sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lembranças da Procar

Jean Pierre Jarier com sua M1 Tyrrell.


Tudo começou com a necessidade da BMW homologar o M1 como carro de turismo para a disputa do Mundial de Carros-Esporte. Para isso, a montadora precisaria vender um mínimo de 400 unidades, pois, sem uma versão de rua, o carro seria considerado protótipo.

Impaciente, a montadora decidiu criar seu próprio campeonato: -o BMW Procar.

Com a ajuda de Bernie Ecclestone, o Campeonato contava com pilotos fixos (Dieter Quester e Hans Stuck, por exemplo) e os cinco primeiros colocados no grid das corridas de F1. Alguns tinham lugar garantido: -Nelson Piquet, Didier Pironi, Alan Jones, Jacques Laffite e Carlos Reutemann.

Ao contrário da Alfa Romeo, Ferrari e Renault não liberavam seus pilotos para participarem da Procar, por motivos óbvios.

Como recompensa, Ecclestone ficou com a exclusividade para utilização dos motores BMW Turbo na Brabham, sua equipe na F1.

No primeiro ano, em 1979, o título ficou com Niki Lauda que corria pela Project Four Racing. Na edição seguinte, Nelson Piquet conquistou o campeonato e ainda ganhou uma M1 de presente.

Desenhada na Itália pelo estúdio Italdesign, de Giorgetto Giugiario, o M1 tinha motor central com 6 cilindros em linha, que desenvolvia 277 cavalos na versão de rua. No modelo de competição, o M1 desenvolvia 470 cavalos, chegando facilmente aos 310 km/h de velocidade máxima.

Clay Regazzoni

Alan Jones

Niki Lauda

Nelson Piquet

O Senador Carlos Reutemann em duelo com Tiff Needle

Patrick Depailler, em Mõnaco

15 comentários:

De Gennaro Motors disse...

lindo ! eu tenho um jogo de ps2 que tem esse BMW ! é fantastico

abraços,,,gennaro

Luís Augusto disse...

O M1 alçou a BMW em um novo patamar entre as marcas de prestígio. Um grade clássico.

Ron Groo disse...

Puxa, mais uma que aprendo...
E eram bonitos os carros não?
A foto em monza é lindissima.

Luís Augusto disse...

Ron, eu acho a foto de Mônaco uma pintura...

Anônimo disse...

Pessoal, em mais um vídeo curioso postado pelo Motorizado (www.motorizado.wordpress.com), Giancarlo Fisichella faz comercial para uma bebida de baixo teor alcoólico e é aclamado como CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 no site oficial da empresa. Confira!

Helio Herbert disse...

Essa BMW é duca,não sei porque essa frente me faz lembrar algum bicho marinho,um tubarão ...Imagina voçe olhar no espelho retrovisor e ver um bicho desses vindo para cima.

Daniel Médici disse...

Maravilhosas, essas fotos! São o que restou de uma Fórmula 1 muito mais divertida.

Felipe, você menciona que o campeonato começou em 79, mas algumas fotos estão entituladas com o ano de 78. Os nomes das fotos conferem?

Felipão disse...

Oi, Daniel. Eu peguei essas fotos no google e deixei com o mesmo nome. O campeonato começou a partir de 79 e nomearam os arquivos de maneira errada. Portanto, não conferem... Abração

Mauricio Morais disse...

Sempre fui fã assumido do Giuggiaro. Tudo o que esse cara faz é obra prima. E colocar um dream-car pra correr é um sonho.
Belo post Felipão.

JeH disse...

Como disse o Ron, mais uma que aprendo, legal saber que BMW tinha uma fórmula só dela, e também é merecida, claro...

Lindas fotos

Gustavo disse...

E os pilotos? Só fera!

Felipão disse...

Legal que vcs gostaram... Obrigado a todos...

Marcos Antonio disse...

Show d epost Felipão. Eu tenho um mode do F1C da procar, eu jogo adoidado, esse carro é mto lindo! E O Piquet tem um na garagem dele!q inveja...

Anônimo disse...

Felipão, esse carro é realmente lindo. Só faltou aquela pintura da BASF.

Tem uma réplica rodando aqui em SP e vira e mexe tá a venda.

Anônimo disse...

mais uma que aprendo tb, o carro já tinha lido sobre ele outras vezes, mas nao sabia desta categoria própria.

parabéns Felipao!

obs: acho as cores do "Blogsport" do seu logo um tanto familiares ....rsss Zueira, ficou ótimo.