quarta-feira, 25 de março de 2009

Ma che

Na foto, o italiano Mauro Forghieri, que por muitos anos foi diretor técnico da Ferrari, dando uma bronca, no melhor estilo italiano, no então test-driver Mauro Baldi.

Inclusive, durante os anos em que trabalhou na equipe italiana, conquistou quatro títulos de pilotos, com John Surtees (1964), Niki Lauda (1975 e 1977) e Jody Scheckter (1979).

No Campeonato de Construtores, foram sete títulos.

Deixou a Ferrari em 1987 para assumir o cargo de diretor técnico da Lamborghini Engineering.

Por lá, projetou o motor V12 que seria fornecido para a equipe Lola.

Ainda na montadora italiana, administrada pela estadunidense Chrysler, assumiu, em 1991, o projeto da equipe Lambo.

Infelizmente, as coisas não deram muito certo, como pode ser visto na foto.

O mexicano Fernando González Luna, um dos idealizadores do time, sumiu e, com isso, US$ 20 Milhões deixaram de ser investidos na equipe.

Depois disso, a Lamborghini forneceu motores para a Minardi em 1992 e Larrousse em 1993.

Ainda naquele ano, algumas equipes, como Benetton e McLaren (que chegou a testar o propulsor), se interessaram pelo motor, mas não chegaram a um acordo.

Assim, a Lamborghini deixou a F1 e Forghieri foi trabalhar na Bugatti Automobili, onde permaneceu até o final de 1994.

Influente, o dirigente participou da perícia no processo do caso Ayrton Senna.

4 comentários:

De Gennaro Motors disse...

show Felipão !!!!!!! gostei!!!!!!!!!!

Loucos por F-1 disse...

Ótima história Felipão!!!
Meus parabéns!!

Abraços!

Leandro Montianele

Luís Augusto disse...

Realmente a Lamborghini foi um desastre nas provas automobilísticas, talvez a única marca de supercarros que não esteja associada a vitórias nas pistas.

Helio Herbert disse...

Um grande talento.