A fase européia da Fórmula 1 começou um tanto quanto monótona com o Grande Prêmio da Espanha. Como Mark Webber não tem nada com isso, dominou o final de semana e venceu a corrida de forma absoluta. Foi a terceira vitória do australiano na categoria e a primeira na temporada.
O GP espanhol não teve o fator chuva para ajudar, como nas últimas provas do ano. Foram poucos os momentos interessantes. Numa largada sem surpresas, a maioria dos pilotos manteram suas posições de origem. E assim permaneceu até o primeiro pit stop.
Após a primeira parada, destaque especial para duas disputas. Schumacher ganhou a posição de Button nos boxes, mas o inglês não se conformou e partiu para o ataque. As investidas do piloto da McLaren não tiveram sucesso, permanecendo atrás do heptacampeão mundial.
A outra briga ficou por conta de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, na saída dos boxes. O alemão da Red Bull demorou em sua troca de pneus uma volta antes. Como Hamilton entrou no pit depois, ele acabou dividindo a curva com Vettel no seu retorno à pista. Ainda teve um retardatário que se posicionou de forma perigosa na frente de campeão de 2008. Nesse pega quem se deu melhor foi o inglês, que assumiu a segunda colocação.
Depois desse momento mais quente, a corrida seguiu normalmente. Webber liderava com folga, Hamilton vinha em segundo, Vettel ocupava o terceiro lugar e Alonso se conformava a quarta posição.
Mas um problema obrigou o jovem piloto da RBR ir para os boxes faltando poucas voltas para o fim. Dessa forma, Fernando Alonso arrumava um lurgar no pódio em casa. Só que a uma surpresa para o público espanhol ainda estava por vir.
Na última volta o pneu da McLaren de Lewis Hamilton estourou, ele perdeu o controle e bateu logo em seguida. Fim de prova para o inglês. Com isso, a segunda colocação caiu no colo do bicampeão mundial. Festa da torcida espanhola após a bandeirada final.
Mesmo com dificuldades para levar o carro até o fim, Vettel conseguiu finalizar o GP da Espanha em terceiro. Seu companheiro de equipe, Mark Webber, não deu chances a ninguém e fez a honras ao ocupar o lugar mais alto do pódio. Parece que a confiabilidade continua sendo o problema da Red Bull.
No próximo final de semana a Fórmula 1 está de volta com o tradicional Grande Prêmio de Mônaco. Veremos quem vai se dar melhor nas ruas do principado.
Resultado Final
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 66 voltas em 1h35min44s101
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s065
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 51s338
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min02s195
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min03s728
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min05s767
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min12s941
8°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min13s677
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
10°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
14°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 2 voltas
15°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2 voltas
16°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 2 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 3 voltas
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4 voltas
Não completaram:
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 24 voltas/problema mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 39 voltas/problema mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 48 voltas/problema mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 66 voltas/não largou
Um comentário:
Webber foi perfeito. Comandou o sábado e venceu a corrida com muita propriedade.
De resto a corrida foi um porre.
Postar um comentário