quinta-feira, 23 de julho de 2009

Thackwell ou Rodrigues?

Essa é a nova cara da Fórmula-1. A cara de alguém que nunca colocou a mão em um pote de graxa

Com apenas quatro anos de experiência e resultados modestos em diversas categorias da base do automobilismo, Jaime Alguersuari (foto acima) foi o escolhido para substituir Sébastian Bourdais, demitido recentemente da Toro-Rosso.

Aos 19 anos, 4 meses e 5 dias de vida, o espanhol poderá se tornar o piloto mais jovem a disputar uma corrida de F1, quebrando um recorde estabelecido há vinte e nove anos por Mike Thackwell -- cuja marca de 19 anos, 05 meses e 29 dias ainda é bastante contestada.

Durante o GP do Canadá de 1980, Thackwell escapou de um acidente múltiplo na largada, causado por um toque de Alan Jones em Nelson Piquet. Assim, bandeira vermelha agitada em todo o circuito e largada anulada. Para a nova formação do grid, Thackwell foi obrigado a ceder seu lugar para o primeiro piloto da Tyrrell, o francês Jean Pierre Jarier -- que teve seu carro destruído na primeira largada.

Como Thackwell não participou efetivamente daquela corrida, o mexicano Ricardo Rodrigues -- que completou 13 voltas durante o GP da Itália de 1961 -- pode ser apontado como o verdadeiro detentor da marca, com 19 anos, 6 meses e 27 dias. E para você? Mike Thackwell ou Ricardo Rodrigues? Qual desses pilotos (pelo menos até o próximo GP da Hungria) deve ser apontado como o verdadeiro recordista?

Opine!

Ricardo Rodrigues de la Vega estreou pilotando uma Ferrari oficial de fábrica no GP da Itália de 1961. Brigava com Phil Hill e Richie Ginther pela liderança quando abandonou, com problemas na bomba de combustível.

Em sua primeira corrida na F1, Mike Thackwell falhou ao tentar a classificação para o GP da Holanda de 1980, substituindo Jochen Mass na Arrows.

Infelizmente, Rodrigues morreu prematuramente durante uma prova extra-campeonato no México, em 1962. O acidente aconteceu na curva Peraltada do circuito “Hermanos Rodrigues”. Na foto, Ricardo durante o GP de Mônaco de 1962.

Thackwell só voltou ao automobilismo em 1984, depois de um ano se recuperando de um acidente na F2. Algum tempo depois, conquistou a primeira vitória da história da F-3000. Na foto, pela Tyrrell, durante o GP do Canadá de 1980.

Mais tarde, Ricardo abriu as portas da Fórmula-1 para Pedro, seu irmão mais velho -- à esquerda na foto. Posteriormente, "Hermanos Rodrigues" foi utilizado para batizar o autódromo da capital mexicana.

Em seu última temporada na Fórmula-1, Thackwell sequer disputou a classificação para a primeira prova do certame. Sua equipe, a RAM, optou por se retirar do mundial, às portas do GP do Brasil de 1986. Na foto, pela Tyrrell, em 1984, quando falhou na tentativa de classificação para o GP da Alemanha.

13 comentários:

Tohmé disse...

Se o Mike Thackwell escapou de um acidente é porque estava lá. Assim, acho que foi ele.

Aliás, lembro dele no Ralt F2 com patrocínio da CASIO, em que o Moreno foi vice-campeão, na mesma equipe. Era um lindo carro.

oliver disse...

Verdade.

Voto no Thackwell também.

Classificou, alinhou e nem que seja alguns centímetros, correu.

Speeder76 disse...

Digam o que disserem, Thackwell correu no Canadá 80. Conseguiu a qualificação para a corrida, logo...


Agora, temo que o "emo" espanhol seja outro Thackwell, por ter sido lançado demasiado cedo na sua carreira, a meio de uma temporada e ainda por cima, sem muitos testes!

Felipão disse...

Boa, galera. Valeu pelos comentários!!!

Luís Augusto disse...

Se Thackwell alinhou o carro, a marca é dele!

Anônimo disse...

Trackwell. Não confirmaram pro Barrica akela largada em Spa qdo meio grid bateu (num me lembro o ano)?
Se alinhou e largou, conta. Abs

Ron Groo disse...

Penso que Rodrigues leva. Afinal o outro não chegou a completar uma volta oficialmente.

Marcelonso disse...

Felipão,


A meu ver foi Thackwell,ainda q não tenha feito 1 volta.

Boa história,com excelentes fotos.

grande abraço

kimi_cris disse...

Muito Obrigado!

Realmente é uma coincidencia muito agradavel.

Muitos Parabens e que conte muitos!

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Marcos Antonio disse...

é deixa um recorde pra esse Thackwell, quer dizer não vai ser mais dele vai ser do emo...

Anônimo disse...

Thackwell pode ter sido o mais jovem piloto a alinhar no grid, mas não disputou a corrida. Assim, o espanhol que estréia no próximo final de semana poderá ser o mais jovem a bater as duas marcas - de piloto mais jovem a alinhar num grid de F1 (de Thackwell) e de piloto mais jovem a disputar efetivamente uma corrida (Rodrigues).
Além do mais, qual a importância de um piloto que escapa de um acidente na largada (por sorte ou competência) e tem de ceder o seu carrro ao companheiro?

Paulo

Teté M. Jorge disse...

"Se o Mike Thackwell escapou de um acidente é porque estava lá". Comentário bem claro! O camarada iniciou, então valeu!

Portanto, voto neste.

Beijos agradecidos pela bela postagem.

Felipão disse...

Valeu pelos comentários, pessoal!!!

E seja bem vindo, Paulo!!!