemente, as 200 Milhas de El Pinar, no Uruguai, derrotando três outras fábricas que estavam envolvidas na competição: a filial da Fiat na Argentina, a NSU e a Alfa Romeo. Carros de outras marcas também participaram: Panhard, VW e Mini-Cooper.
Nessa época, um jovem garoto chamado Emerson auxiliava nos boxes, ainda sem idade para competir. Seu irmão, Wilson Fittipaldi, impressionou a direção da francesa Alpine quando conduziu o Willys Gávea em um torneio de F3 na Argentina. Inclusive, foi convidado para integrar a equipe oficial na Europa.
Entretanto, foi dispensado após sua primeira corrida. A explicação veio algum tempo depois: a Willys queria Wilson no Brasil e ameaçou a Alpine de não mais importar seus equipamentos caso ficassem com ele.
Lembrando que a Willys colocou nas pistas o Interlagos, primeiro modelo fabricado no Brasil a ter carroceria confeccionada em plástico reforçado com fibra de vidro, construída a partir do projeto do Alpine A 108 francês.
A equipe ainda utilizava os Renault Gordini R8, os Alpine A 110 e, posteriormente, o MK I e o protótipo Bino MK II. O projeto acabou em 1967, quando a Ford adquiriu o controle acionário da Willys.
17 comentários:
HEHE fiz uma materia com Willys 62 original que está na loja ! ta la no De Gennaro Motors Materias
Abraço
Fernando
A Willys foi um verdadeiro celeiro de granes pilotos brasileiros. Ao contrário da Vemag, que só sobrevivia graças ao talento de Jorge Lettry, a Willys tinha dinheiro sobrando para investir nas competições.
Que legal reviver isto.
Beleza, Felipe.
Foto histórica! belíssimos carros e ótimo post.
Muito bom!
que foto linda!
desde então tinha montadora fazendo briga por coisa pequena, ne?
Espetacular, Felipão!
Parabéns pela postagem com a bela fotografia e pela data natalícia.
Felicidade, amigão!
Beijo amoroso.
Obrigado, Teca
Bjoooo!!!
Mestre Felipão:
Obrigado pela AULA...
Realmente esse post é uma aula! Boa felipão!
Ah as mitícas Willis Interlagos...
Esta foi sem duvida uma das maiores equipes de competição que o país ja teve.
uia...wilsinho quase foi pra Alpine...dessa eu não sabia
Bela Aula do prof Felipão, mto bom mesmo. Parabéns.
Valeu galera!!!
Hi !.
You re, I guess , probably very interested to know how one can reach 2000 per day of income .
There is no initial capital needed You may begin to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.
AimTrust is what you haven`t ever dreamt of such a chance to become rich
The firm represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.
Its head office is in Panama with affiliates around the world.
Do you want to become an affluent person?
That`s your choice That`s what you wish in the long run!
I feel good, I started to get income with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a correct partner utilizes your funds in a right way - that`s it!.
I take now up to 2G every day, and my first investment was 500 dollars only!
It`s easy to join , just click this link http://adadelyzak.ibnsites.com/aqujys.html
and go! Let`s take our chance together to feel the smell of real money
Good day, sun shines!
There have been times of hardship when I didn't know about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never thought that there weren't any need in large initial investment.
Now, I feel good, I started to get real money.
It gets down to select a correct partner who uses your funds in a right way - that is incorporate it in real business, parts and divides the income with me.
You can ask, if there are such firms? I'm obliged to tell the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
[url=http://theblogmoney.com] Online investment blog[/url]
Link exchangе iѕ nothing else but it iѕ just placing the othеr persοn's weblog link on your page at suitable place and other person will also do same in support of you.
Check out my web blog instant online payday loans
Feel free to surf my site - Pay Day Loans
Heу there! I underѕtand this is κind of
off-tоpіc however I needed tо ask.
Does managing a well-establishеd blog likе yours requігe a mаssіve amount woгk?
I аm completеly nеω to running а blοg howеver I do
write in my journal every day. I'd like to start a blog so I can share my personal experience and thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new aspiring blog owners. Thankyou!
my site - Online Payday oan
My webpage > Payday Loans Online
Postar um comentário