Jean Pierre Jarier com sua M1 Tyrrell.
Tudo começou com a necessidade da BMW homologar o M1 como carro de turismo para a disputa do Mundial de Carros-Esporte. Para isso, a montadora precisaria vender um mínimo de 400 unidades, pois, sem uma versão de rua, o carro seria considerado protótipo.
Impaciente, a montadora decidiu criar seu próprio campeonato: -o BMW Procar.
Com a ajuda de Bernie Ecclestone, o Campeonato contava com pilotos fixos (Dieter Quester e Hans Stuck, por exemplo) e os cinco primeiros colocados no grid das corridas de F1. Alguns tinham lugar garantido: -Nelson Piquet, Didier Pironi, Alan Jones, Jacques Laffite e Carlos Reutemann.
Ao contrário da Alfa Romeo, Ferrari e Renault não liberavam seus pilotos para participarem da Procar, por motivos óbvios.
Como recompensa, Ecclestone ficou com a exclusividade para utilização dos motores BMW Turbo na Brabham, sua equipe na F1.
No primeiro ano, em 1979, o título ficou com Niki Lauda que corria pela Project Four Racing. Na edição seguinte, Nelson Piquet conquistou o campeonato e ainda ganhou uma M1 de presente.
Desenhada na Itália pelo estúdio Italdesign, de Giorgetto Giugiario, o M1 tinha motor central com 6 cilindros em linha, que desenvolvia 277 cavalos na versão de rua. No modelo de competição, o M1 desenvolvia 470 cavalos, chegando facilmente aos 310 km/h de velocidade máxima.
Clay Regazzoni
Alan Jones
Niki Lauda
Nelson Piquet
O Senador Carlos Reutemann em duelo com Tiff Needle
Patrick Depailler, em Mõnaco
Tudo começou com a necessidade da BMW homologar o M1 como carro de turismo para a disputa do Mundial de Carros-Esporte. Para isso, a montadora precisaria vender um mínimo de 400 unidades, pois, sem uma versão de rua, o carro seria considerado protótipo.
Impaciente, a montadora decidiu criar seu próprio campeonato: -o BMW Procar.
Com a ajuda de Bernie Ecclestone, o Campeonato contava com pilotos fixos (Dieter Quester e Hans Stuck, por exemplo) e os cinco primeiros colocados no grid das corridas de F1. Alguns tinham lugar garantido: -Nelson Piquet, Didier Pironi, Alan Jones, Jacques Laffite e Carlos Reutemann.
Ao contrário da Alfa Romeo, Ferrari e Renault não liberavam seus pilotos para participarem da Procar, por motivos óbvios.
Como recompensa, Ecclestone ficou com a exclusividade para utilização dos motores BMW Turbo na Brabham, sua equipe na F1.
No primeiro ano, em 1979, o título ficou com Niki Lauda que corria pela Project Four Racing. Na edição seguinte, Nelson Piquet conquistou o campeonato e ainda ganhou uma M1 de presente.
Desenhada na Itália pelo estúdio Italdesign, de Giorgetto Giugiario, o M1 tinha motor central com 6 cilindros em linha, que desenvolvia 277 cavalos na versão de rua. No modelo de competição, o M1 desenvolvia 470 cavalos, chegando facilmente aos 310 km/h de velocidade máxima.
Clay Regazzoni
Alan Jones
Niki Lauda
Nelson Piquet
O Senador Carlos Reutemann em duelo com Tiff Needle
Patrick Depailler, em Mõnaco
15 comentários:
lindo ! eu tenho um jogo de ps2 que tem esse BMW ! é fantastico
abraços,,,gennaro
O M1 alçou a BMW em um novo patamar entre as marcas de prestígio. Um grade clássico.
Puxa, mais uma que aprendo...
E eram bonitos os carros não?
A foto em monza é lindissima.
Ron, eu acho a foto de Mônaco uma pintura...
Pessoal, em mais um vídeo curioso postado pelo Motorizado (www.motorizado.wordpress.com), Giancarlo Fisichella faz comercial para uma bebida de baixo teor alcoólico e é aclamado como CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 no site oficial da empresa. Confira!
Essa BMW é duca,não sei porque essa frente me faz lembrar algum bicho marinho,um tubarão ...Imagina voçe olhar no espelho retrovisor e ver um bicho desses vindo para cima.
Maravilhosas, essas fotos! São o que restou de uma Fórmula 1 muito mais divertida.
Felipe, você menciona que o campeonato começou em 79, mas algumas fotos estão entituladas com o ano de 78. Os nomes das fotos conferem?
Oi, Daniel. Eu peguei essas fotos no google e deixei com o mesmo nome. O campeonato começou a partir de 79 e nomearam os arquivos de maneira errada. Portanto, não conferem... Abração
Sempre fui fã assumido do Giuggiaro. Tudo o que esse cara faz é obra prima. E colocar um dream-car pra correr é um sonho.
Belo post Felipão.
Como disse o Ron, mais uma que aprendo, legal saber que BMW tinha uma fórmula só dela, e também é merecida, claro...
Lindas fotos
E os pilotos? Só fera!
Legal que vcs gostaram... Obrigado a todos...
Show d epost Felipão. Eu tenho um mode do F1C da procar, eu jogo adoidado, esse carro é mto lindo! E O Piquet tem um na garagem dele!q inveja...
Felipão, esse carro é realmente lindo. Só faltou aquela pintura da BASF.
Tem uma réplica rodando aqui em SP e vira e mexe tá a venda.
mais uma que aprendo tb, o carro já tinha lido sobre ele outras vezes, mas nao sabia desta categoria própria.
parabéns Felipao!
obs: acho as cores do "Blogsport" do seu logo um tanto familiares ....rsss Zueira, ficou ótimo.
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